sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Mantenha o ritmo do treino e o corpinho no Ano Novo


Após um ano inteiro batalhando para perder quilos, reduzir medidas, ganhar fôlego e talhar músculos na academia, nada mais justo do que dar uma maneirada na semana de férias. Mas não precisa avacalhar geral. Ok trata-se de um período crítico, mas não significa que é preciso esquecer completamente as atividades físicas e jogar por água abaixo o esforço de meses.

"A cada três dias sem exercícios e se alimentando com comidas muito calóricas, o aluno, além de engordar, pode perder até
60%
do condicionamento físico que adquiriu com o treinamento regular". Por isso, nada de ficar parado.

Manutenção, sim. Pausa, não!
Manter o treino aeróbio por pelo menos
30 minutos diários é a regra essencial para não perder o condicionamento físico. Caminhar ou correr é um jeito, simples, divertido e eficaz de queimar as calorias das ceias do Natal e Ano Novo, e começar o ano sem prejuízos na balança. Nem precisa ir para a esteira. "Vale uma caminhada alternativa. Deixe o carro em casa para fazer tarefas do dia-a-dia, como ir à padaria ou à locadora. O principal é se mexer".

Fim de tarde agitado.
Aproveite o final da tarde para treinar, se estiver na praia, afinal você já teve tempo de aproveitar o sol e ainda é cedo para cair na noite. "O calor é menor, e o pique aumenta", aconselha o personal trainner da Competition. "Mas o treino ideal acontece após uma boa noite de sono e uma alimentação balanceada".

Metabolismo de fôlego.
Os exageros da ceia deixam o metabolismo mais lento. Tente montar pratos com mais proteínas e saladas, evitando as gorduras. Nessa época, vale a mesma regra do resto do ano: "Coma pequenas porções dos alimentos ao longo do dia. Aproveite a variedade no cardápio e prove um pouquinho de cada coisa ao longo do dia. Você vai saciar a vontade e ficar com disposição para malhar". Hidratação também é fundamental. Beba muita água e água-de-coco.

Pegue leve na musculação.
Se tiver como continuar o treino, pegue leve nesse período, mantendo pique e não desgastando o corpo para a volta à rotina. "Exercitar braços, costas, pernas, fazer abdominais e agachamento são suficientes para manter o ritmo do treino na semana do Ano Novo".

Hospedaria Dois em Um.
Se você quer viajar, mas ainda não sabe para onde ir, uma dica é procurar hotéis que oferecem academia ou treinos ao ar livre para os hóspedes. "Além de perder calorias, o suor do corpo contribui para um bronzeado mais bonito e uniforme".

Nenhum comentário: