quarta-feira, 11 de abril de 2007

Atividade física: dicas para manter a motivação

Você já abandonou um programa de atividade física logo após iniciá-lo? Se a resposta é sim, você não está sozinho. Muitas pessoas começam a praticar exercícios, mas param quando se sentem entediadas ou demoram a alcançar os resultados.

As dicas abaixo podem ajudar você a manter a motivação.

- Escolha uma atividade que se adapte ao seu estilo de vida. Você prefere atividades em grupo? Se preferir exercícios individuais, a caminhada ou o ciclismo podem ser boas opções. Você, também, pode desfrutar de atividades não competitivas, como andar de patins ou fazer musculação. Caso contrário, tente freqüentar aulas de aeróbica ou hidroginástica, ou, ainda, entrar em um time de futebol, vôlei ou mesmo de boliche. Procure caminhar ou andar de bicicleta com os amigos.

-Tenham objetivos. Comece com objetivos mais fáceis e vá progredindo. Lembre-se de estabelecer metas possíveis, pois é fácil ficar frustrado e desistir quando os objetivos são muito ambiciosos. Em curto prazo, seu objetivo inicial pode ser caminhar 5 minutos uma ou duas vezes por dia. Como objetivo intermediário, você pode aumentar, gradualmente, sua atividade para 20 minutos três ou quatro vezes por semana. Em longo prazo, após umas 12 semanas de treinamento, você pode tentar completar uma corrida de 10 quilômetros. O American College of Sports Medicine recomenda a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade física na maioria (em todos, se possível) dos dias da semana. O National Academies' Institute of Medicine sugere a realização de 60 minutos de exercícios, especialmente quando é necessário emagrecer.

- Recompense a si mesmo. Tente estabelecer um programa de auto-recompensa, com o objetivo de melhorar sua auto-estima e seu controle comportamental. Após cada sessão de exercícios, reserve alguns minutos para sentar e relaxar, aproveitando a sensação agradável proporcionada pela atividade física. Esse tipo de recompensa interna pode ajudá-lo a manter o compromisso com a prática regular de atividade física. Recompensas externas também podem ajudar a não perder a motivação. Quando alcançar objetivos mais difíceis, pense em comprar um novo par de tênis ou um CD para você mesmo.


- Comece devagar. Os erros mais comuns, no começo de um programa de atividade física, são começar com uma intensidade elevada e tentar progredir muito rapidamente. É melhor progredir lentamente do que ser muito exigente e ter de interromper a atividade física devido às dores ou lesões.

- Varie. Para evitar o tédio, procure praticar atividades variadas. Tente, por exemplo, alternar caminhadas e pedaladas com alguns períodos de natação ou uma aula de aeróbica de baixo impacto. Em dias agradáveis, procure fazer seu alongamento em locais abertos. Entrar em uma Academia é uma boa opção para praticar diferentes formas de atividade física e conhecer novas pessoas.


- Seja flexível. Se estiver particularmente ocupado em algum dia, ou estiver viajando, não há problema em adaptar sua atividade física à agenda. Se estiver resfriado, não se preocupe em ficar um ou dois dias afastado dos exercícios. Seja compreensivo consigo mesmo. O mais importante é voltar a praticar atividade física quando ficar melhor.


-Acompanhe o seu progresso. Avalie o seu condicionamento físico regularmente. Você pode anotar o que fez cada dia, por quanto tempo, e como se sentiu durante e após os exercícios. Essas anotações podem ajudá-lo a atingir seus objetivos e lembrá-lo de que você está progredindo.


- Pense nos prós e contras. Pessoas com doenças crônicas - como a artrite e os diabetes - podem se beneficiar da prática regular de atividade física. Você começou um programa de exercícios por recomendação médica? Quer desistir? Em caso afirmativo, faça uma lista de todos os benefícios que pode lhe trazer e dos riscos de abandoná-lo.


- Divirta-se. Quando você está se divertindo, é mais provável que continue praticando exercícios. Se achar que não está curtindo o que está fazendo, experimente outra atividade. Praticar exercícios não precisa ser uma atividade desagradável.



Postado por: S.Bernardelli

Hábitos de vida mais saudáveis: o fígado agradece


As doenças do fígado afetam geralmente pessoas com excesso de peso, diabéticos, ou com hábitos alimentares questionáveis. Alarmante é o fato de que a doença do fígado degenera freqüentemente em problemas mais graves, como cirrose ou cancro do fígado. O processo não é, contudo, irreversível, e pode ser abrandado. Durante 15 meses, 31 pessoas com doença de fígado de origem não-alcóolica foram submetidas a um estudo que envolveu alteração de hábitos alimentares (para perda de peso) e de atividade física (2,5 horas de exercício aeróbio, semanais). Após o período de observação, para além da perda de peso, os níveis medidos inicialmente – enzimas do fígado ALT, gordura, glucose no sangue e níveis de insulina – registraram uma redução significativa. Mas os benefícios não se ficam por aí: os indivíduos observados declararam também ter aumentado o seu nível de vida.