sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Seu Esporte Favorito Exige Uma Dieta Especial

Para os atletas de força, a proteína tem papel importante no fornecimento de "matéria-prima" para a síntese de tecido, sendo de 1,4 a 1,8g /kg de peso as suas necessidades diárias. Para a ingestão de gordura recomendamos-se 30% ou menos do valor calórico total da dieta, sempre com moderação na gordura saturada.

Natação: cerca de
60% das calorias diárias da nadadora devem ser compostas por carboidratos, principais fontes de energia para os músculos durante os treinos na piscina. A recomendação é fazer refeições compostas por uma grande variedade de nutrientes.

O ideal é a inclusão de alimentos fontes de vitaminas e minerais (vegetais e frutas), proteínas (carnes, ovos) e carboidratos (massas, arroz, batata etc), porém, quando houver pouco tempo entre a última refeição e o treino, deve-se priorizar a ingestão de carboidratos e evitar o consumo de gorduras. Alimentos ricos em carboidratos devem ser consumidos de
1 a 4
horas antes dos treinos.

Corrida: se antes de começar o esporte você andava parada, tente reduzir o consumo de alimentos com maior teor de lipídios, como manteiga, creme de leite, molhos gordos, excesso de carnes gordurosas e frituras.

Em contrapartida, aumente as porções de frutas, sucos e vegetais, ricos em vitaminas, minerais e bastante oxidantes, ou seja, ajudam na renovação celular. Antes do treino é preciso ingerir alimentos de fácil e rápida absorção, como uma fruta ou cerca de três bolachas. Se você tiver um intervalo maior do que uma hora e meia, experimente comer uma fruta com cereais ou um sanduíche de pão com queijo /peru.

Continua

Nenhum comentário: