segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Benefícios da atividade física - Em sua vida diária


"ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA" (UNESCO).

O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.A atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao longo de toda a vida.
A preocupação de promover e manter a saúde devem ser ressaltados para a população mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.

Continua







Benefícios da atividade física - Em sua vida diária

O que é Atividade Física? "A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso" (CASPERSEN et alii, 1985).

Vale tudo: andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa. Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática física, horas interminável de exercícios ou dor e sofrimento. Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.

Continua

Benefícios da atividade física - Em sua vida diária

COLOQUE SUA VIDA NO RITMO CERTO!

Na aparência:
Melhora seu visual - Melhora sua postura - Os músculos ficam mais eficientes e com melhor tônus - Combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura.
No trabalho: Aumenta a produtividade - Menor propensão às doenças - Melhor índice de freqüência no trabalho - Combate o estresse e a indisposição - Melhora sua capacidade para esforços físicos.
No dia a dia: Maior disposição para as tarefas cotidianas - O coração trabalha de forma mais segura e eficiente - Aumenta seu fôlego - Melhor elasticidade e flexibilidade do corpo - Melhora sua auto-estima - Você se alimenta e dorme melhor -Vive melhor e com mais qualidade.
Na saúde: Aumenta a qualidade e a expectativa de vida - Melhora seu sistema imunológico.

Previne e reduz os efeitos de doenças como: Cardiopatias - Estresse - Obesidade - Osteoporose - Hipertensão arterial - Deficiências respiratórias - Problemas circulatórios - Diabetes - As alterações das taxas de colesterol (lipídicas).

Professor Fausto Arantes Porto

Benefícios da atividade física - NA obesidade


As duas áreas de prioridade nas estratégias de prevenção, controle e tratamento da obesidade são o incremento do nível de atividade física e a melhora na qualidade da dieta. O mais importante em termos de incremento do nível de atividade física é o estímulo para evitar os hábitos sedentários e a adoção de um estilo de vida ativo. Existem várias evidências científicas apontando que o controle da ingestão alimentar junto com o exercício ou atividade física regular são mais efetivos no controle do peso corporal. Os mecanismos que a literatura científica aponta para esse efeito benéfico são:

Aumento do gasto energético.
Melhora da composição corporal:
Perda de gordura - Preservação da massa magra - Diminuição do depósito de gordura visceral.
Aumento na capacidade de mobilização e oxidação da gordura:
Controle da ingestão alimentar - Redução do apetite a curto prazo - Redução da ingestão de gordura.
Estimulação da resposta termogênica: Taxa Metabólica de Repouso -Termogênese induzida pela dieta.


Mudança na morfologia do músculo e na capacidade bioquímica.
Aumento da sensibilidade à insulina.Melhora no perfil de lipídeos plasmáticos e lipoproteínas. Diminuição da pressão sangüínea.Melhora do condicionamento físico.
Efeitos psicológicos: Melhora da auto-estima - Auto-imagem - Auto-conceito - Menor ansiedade - Depressão.

Extraído do artigo - Vida ativa para o novo milênioVictor K. R. Matsudo - Revista Oxidologia set/out: 18-24, 1999Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul

Benefícios da atividade física - Nos efeitos sobre o organismo.

Clique na imagem para vê-la em tamnho maior
Efeitos da atividade física no organismo humano:

Cérebro: Proporciona sensação de bem estar.

Melhora a auto-estima. Reduz sintomas depressivos e ansiosos. Melhora o controle do apetite.

Como funciona: A atividade física estimula a liberação de substâncias que "melhoram" o funcionamento do sistema nervoso central.


Nariz e Garganta: Reduz a ocorrências de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral.
Como funciona:
A atividade física estimula a produção de alguns aminoácidos (componentes das proteínas) que melhoram a ação protetora do sistema imunológico.


Pulmões: Melhora a capacidade pulmonar. Aumenta a capacidade de consumo de oxigênio.

Como funciona: A atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigênio pelo pulmão. Desse modo, a respiração fica mais eficiente.


Continua

Benefícios da atividade física - Nos efeitos sobre o organismo.

Coração: Melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor).Aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresse reduz doenças cardíacas (angina, infarto, arritmias, insuficiência etc). Aumenta a sobrevida até mesmo nas pessoas que já tiveram um infarto.

Como funciona: Estimula uma melhor vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. Reduz fatores de risco para artérias coronárias - como pressão arterial e colesterol.

Barriga: Facilita a perda de peso ou a manutenção do peso desejado. Combate á obesidade.

Como funciona: Reduz a gordura e aumenta a massa muscular. O músculo é um tecido, muito ativo, que ajuda no maior consumo de calorias ao longo do dia.

Pâncreas: Facilita o controle dos diabetes.

Como funciona: Diminui a resistência à ação da insulina (hormônio que facilita a entrada de glicose nas células), favorecendo um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.

Pernas: Diminui edemas, varizes e o risco de trombose.

Como funciona: Aumenta a pressão dos músculos sobre as veias das pernas. Funciona como uma espécie de bomba, que ajuda o sangue a vencer a força da gravidade e voltar mais facilmente para o coração.

Vasos Sangüíneos: Reduz obstruções nas paredes dos vasos, diminuindo problemas como aterosclerose (placas de gordura), " derrames cerebrais" e infartos.

Como funciona: Reduz as taxas de colesterol total e eleva o HDL (colesterol "bom"), que protege contra a formação de placas de gordura nas artérias. Combate á hipertensão, reduzindo os níveis de pressão arterial.

Músculos: Fortalece a massa muscular. Aumenta a flexibilidade.

Como funciona: A atividade estimula o desenvolvimento das fibras musculares que compõem os diversos músculos do corpo.

Ossos: Reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice

Como funciona: Estimula a proliferação dos chamados osteoblastos (células que contribuem para o crescimento do tecido ósseo).

Understanding the Human Body

Benefícios da atividade física - Ponto de Vista



Prof. Fausto Arantes Porto

"Toda parte do corpo se tornará sadia, bem desenvolvida e com envelhecimento lento se exercitadas; no entanto, se não forem exercitadas, tais partes se tornarão suscetíveis a doenças, deficientes no crescimento e envelhecerão precocemente".( Hipócrates).


Ao longo da história a atividade física sempre esteve presente na rotina da humanidade sempre associada a um estilo de época, a caça dos homens das cavernas para a sobrevivência, os Gregos e suas práticas desportivas na busca de um corpo perfeito ou de cunho militar como o exemplo na formação das legiões romanas com suas longas marcha e treinos, mas essa relação entre a atividade física e o homem em sua rotina diária parece ter diminuído gradativamente ao longo de nossa evolução.


E a medida em que as ciências e seus inventos facilitavam nossos afazeres, o progresso trouxe uma situação, um tanto dúbio de um lado temos a redução da mortalidade por doenças infectas contagiosas e o aumento da longevidade do outro o aumento de doenças crônico degenerativas e a perda da qualidade de vida, porque o fato de viver mais não indica viver melhor, destacando a importância e a necessidade de hábitos como o cuidado com a dieta, praticam de atividade física regular, e evitar substâncias e atividades que possam acelerar a degradação do corpo humano.


Se a tecnologia e o progresso trouxeram facilidades, isso é inquestionável, mas junto incrementaram as doenças silenciosas formando uma epidemia que se estabelece sem maiores sintomas em suas primeiras fases e vão gradativamente se desenvolvendo ao longo dos anos, identificadas como Doenças crônicas degenerativas, que tem sua origem em uma série de fatores como a predisposição genética, influência do meio externo e hábitos de vida e nesse último o nosso destaque ao grau de atividade física praticado.

Continua

Benefícios da atividade física - Ponto de Vista

Mas apesar desse formula milagrosa que é a atividade física estar presente em quase todos os meios de comunicação, cada vez mais a população apresenta problemas relacionados com a falta de exercícios, a desculpa mais freqüente é a falta de tempo ou falta de condições para prática que é agravada pela economia de movimentos em nossa rotina, como as comodidades dos controles remotos, telefones celulares, elevadores e escadas rolantes sem falar nas horas diárias dedicadas a televisão ou ao computador e infelizmente parece ser um fenômeno de dimensões mundial, pois uma das doenças associadas à falta de exercícios como a obesidade tem prevalência em quase todo planeta.

Como o avanço dessas epidemias silenciosas até o conceito de saúde teve de ser revisto e as instituições de saúde pública governamentais e não governamentais ressaltam a importância dos conceitos como promoção e prevenção na saúde com um destaque em hábitos mais saudáveis ao logo de toda vida e essas iniciativas foram divididas em duas frentes, uma de âmbito macro com o destaque em papel de políticas públicas (combate à poluição, preocupação com o meio ambiente) e outra com a necessidade do compromisso pessoal com a manutenção da própria saúde.

Para ressaltar o papel da atividade física basta comparar uma pessoa ativa fisicamente de 60 anos com um inativo de mesma idade, quando comparados à diferença em ternos de índices fisiológicos são consideráveis as marcas, mas o que reflete em termos de qualidade de vida é que o ativo provavelmente terá maior mobilidade, autonomia e manutenção de valências físicas como força muscular, flexibilidade e capacidade aeróbia, tão importantes em sua vida diária.

Continua

Benefícios da atividade física - Ponto de Vista

Baseados nesse novo paradigma, diversos programas e projetos foram implementados ao longo dessas últimas décadas, mas quase sempre destacando a importância do envolvimento pessoal e as necessidades de hábitos mais saudáveis como a pratica regular de atividades físicas.

Alguns dos Programas e Projetos implementados na Promoção Saúde através da Atividade Física.

Programa NORTH KARELIA.......Finlândia - 1972

Programa Active Living ................Canadá -
1992

Programa Active for life................ Inglaterra

Programa Challenge Day............... Mundial ( UNESCO )

Programa Health people 2.000..... EUA

Programa Active Australian..........Austrália -
1997

Programa Envelhecimento Ativo.. OMS - 1999

Programa Mexa-se Mais.............. Portugal

Programa Agita São Paulo ........... Brasil - 1996

Programa Health people
2.010
..... EUA

Continua

Benefícios da atividade física - Ponto de Vista

Mas por que toda essa preocupação com o grau de condicionamento físico da população mundial? Porque estudos longitudinais apontam para a relação direta e favorável entre o nível de aptidão física, o grau de atividade física praticada e a saúde, conforme o quadro abaixo demonstra quais as doenças que podem ser evitadas ou minimizadas com o ato de exercitar-se regularmente:

Doenças aterosclerótica coronariana
..................Diabetes melito tipo II
Hipertensão arterial sistêmica............................Osteoporose e osteoartrose
Acidente vascular encefálico -AVC......................Obesidade
Doenças vascular periférica.................................Ansiedade e depressão
Câncer de cólon, mama, próstata e pulmão.
Consenso da Sociedade Brasileira de Medicina Desportiva - 1999

Continua

Benefícios da atividade física - Ponto de Vista

E perante uma revisão das principais orientações quanto a prescrição da atividade física para a promoção da saúde se destacam:

Tipo de atividade praticada:

Escolha desse quesito passa pela interpretação do estado de saúde, nível de condicionamento físico, objetivo perante a prática das modalidades e afinidades pessoais, com a união desses fatores aumenta a possibilidade de permanência ao estilo de vida ativo.

Seria interessante incluir a variabilidade na escolha (praticar mais de um tipo de atividade), outro ponto seria a necessidade de associar o trabalho aeróbico, com o trabalho de força ou localizado e o trabalho de flexibilidade formando um programa completo em ternos de promoção da saúde.

Mas o que deve ser ressaltado é o investimento continuo no futuro onde as pessoas devem buscar formas de se tornarem mais ativas em suas rotinas diárias, subir escadas, sair para dançar, praticar atividades como jardinagem, lavar o carro, passear no parque, a palavra de ordem é movimento.

Freqüência semanal de prática - quanto a esse item existe uma relação direta com a intensidade do esforço, não se deve exercitar menos de três vezes por semana com o risco de não haver benefícios fisiológicos e cargas de trabalho muito intensas necessitam de repouso para regeneração após o esforço, mas para iniciantes e cargas de trabalho leves a moderadas a recomendação é para a prática na maioria dos dias da semana.

Continua

Benefícios da Atividade Física - Ponto de Vista

Duração da sessão - aqui esta a grande novidade quanto à prescrição das atividades, antes era apenas recomendado atividades realizadas de forma continuas, nas pesquisas recentes apontam para benefícios de um novo conceito, a acumulação de cargas de trabalho em um, mesmo dia, a indicação e para um mínimo de 30 minutos por dia, que podem ser realizados de forma continua ou acumulada em duas sessões de 15 minutos ou três de 10 minutos, o que facilita a adesão e prática de pessoas com pouca disponibilidade de tempo ou iniciante na prática de atividades físicas regulares.

Intensidade das atividades - esse é o grande problema a ser equacionado, porque sua definição passa pela individualidade biológica onde cargas muito leves não trazem benefícios e cargas muito pesadas podem ser prejudiciais, mas se o objetivo é a promoção da saúde os estudos apontam como limiar mínimo de proteção cargas de leves a moderadas e recomendam a importância da regularidade e continuidade do trabalho, porque com a adesão ao um estilo mais ativo, geralmente existe uma progressão natural da intensidade do trabalho.

Professor: Fausto Arantes Porto - CREF 1387 - DF Graduado pela UCB - DF.
Pós-graduação em Fisiologia do Exercício - Gama FilhoConselheiro do CREF - 7 DFSócio Proprietário do
Saúde em Movimento - Autor do Livro - Como montar um centro de treinamento personalizado - SEBRAEAvaliador Físico - Academia Malhart