sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Efeitos da falta de água no organismo

O mecanismo da sensação de sede é tão fraco, que com freqüência, 37% dos seres humanos a confunde com a fome? Ainda mais, uma desidratação imperceptível retardará o metabolismo em aproximadamente 3%. Um copo de água aliviará a fome à meia noite, em quase 100% dos casos, sob dieta redutora, segundo um estudo realizado na Universidade de Washington.

Uma redução de somente
2% de água no corpo pode causar perda momentânea de memória, dificuldade em fazer contas matemáticas básicas e problemas de focar a visão sobre uma tela de computador ou sobre uma página impressa? Beber um mínimo de 8 copos de água por dia diminui o risco de câncer de cólon em 45%, além de baixar o risco de câncer de mama em 79%
e reduzir à metade a probabilidade de se desenvolver câncer na bexiga.

De acordo com os experts, isto não é opcional, é obrigatório, se quisermos que nosso cérebro funcione de uma maneira ótima. E, se estamos estressados, devemos aumentar a quantidade para
16 copos de água por dia. 90 %
do volume de nosso cérebro é composto por água, que é o principal veículo das transmissões eletroquímicas.

Você não pode imaginar o que
8-10
copos de água por dia podem fazer para eliminar muitas indisposições. As pessoas normalmente NÃO bebem tal quantidade para evitar ter que urinar seguidamente; um inconveniente menor em troca de uma melhoria em sua saúde.

A cor de sua urina deve ser de um amarelo muito fraco ou incolor, caso contrário você não está ingerindo suficiente água (isto não é válido se você esta tomando vitaminas do complexo B, que produzem uma cor amarela natural à urina).

Ao falar de beber água, não nos referimos à água contida no café, nos chás ou nos refrigerantes. A água engarrafada ou de fontes naturais é a melhor. Estudos preliminares indicam que em
80% das pessoas, beber de 8 a 10
copos de água por dia, pode aliviar significativamente muitas indisposições.

Continua

Efeitos da falta de água no organismo

Cura 1: Elimina os antiácidos e cura a acidez estomacal. - A acidez estomacal ou azia pode ser um sinal de falta de água na parte superior do trato gastrointestinal. Este é um sinal, importante de sede, que o corpo humano emite. A ingestão de antiácidos ou comprimidos contra a acidez estomacal não corrige a desidratação e o corpo continua sofrendo por falta de água no organismo.

Tragédia: Ao não reconhecer que a acidez estomacal é um sinal de desidratação e ao tratá-la por meio de antiácidos, com o tempo, poderão ocorrer inflamações estomacais no duodeno, hérnias hiatais, úlceras e eventualmente câncer no trato gastrointestinal ou no pâncreas e fígado.

Cura 2: A água pode prevenir e curar a artrites - Dor reumática das articulações – A ocorrência de atrites pode ser um sinal de falta de água nas articulações. Pode afetar tanto aos jovens como aos adultos. O uso de analgésicos não resolve o problema e a enfermidade prosseguirá. Tomar água pode aliviar a dor ou resolver este problema.

Cura 3: Dores lombares - A dor nas costas e a artrites paralisante da espinha dorsal podem ser sinais de falta de água nos discos da espinha dorsal – os amortecedores que suportam o peso do corpo. Estas moléstias devem ser tratadas com o aumento de água a ser ingerida diariamente.

Tragédia: Ao não reconhecer que a dor nas costas é um sintoma de desidratação das articulações e ao tratá-la com analgésicos, massagens, acupuntura e eventualmente cirurgia, com o passar do tempo, isto provocará osteoporose e quando as células das cartilagens das articulações vierem a eventualmente morrer e causarem uma deformação na espinha dorsal poderá até haver incapacidade física dos membros inferiores.

Cura 4: Angina - Dor no peito - angina de peito – pode ser um sinal de falta de água no organismo entre o eixo do coração e dos pulmões. Este sintoma deve ser tratado bebendo-se maior quantidade de água, até que o paciente já não tenha dor e sem tomar medicamentos. É prudente se providenciar supervisão médica, no entanto, ao aumentar-se à quantidade de água ingerida, pode-se curar a angina de peito.

Continua

Efeitos da falta de água no organismo

Cura 5: Enxaqueca - A enxaqueca pode ser um sintoma de falta de água requerida no cérebro e olhos e pode ser evitada ao se impedir a desidratação do corpo. Este tipo particular de desidratação eventualmente ocasiona uma inflamação na parte posterior dos olhos e possivelmente uma diminuição ou perda de visão.

Cura 6: Colite
- A colite é um sinal de falta de água no intestino grosso. Associa-se com a prisão de ventre ou constipação, devido à constrição do excesso de água que também se exerce sobre os excrementos, que por sua vez perdem a lubrificação fornecida pela água.

Tragédia: Ao não se reconhecer a dor da colite como um sinal de falta de água, provocar-se- á uma condição de constipação persistente que resultará na compactação das fezes, que por sua vez poderão causar vertículos, pólipos e hemorróidas, e aumentar a possibilidade de se contrair câncer do cólon e do reto.

Cura 7: Asma - A asma afeta milhões de crianças e mata milhares delas, a cada ano. É uma complicação da desidratação do corpo, causada por falha no programa de administração da hidratação no organismo. Obstrui-se a passagem livre de ar e impede-se a eliminação de água do corpo em forma de vapor – o bafo. O aumento do consumo de água evita os ataques de asma.

Tragédia: Ao não se reconhecer a asma como um indicador de falta de água quando as crianças estão na fase de desenvolvimento, não somente muitos deles morrem, como também se provocará danos irreversíveis nas crianças asmáticas sobreviventes.

Cura 8: Pressão Alta - A hipertensão é um estado de adaptação do corpo a uma desidratação geral quando as células dos vasos sanguíneos não obtêm a quantidade de água suficiente. Como parte do mecanismo de osmose inversa, quando a água do soro é filtrada e injetada nas células importantes através de poros diminutos existentes em suas membranas, é requerida uma pressão extra para o “processo de injeção”, tal como acontece quando se injeta o “soro” nos hospitais para re-hidratar milhões de células. Beber água compensará a pressão e fará a mesma voltar à normalidade.

Tragédia: Ao não reconhecer que a hipertensão arterial é um dos indicadores da desidratação corporal e tratar por meio de diuréticos que desidratarão o corpo ainda mais, trará como conseqüência posterior, um bloqueio das artérias do coração e das artérias que vão até o cérebro pela ação do colesterol.

Estas condições provocarão ataques do coração, pequenas infartos massivos cerebrais que poderão paralisar alguma parte do corpo. Também podem causar falhas no funcionamento dos rins e danos neurológicos como a doença de Alzheimer.

Continua

Efeitos da falta de água no organismo

Cura 9 - Diabetes Tipo II ou de Adultos - A diabetes dos adultos é outra causa provável devida à desidratação do corpo. Ao se manter uma quantidade adequada de água na circulação, incluindo-se as necessidades prioritárias do cérebro, a secreção de insulina se inibe para impedir a entrada de água nas células do corpo. Nos diabéticos somente algumas células obtêm suficiente água para sobreviver. Beber água reverte a diabetes adultas para as etapas iniciais.

Tragédia:
Ao não reconhecer que a diabete adulta é uma complicação causada por desidratação, com o tempo, poderá haver danos massivos nas células sanguíneas de todo o corpo. Isto pode provocar mais tarde a perda dos dedos dos pés, das pernas por gangrena e causar a cegueira.

Cura 10 - Colesterol no sangue - Os altos níveis de colesterol são indicadores de uma desidratação corporal prematura. O colesterol é um material argiloso que se adere entre os espaços de algumas membranas celulares, para impedir que estas percam sua umidade vital pela pressão osmótica mais forte do sangue que circula nas áreas vizinhas.

O colesterol, além de ser utilizado na fabricação das membranas das células nervosas e de hormônios, também atua como un “escudo” contra a demanda de água de outras células vitais que normalmente trocam água através de suas membranas celulares.

Outras curas - A depressão, a perda de libido, a fadiga crônica, o lupus, a esclerose múltipla, a distrofia muscular. Todas estas condições podem ser causadas por desidratação prolongada. Se esta for à causa provável, os sintomas se aliviarão, uma vez que o corpo tenha sido hidratado regularmente. Nestas condições, o exercício muscular deve ser parte do programa de tratamento.

Disfarce suas neuras e mostre o corpo no verão

Aprenda a esconder os centímetros a mais e aproveite o calor à vontade.

Verão é tempo de suar. Só que nem sempre a molhadeira é causada pelo calor, tem mulher que já derrete agora, só de pensar em manter o corpo mais descoberto e mostrar uns centímetros a mais nos decotes, nas saias curtas ou nas roupas de praia. Mas como a gente sabe que você é esforçada e só precisa de um tempinho para comemorar os resultados da dieta e dos exercícios, resolvemos montar um manual de primeiros-socorros, para disfarçar as dobrinhas que -- bate na madeira três vezes! - logo mais vão derreter.

Foi tudo feito com a ajuda da Catarina Novaes, consultora e produtora de moda poderosa, que sabe todos os truques para você sair linda nas fotos e conquistar todos os olhares por onde passar.

Continua

Disfarce suas neuras e mostre o corpo no verão

Barriga? Que barriga?: O ideal para disfarçar a barriguinha é dar destaque aos ombros e quadris, criando a criar a impressão de cintura mais fina. Mas esse truque só vale para quem não tem o quadril largo coisa rara entre as brasileiras.
Se você tem o bumbum grande: destaque o ombro e o colo, chamando atenção com colares, lenços e decotes em V ou ombro a ombro. As blusas que têm recorte logo abaixo do busto e são mais soltinhas do seio até a barra (tipo bata) são perfeitas neste caso.

Vestidos e trapézios também são uma boa, mas a escolha das cores deve ser feita com muita cautela, as laterais sempre devem ser mais escuras em caso de bicolores, para afinar a silhueta. Nada de estampas grandes, que se destacam ainda mais no corpo. Outras opções legais são os bodys que modelam o corpo

Também existem cintas que ajudam a atenuar a barriguinha. Mas elas nem sempre são confortáveis e tendem a ficar ainda mais incômoda no verão. Se a barriguinha for só um pouquinho saliente, vale arriscar umas peças mais justas. Experimente também os lingeries modeladores, algumas até sem costura, são mais confortáveis, e dão um ótimo resultado.

Afine o quadril largo: Para isso, a solução é valorizar o tronco, com decote e colares. Sempre use calças com o corte reto e sem pregas. De preferência em cores escuras, porque às claras aumentam o volume.
Se quiser usar um jeans legal, com lavagem diferenciada, prefira os que possuem as laterais mais escuras. Mini vestidos que cubram o quadril podem ser usados com um jeans justinho, deixando você antenada com a moda.
Só tome cuidado com as estampas grandes e geométricas. Dê preferência ao tecido liso ou bicolor, com a cor da lateral mais escura. As calcinhas com tensor também são úteis para dar uma apertada, mas escolha um modelo que não aperte demais, sob o risco de criar marcas na perna.

Continua

Disfarce suas neuras e mostre o corpo no verão

Esconda os furinhos da celulite: Tecidos leves e principalmente em tons claros, destacam a celulite nas pernas e bumbum. Ou seja: evite. Calça branca, mesmo de sarja, também pode acabar mostrando os furinhos indesejáveis. O ideal é preferir tecidos mais encorpados. Quem realmente precisa das roupas claras (caso de quem trabalha de branco), deve usar a blusa no comprimento abaixo do bumbum, terninhos mais compridos na parte de trás e calças com tecidos consistentes.

Ponha mais recheio no decote: Os modelos de sutiã push-up são a melhor opção para aumentar os seios. São aqueles que possuem o fecho frontal, juntando e levantando ao mesmo tempo. Modelos com enchimento preso no forro interno também fazem diferença e ficam bem naturais. De todo jeito, experimente antes de comprar. O melhor tipo é aquele que não aperta os ombros, os seios e nem as costas (deixando as gordurinhas salientes).

Diminua o volume e abuse do decote: Tem quem faça de tudo para aumentar, mas muita mulher sofre é com o número muito grande do sutiã. Se despeitada nunca foi seu apelido, aproveite os modelos com aro, sem bojo e de copa inteira. Eles disfarçam o volume natural. Agora, para modelar os seios fartos, o sutiã deve ter o bojo e o decote pronunciados. Assim tudo fica no seu devido lugar, e o colo ganha um destaque bonito.

Permaneça elegante, sem muita roupa: O calor é um desastre para quem precisa manter o visual impecável. Fica difícil segurar a pose com o corpo suando debaixo de um monte de roupa. Contra isso, um bom salto faz milagres. Eles dão um ar mais arrumado a qualquer produção básica. Veja como usar os principais modelos:

Princesa: elegante e levemente mais grosso. Varia de 4 a 7cm. Fica super bem com calça convencional ou um pouco mais curta. São bem confortáveis e excelentes para trabalhar.

Anabela ou plataforma: altos ou baixos, proporcionam bastante conforto. São mais adequados durante o dia. Porém, podem dar um ar mais pesado à produção.

Agulha: pode ter até 9 cm, é fino e sexy. Apesar de nunca sair de moda, não deve ser usado sempre porque prejudica a postura e os pés. O ideal é usá-lo em ocasiões em que não precisará ficar muito tempo em pé. Mas, independente do tipo, postura e equilíbrio são fundamentais. Nada de ficar capengando por aí.

Continua

Disfarce suas neuras e mostre o corpo no verão

Cintura sem curvas, pernas curtas, e tronco largo: disfarce tudo ao mesmo tempo. A calça com cintura alta é o segredo do guarda-roupa de quem tem esse perfil. Mas, por outro lado, deve ser evitada pelas mulheres que têm seios fartos (para elas, o umbigo é zona limite do cós). Se você tiver o bumbum grande, nem pensar (ou ele ficará ainda maior). A peça pede uma combinação sequinha em cima, mais justa e por dentro da calça.

Pare de se queixar do bumbum tábua: Existem sim lingeries e meias-calças que dão um up no bumbum sem ter aquele enchimento tão superficial, que deixam as mulheres parecidas com uma abelha. A falta de bumbum pode ser amenizada com calças de cintura baixa e bolsos traseiros, suéteres, tops, batas e blusas longas usadas fora da calça ou saia. Peças com pregas ou efeito evasê, com volume, também são ótimas.

Suma com o culote: As calças retas com pregas, mas sem largura excessiva, amenizam o culote. Complete o truque valorizando o colo. Use saias longas, com tecidos fluidos e bem soltas. Os tons escuros e as estampas pequenas emagrecem. As cinturas baixas, marcadas com um cinto fino, também são uma boa opção. Use sempre uma cor mais clara na parte de cima. Evite vestidos justos ou com cortes na cintura, calça fuseaux ou cigarrette (a não ser com casacos ou camisas por fora) e bainhas dobradas para fora.

Continua

Disfarce suas neuras e mostre o corpo no verão

Rapidinhas na praia

1- A calcinha mais larga é ótima para esconder as gordurinhas e está super, em alta.

2- Para quem está acima do peso, nada melhor que um belo maiô. Escolha um modelo de cor mais fechada.

3-
Nesse verão continua a mistura de estampas, à parte de cima diferente da de baixo. Totalmente fashion, mas com cautela.

4- Para quem tem seios grandes o modelo cortininha é uma boa pedida. Mas no tamanho correto. Nada de mini-curtinhas. De preferência, use alças mais largas para maior sustentação.

5- Biquíni de lacinho só para quem é magrinho e com tudo em cima. Eles são proibidos para quem se incomoda com o quadril. Neste caso, use os modelos saias (calcinha do biquíni sobreposta com uma mini-saia). Um charme.

6- Para quem não tem muito seio, dá-lhe bojo, armações e estampas, muitas estampas nesse verão. E pode abusar da cortininha também, ele dá a impressão de volume nos seios.

7- Está com a barriguinha saliente? Nada de exibir a área. Biquíni só ser for de cintura alta e abuse de cores escuras ou estampas bem pequenas e discretas.

Catarina Novaes.
Consultora e Produtora de Moda

Seu Esporte Favorito Exige Uma Dieta Especial

Descubra abaixo como afinar seu cardápio de acordo com seu treino.

Apesar dos princípios ser o mesmo, cada esporte trabalha o corpo de forma diferente. Para isso, selecionamos algumas dicas para afinar ainda mais seu cardápio, acelerando os resultados do treino sem comprometer a sua saúde.

Ciclismo: andar de bike provoca um grande desgaste energético. Por isso, os carboidratos são indispensáveis antes e depois dos treinos e competições, para a reposição do glicogênio muscular, rapidamente queimado durante o exercício. Uma boa idéia é ingerir bebidas ricas em carboidratos em intervalos de 30 minutos e manter uma dieta onde 60 a 70% do valor calórico total seja em carboidratos, 20 a 30% em gordura e 10 a 15% de proteína.

Artes marciais: todas as modalidades têm um aspecto em comum, que é a manutenção do peso corporal, já que a maioria apresenta categorias divididas por peso.

Como o ideal para um atleta de luta é ter massa muscular desenvolvida, para ter força para o ataque e estabilidade na defesa, propõe-se a redução da ingestão calórica com a escolha de alimentos de baixa densidade energética, isto é, pobres em gordura e moderados em calorias.


Continua

Seu Esporte Favorito Exige Uma Dieta Especial

Para os atletas de força, a proteína tem papel importante no fornecimento de "matéria-prima" para a síntese de tecido, sendo de 1,4 a 1,8g /kg de peso as suas necessidades diárias. Para a ingestão de gordura recomendamos-se 30% ou menos do valor calórico total da dieta, sempre com moderação na gordura saturada.

Natação: cerca de
60% das calorias diárias da nadadora devem ser compostas por carboidratos, principais fontes de energia para os músculos durante os treinos na piscina. A recomendação é fazer refeições compostas por uma grande variedade de nutrientes.

O ideal é a inclusão de alimentos fontes de vitaminas e minerais (vegetais e frutas), proteínas (carnes, ovos) e carboidratos (massas, arroz, batata etc), porém, quando houver pouco tempo entre a última refeição e o treino, deve-se priorizar a ingestão de carboidratos e evitar o consumo de gorduras. Alimentos ricos em carboidratos devem ser consumidos de
1 a 4
horas antes dos treinos.

Corrida: se antes de começar o esporte você andava parada, tente reduzir o consumo de alimentos com maior teor de lipídios, como manteiga, creme de leite, molhos gordos, excesso de carnes gordurosas e frituras.

Em contrapartida, aumente as porções de frutas, sucos e vegetais, ricos em vitaminas, minerais e bastante oxidantes, ou seja, ajudam na renovação celular. Antes do treino é preciso ingerir alimentos de fácil e rápida absorção, como uma fruta ou cerca de três bolachas. Se você tiver um intervalo maior do que uma hora e meia, experimente comer uma fruta com cereais ou um sanduíche de pão com queijo /peru.

Continua

Seu Esporte Favorito Exige Uma Dieta Especial

Não se esqueça de beber água durante os treinos (de 500 a 750ml por hora de treino) e, quando voltar para casa, consuma duas porções de carboidratos (arroz, feijão, massa com molho de tomate, fatia de pão integral, entre outros) para uma porção de proteínas (iogurte desnatado, carnes, peixes, soja, queijos, leite, ovos).

Tênis: uma partida pode durar até quatro horas ou mais. Por isso, quando for jogar cuide para que
60% das suas refeições seja de carboidratos. Antes dos treinos, se for de manhã, consuma pães, cereais e biscoitos simples, com pouca gordura. Em refeições maiores, prefira as massas, arroz e preparações a base de batata.

Controle as frutas, pois são ricas em fibras que aumentam o volume do estômago. Não se esqueça de começar a ingerir carboidratos após uma hora de jogo ou treino. A medida ideal é de aproximadamente 50 gramas por hora. Quando terminar, alimente-se no máximo uma hora depois. Inclua carboidratos e proteínas no prato.

Balé: as bailarinas têm um histórico de descuidar da alimentação adequada devido às exigências com a manutenção do baixo peso. Para evitar um possível distúrbio alimentar, aposte em alimentos com um alto teor de fibras (cereais como aveia e trigo, frutas como ameixa, mamão, maçã entre outros) e beba bastante água durante o dia, e principalmente, durante as aulas. Faça vários lanches entre as refeições principais e nunca pule nenhuma delas.

Dasafio No Verão

Alongamento
Antes de iniciar e ao finalizar qualquer exercício físico faça sempre um alongamento. Ao esticar sua musculatura antes de um exercício, os músculos ficam aquecidos para o exercício e o alongamento ao final, não deixa os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso, ao alongar-se você elimina o ácido láctico, o que evita dores musculares.

Dasafio No Verão




Em pé, pernas afastadas lateralmente, joelhos semiflexionados. Leve um dos braços á frente e puxe-o com a outra mão, alongando o ombro e o braço Troque o lado. Permaneça 30 segundo na posição.





Em pé, pernas afastadas e semiflexionados, cruze os braços à frente do corpo arredondando as costas e alongando-as. Permaneça 30 segundos na posição.





Em pé, pernas afastadas e semiflexionados. Leve as mãos para trás cruzando-as atrás do corpo alongando o peito e os braços. Permaneça 30 segundos na posição.





Em pé, pernas unidas e estendidas (joelhos soltos e não travados). Leve o tronco á frente e desça as mãos até onde for possível, mantendo as pernas estendidas, alongando todas as partes posteriores das costas, coxas e pernas. Permaneça 30 segundos na posição.





Em pé, puxe um dos pés de encontro ao bumbum e leve o quadril para frente, alongando a parte anterior da coxa. Troque o lado. Permaneça 30 segundos na posição.

Continua

Dasafio No Verão






Em pé, afastamento antero-posterior. Flexione a perna da frente e estenda a perna de trás. Mantenha os pés paralelos. Troque o lado. Permaneça 30 segundos na posição.





Em pé, pernas afastadas lateralmente e semiflexionados. Puxe um dos cotovelos para cima e para trás com a outra mão, alongando o tríceps. Troque o lado. Permaneça 30 segundos na posição.





Em pé, pernas afastadas lateralmente e semiflexionados. Puxe a cabeça para o lado, alongando o pescoço. Troque o lado. Permaneça 30 segundos na posição.





Em pé pernas afastadas lateralmente e semiflexionados. Leve os braços para cima e para a lateral, alongando a lateral do tronco. Troque o lado.


Continua

Dasafio No Verão

Caminhadas
Caminhadas de
15 a 20 minutos numa intensidade de leve a moderada, de preferência em ritmo constante.


Flexão de braço

Fazer 2 séries de 10 repetições cada: Em pé, de frente para uma parede, afastada meio metro da mesma, pés apoiados no chão pela ponta dos dedos e braços abertos com as palmas das mãos na parede. Flexione os braços levando o tronco em direção à parede inspirando. Estenda os braços soltando o ar.

Continua

Dasafio No Verão


Agachamento-afundo
Fazer 1 série de 15 repetições cada: Em pé, pernas afastadas no sentido antero-posterior, uma na frente outra atrás, flexione e estenda as duas pernas. Apóie a perna de trás na ponta dos dedos. Troque o lado.



Abdome superior baixo
Deitada de barriga para cima, mãos atrás da cabeça, pernas flexionadas e pés próximos ao bumbum. Inspire. Eleve o tronco, contraindo o abdome e soltando o ar. Desça o tronco até a metade, contraindo o abdome e inspirando. Faça o exercício em velocidade lenta.

Repita alongamento inicial