segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Academia de ginástica - um serviço latente

Foto da Academia Caraguá Training
Clique na foto

José Jean de Oliveira Toscano

A saúde é um dos muitos fatores que têm estreita influência sobre a qualidade de vida. Os parâmetros resultantes dos esforços para definir saúde têm em comum o fato de englobarem múltiplas dimensões, incluindo a saúde física, a capacidade de realizar as tarefas do quotidiano, o estado emocional e o ângulo social.

Os infortúnios de natureza, física, psíquicos e sociais, querem queiramos ou não, sempre estarão presentes, portanto, toda conceituação de saúde deve, tê-la explícita, tendo como desafio, superar essas múltiplas dimensões, nem sempre as vencendo, mas procurando sempre lhes fazer face.

Serviço de saúde é o termo genérico dado ao local destinado à promoção, proteção ou recuperação da saúde, em regime de internação ou não. Os serviços de saúde são classificados em dois grandes grupos, conforme a que se dirijam: a prestação de assistência direta à saúde das pessoas (em hospitais, centros de saúde, consultórios etc.) ou as ações sobre o meio ambiente, a fim de controlar os fatores que exercem efeitos prejudiciais à saúde.

Modernamente, as idéias de qualidade de vida e bem-estar estão intimamente relacionadas ao contexto da aptidão física. Buscar uma saúde melhor é o desafio de pessoas que abandonam a vida sedentária em busca de outro universo referencial.
As academias de ginástica são os centros de atividades físicas onde se presta um serviço de avaliação, prescrição e orientação de exercícios físicos, sob supervisão direta de profissionais de educação física.

Teria, então, esse centro condições de intervir na saúde da população que procura seus serviços? Data dos anos 30 a inauguração das primeiras academias de ginástica no Brasil; a origem do nome academia se deve ao filósofo Platão, que escolheu, como local para fundar sua escola de filosofia, um bosque que levava o nome do legendário herói grego Academos; por essa causa, a escola recebeu o nome de Academia, onde se ensinava filosofia, matemática e ginástica.

Continua

4 comentários:

Anônimo disse...

Gеntlу enable go and then eѕtablisheԁ the
spіder upsidе dοwn (with its legs in the aiг) tо
ԁry. - Cеntre tunnel chimnеy duct to mахimise successful wаrm
airflow. Α complete gгаin breaκfast of ρrevіοus-faѕhіonеԁ
οatmeаl wіth almοnds (grind them up to hidе thеm, if rеquiгed) will maіntain а kid way for a lοngeг perioԁ than orange juіce
аnd a bagel.

Have a loοk at my weblog - sjbb.org

Anônimo disse...

Good day! ӏ cοulԁ have swоrn I've been to this blog before but after checking through some of the post I realized it's neω tο me.
Anуways, I'm definitely happy I found it and I'll be bookmarkіng and checkіng back often!


Ηere is my pagе :: Chemietoilette

Anônimo disse...

I've been browsing online more than 2 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It's pretty worth enough for me.
In my opinion, if all website owners and bloggers made good content as you did,
the net will be a lot more useful than ever before.


My web site: youmob.Com

Anônimo disse...

That is really attention-grabbing, You're an overly skilled blogger. I've joined your rss feed and look forward to in the hunt for extra of your magnificent post.
Also, I have shared your web site in my social networks

Here is my blog Kindergeburtstag Zauberer Mannheim