segunda-feira, 1 de outubro de 2007

AREHNA – Arte de Reestruturação Humana Natural


Vocês conhecem ou já ouviram falar da modalidade esportiva Arehna...? Ainda não? - Pois, bem... Esse é um esporte que tem como qualidade a defesa pessoal. Eu pratico Arehna. Essa nova modalidade de esporte esta sendo aos freqüentadores da Academia Caraguá Training... E para que fiquem bem informados sobre o esporte passarei a todos as informações dessa atividade genial. Aproveite para ver também os vídeos postados.
O AREHNA é criação do mestre Marcos Luiz de Morais

Arte - Porque está embasada em um resgate de diferentes artes marciais;
Reestruturação – Porque trabalha na reestruturação do praticante;
Humana – Porque sua filosofia atua na essência humana do indivíduo;
Natural – A aprendizagem é natural, é como um resgate aos instintos naturais de defesa do ser humano.

A partir da necessidade de defesa, povos antigos se utilizavam técnicas de luta que originaram artes marciais conhecidas atualmente como: Judô, Jiu-Jitsu, Karatê, Muay Thai entre outras. Uma das artes marciais que dá base ao que hoje chamamos de AREHNA é o Tao Shu, luta utilizada por monges tibetanos por volta de 1.500 a.C.

Algumas características dessa arte marcial são relevantes para entender o que hoje chamamos de AREHNA. A vestimenta é uma delas: a roupa utilizada pelos tibetanos é completamente diferente dos trajes utilizados em artes marciais japonesas como o Judô e o Jiu Jitsu, afinal o kimono no Japão era uma roupa “casual”.

Continua




AREHNA – Arte de Reestruturação Humana Natural

CLIQUE PARA AUMENTAR A FOTO
O traje utilizado pelo praticante de AREHNA
O AREHNA, diferente da conotação que algumas artes adquiriram, resgata a filosofia de origem, baseada na ética, cidadania e respeito ao próximo e trabalha para a não-violência, com o uso de técnicas de solo, projeções, socos e chutes, neutraliza o indivíduo que está disposto a atacar.

As maiorias das artes conhecidas prezam por valores normalmente orientais e antigos. O AREHNA é ocidental e moderno. Tanto a filosofia quanto a técnica foram adaptados à civilização ocidental.
O AREHNA foi desenvolvido para várias formas de defesa e sua eficiência não é sempre transmitida através de movimentos plásticos e bonitos, mas sim, eficientes, para neutralizar um adversário que seja, maior, mais forte ou que tenha uma graduação superior à do Arehneiro em outra arte marcial.

Além, do AREHNA, ser uma eficiente forma de defesa pessoal é também uma atividade, física completa trabalhando com exercícios cardio - respiratórios, melhorando a resistência física; exercícios de alongamento, melhorando a flexibilidade, exercícios de isometria, aumentando a força do praticante.

Tais exercícios são fundamentais para o preparo físico do praticante de AREHNA, mas também contribuem com a diminuição de peso e a produção de tornos musculares, além de um conseqüente aumento da auto-estima.

Continua

AREHNA – Arte de Reestruturação Humana Natural

O AREHNA atende a diferentes públicos: AREHNA Adulto Masculino, para praticantes homens, de 13 a 50 anos, o AREHNA Feminino, para mulheres de 13 a 50 anos; o AREHNA Melhor Idade, para praticantes a partir de 51 anos; o AREHNA Infantil I, para meninos e meninas de 4 a 6 anos; Infantil II de 7 a 9 anos e o AREHNA Infanto-juvenil de 10 a 12 anos.

O trabalho de preparação física e os movimentos são adaptados para cada público. No AREHNA Infantil, por exemplo, não há socos e chutes, o trabalho é focado nas projeções, imobilizações simples e na filosofia de ética, respeito ao próximo e cidadania. Para compreensão da filosofia do AREHNA, é importante destacar os dez mandamentos praticados pelos arehneiros.

Dez Mandamentos do AREHNA

Sou praticante de AREHNA:
1-Treino para a perfeição dos meus centros: Intelectual, Emocional, Motor e Instintivo.
2- Jamais desisto dos meus ideais.
3- Sou justo e flexível nas atribulações.
4- Auxilio e defendo os mais humildes.
5- Luto para manter a harmonia e pacificação do meu ser.
6- Esforço-me para meu progresso moral.
7- Nunca uso AREHNA para minha vaidade ou egoísmo.
8- Combato a violência física e moral.
9- A vivência da AREHNA me torna a própria essência da Arte.
10- Sou praticante de AREHNA, exemplo de inteligência, força e espírito pacificador.

Continua

AREHNA - VEJA ALGUMAS FOTOS


Clique para ver em tamanho maior
Novos GT's (Grupos de Treinamento) do AREHNA: Academia Caraguá Training - Avenida Guaporé, 570 - Indaiá.Caraguatatuba - SP - Fone: (12) 3882-4665
Para outras informações contate:
Marcos Luiz de Moraes
Celular:
(11) 8307-1499 - Fone: (12) 3883-8319
http://arehnaesporte.blogspot.com/2007/08/apresentao.html




DEZ BONS MOTIVOS PARA MALHAR SEMPRE


Vanessa Salvador Marietto Otero.
Que a atividade física é importante para a saúde todo mundo sabe, mas você sabe exatamente quais são esses benefícios ao corpo?

Para conhecer um pouco mais sobre as vantagens de se exercitar, listamos 10 motivos para você não largar nunca esse hábito tão importante:

1.
Viver mais:
Sabemos que para viver bem é necessário ter uma boa alimentação, bons hábitos de higiene, cuidados com a saúde e também a prática de exercícios físicos regularmente. De acordo com o Ministério da Saúde, quem se exercita diminui em 54% as chances de morrer de problemas cardíacos.

2. Menos desconforto:
Pessoas que estão com sobrepeso ou obesas sentem-se desconfortáveis, principalmente em altas temperaturas. Aproveite que o friozinho ainda está por aí e não espere mais, exercite-se! A baixa temperatura facilitará o início das atividades e a queima de gordura, além de proporcionar mais disposição para exercitar-se quando a temperatura subir.

3. Prevenção de doenças:
A prática de atividades físicas aumenta a imunidade. Fazer exercícios mesmo em dias mais frios pode ser uma boa maneira de evitar a gripe.

4. Maior gasto calórico:
O exercício, qualquer que seja ele, aumenta o gasto calórico do corpo devido à movimentação e à manutenção da temperatura corporal. Com os dias frios há um resfriamento da pele aumentando o reflexo do tônus muscular, ocasionando os tremores e arrepios, que é uma maneira de produzir calor. Dessa forma há um aumento do gasto calórico para manter o corpo aquecido. As atividades de intensidade moderada, ideais para queimar gordura, são otimizadas nesse período.

5. Emagrecer com mais saúde:
Quando resolvemos nos exercitar no inverno nós temos o tempo a nosso favor, pois não existe pressa em perder os quilinhos extras devido ao fato deles ficarem escondidinhos debaixo das roupas. Aproveite esse clima gostoso e mexa-se, pois de acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva, perdendo em média cerca de 2 quilos por mês existe uma chance muito pequena de recuperá-los, fugindo assim do efeito sanfona.

Continua

DEZ BONS MOTIVOS PARA MALHAR SEMPRE

“Quem pratica atividades físicas regularmente consegue chegar na velhice com saúde e disposição”

6. Diminuição dos quadros de depressão:
A prática de exercícios físicos faz com que o corpo produza um hormônio, a endorfinas, que combate essa sensação. Por isso é importante manter-se em atividade sempre para espantar o baixo astral.

7. Não perder as capacidades físicas:
Quando deixamos de malhar por algum tempo, há uma perda de massa muscular. O problema é causado pela interrupção da produção de enzimas que são responsáveis pela manutenção ou aumento dessa massa muscular. Mesmo batendo aquela preguiça, não vale a pena parar, pois quando a idade chegar você agradecerá a si mesmo o esforço feito ainda quando jovem.

8. Sono mais tranqüilo:
Ao realizarmos exercícios físicos regularmente, nosso relógio biológico agradece, pois com a prática de alguma atividade física nosso corpo se cansa mais e ao mesmo tempo há um relaxamento da musculatura corporal, também eliminando o stress do dia a dia e com isso conseguimos descansar a mente tendo assim noites de sono mais serenas e tranqüilas.

9.
Ganhar independência na vida adulta:
Quem pratica atividades físicas regularmente consegue chegar na velhice com saúde, disposição, com capacidade de realizar tarefas cotidianas sem correr perigo, independência para ir e vir e fazer muita coisa que der vontade.

10. Ficar de bem com a vida:
Quando paramos de praticar exercícios físicos, em mais ou menos 15 dias sua capacidade aeróbia diminui, fazendo com que a sua produção de
endorfinas reduza. Desta forma, você acaba se irritando facilmente com tudo e com todos à sua volta e para evitar que isto ocorra, mantenha-se ativo.

As causas das cãibras.


Por Ricardo Simões

A Cãibra é um evento doloroso e temido por quem pratica atividade física e por todos que já experimentaram essa sensação desconfortável de dor. A mesma não é conseqüência somente de fenômenos desencadeados por exercícios. O Fenômeno em si é um estado de contração muscular ou de grupos musculares que podem ser classificados como “espasmo muscular”.

O músculo se contrai e não se relaxa. A manutenção de uma contração vigorosa torna-se extremamente dolorosa e pode ser mais intensa quanto maior for o volume muscular da área afetada. A cãibra não pode ser relacionada somente pelo excesso de treinamento ou por falta de condicionamento físico.

Continua

As causas das cãibras.

Nós podemos relacionar três mecanismos que possivelmente podem determinar a cãibra:

Primeira - Perda excessiva de água e sais, principalmente sódio e potássio através do suor;

Segundo - Aparecimento de cãibra por acúmulo excessivo de ácido lático no músculo, em conseqüência de intensidade excessiva de esforço físico;

Terceira - Deficiência de fluxo sanguíneo, geralmente nos membros inferiores, via de regra provocada por resfriamento ou problemas vasculares.

Alimentação equilibrada com banana no cardápio pode ser realmente uma solução para um desses casos mencionados anteriormente, uma vez que a fruta é um dos alimentos mais ricos em potássio.

Para quem pretende começar a correr na rua.


Por Vanessa Delavy

Antes de começar a correr é necessário saber algumas diferenças entre a corrida na esteira e a corrida praticada na rua. Na rua temos a ação do vento, que pode ocasionar uma diferença no tempo de uma prova, por exemplo. Sempre que for treinar na esteira não esqueça de colocar uma inclinação de 1%, isso para percursos planos.

Antes de fazer inscrição para uma prova de corrida, peça maiores informações sobre o tipo de percurso e de terreno. Isso evita maiores surpresas na hora da prova e permite que você se prepare melhor para uma corrida.

Informe-se se o percurso possui subidas, se elas são curtas ou longas, qual o tipo de terreno (grama, terra batida, asfalto...), se existem obstáculos a serem enfrentados. Quanto antes obter estas informações melhor!

Passe tudo para o seu professor /técnico de corrida, pois tais informações irão auxiliar na elaboração dos seus treinos, o que possibilitará a montagem de um treino específico e eficaz para uma corrida.

Continua

Para quem pretende começar a correr na rua.

Não esqueça de correr cerca de 1km a mais da distância que irá fazer numa prova. Se você vai participar de uma prova de 10km, por exemplo, treine para 11km. Seu rendimento será melhor quanto à resistência em concluir a prova.
E você terá uma “reserva”, que chamamos de economia da corrida. É muito importante realizar pelo menos um treino por semana que não seja na esteira para estar adaptado a correr na rua.
Faça um planejamento com as provas que pretende participar durante o semestre, assim é possível realizar todas as etapas necessárias para um bom rendimento.

Vanessa Delavy é graduada em Educação Física pela UNISA, professora de ginástica e responsável pelo Grupo de Corridas da Cia Athletica do SP Market.