segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Crônica - Quais são os objetivos da academia de ginástica?

Foto da Academia Caraguá Training
clique na foto
S.Bernardelli

Nos dias atuais, a valorização dada ao padrão de beleza é ter um corpo belo, e sempre “em forma", o objetivo para muitos é conquistar possibilidades de intervenção em: dietas, cosméticos, cirurgias plásticas, ginásticas dentro ou fora de academias, medicamentos. A mídia esta aí em constante exposição, reafirmando a necessidade de cuidados específicos e na busca constante pela “Saúde”, associada aos avanços tecnológicos.

Convivemos com a necessidade de sermos “fotogênicos da cabeça aos pés”, pois todos os detalhes do corpo devem ser bem tratados. Na busca pelo sonho de serem belos (as), inúmeros de cuidado com corpo têm sido enorme. Qual o objetivo que levam homens e mulheres serem praticantes em uma academia?

As preocupações com a beleza, o emagrecimento e a saúde são unânimes. Apesar da maioria dos praticantes, terem como a questão principal à ginástica como uma possibilidade a mais, na modificação corporal... E o que esperam com a prática da ginástica?

Tanto homens e mulheres praticantes de academia que compartilham o mesmo espaço para a ginástica e outras atividades, tem como objetivo principal, a importância de como manter o peso, a prevenção de doenças, por se sentirem mais dispostas e bem humoradas, por achar ser uma terapia ou para melhorarem a auto-estima, outros que transformaram a ginástica em um vício e etc...

No entanto podemos observar pela quantidade de academias que há, que na faixa etária dos
35
anos em diante, vemos que muitos têm como o procedimento ao gasto com a academia como se prevenir de doenças prolongando a vida, independentemente de outros fatores...

De fato, é melhor pagar uma academia do que usar o dinheiro na compra com remédios ou com outros problemas que possam vir a surgir. Geralmente uma pessoa que é sedentária, tende a procurar médicos e tomar remédios mais do que aqueles que têm uma atividade física diária.

Agora falando de estética corporal... O que te chama mais atenção quando você olha para alguém? Alguns dizem que olham para os olhos, ou para mãos, outros para as pernas, outros para o bubum, enfim... A verdade é que olhamos o corpo todo. E o que é um corpo? Podemos compará-la a uma moldura fotográfica no qual descrevemos aquilo que se vê...

Quando olhamos para uma determinada pessoa a primeira coisa que fazemos é olhá-la fisicamente, jamais temos a preocupação de conhecer em primeiro lugar o seu interior. É como se fossemos convidado para dois tipos de jantares diferentes... "O primeiro é 'chique' ,tudo é bem feito e bonito, o segundo é um jantar simples...". Mesmo desconhecendo o conteúdo de ambos, qual deles você escolheria? Tenho quase certeza que a maioria optaria pelo primeiro...

O que eu quero dizer com essa comparação? È que todos nós temos como aspecto visual, sermos levados primeiramente para o que é mais belo sem nos preocuparmos com seu conteúdo, e isso nos faz refletir sobre a nossa própria imagem, sendo assim, a nossa aparência física estará sempre em evidência em qualquer lugar que venhamos freqüentar.

Aquele que diz que não se preocupa com sua aparência, menti, e menti descaradamente... Quem é que não quer ter um bom corpo; que não quer entrar em uma loja e vestir a roupa que escolheu; que não quer ser elogiada por estar bem fisicamente? Foi o tempo em que o modelo de beleza e elegância era ter um o corpo robusto e flácido, em que a gordura significava formosura, prosperidade, sinal de aconchego e traço de distinção social principalmente para o corpo feminino.

Hoje a gordura é sinal de lenteza, se bem que estar “acima do peso” faz mal a saúde, mas isso também não significa que magreza seja sinônimo de saúde. Na verdade o bom mesmo é ter um peso ideal independente da idade que se tem. E lembrar que as academias têm por finalidade de trabalhar, não somente com a estética, mas tendo como o primordial o conceito de saúde.

19/10/2007

Academia de ginástica - um serviço latente

Foto da Academia Caraguá Training
Clique na foto

José Jean de Oliveira Toscano

A saúde é um dos muitos fatores que têm estreita influência sobre a qualidade de vida. Os parâmetros resultantes dos esforços para definir saúde têm em comum o fato de englobarem múltiplas dimensões, incluindo a saúde física, a capacidade de realizar as tarefas do quotidiano, o estado emocional e o ângulo social.

Os infortúnios de natureza, física, psíquicos e sociais, querem queiramos ou não, sempre estarão presentes, portanto, toda conceituação de saúde deve, tê-la explícita, tendo como desafio, superar essas múltiplas dimensões, nem sempre as vencendo, mas procurando sempre lhes fazer face.

Serviço de saúde é o termo genérico dado ao local destinado à promoção, proteção ou recuperação da saúde, em regime de internação ou não. Os serviços de saúde são classificados em dois grandes grupos, conforme a que se dirijam: a prestação de assistência direta à saúde das pessoas (em hospitais, centros de saúde, consultórios etc.) ou as ações sobre o meio ambiente, a fim de controlar os fatores que exercem efeitos prejudiciais à saúde.

Modernamente, as idéias de qualidade de vida e bem-estar estão intimamente relacionadas ao contexto da aptidão física. Buscar uma saúde melhor é o desafio de pessoas que abandonam a vida sedentária em busca de outro universo referencial.
As academias de ginástica são os centros de atividades físicas onde se presta um serviço de avaliação, prescrição e orientação de exercícios físicos, sob supervisão direta de profissionais de educação física.

Teria, então, esse centro condições de intervir na saúde da população que procura seus serviços? Data dos anos 30 a inauguração das primeiras academias de ginástica no Brasil; a origem do nome academia se deve ao filósofo Platão, que escolheu, como local para fundar sua escola de filosofia, um bosque que levava o nome do legendário herói grego Academos; por essa causa, a escola recebeu o nome de Academia, onde se ensinava filosofia, matemática e ginástica.

Continua

Academia de ginástica - um serviço latente

A relação entre atividade física e saúde se justifica pelas muitas evidências de que níveis apropriados de aptidão física mantida durante toda a vida por meio de exercícios regulares, exercem efeitos benéficos nas funções dos órgãos em geral, tendo como conseqüência o prolongamento da vida e de vida com qualidade.

Há certo consenso na literatura de que os componentes da aptidão física que estão relacionados à saúde são aqueles que oferecem alguma proteção ao aparecimento de distúrbios orgânicos provocados pelo estilo de vida sedentário, portanto, extremamente sensível ao nível de prática da atividade física: resistência cardiorespiratória, composição corporal, força, resistência muscular e flexibilidade.

Há, ainda, os componentes fisiológicos: pressão sangüínea, lipídeos e lipoproteínas no sangue e tolerância à glicose. A educação física ganha notoriedade na área da saúde devido à nova visão conscienciosa da sociedade perante a atividade física, em que os adeptos, em todas as idades e de todas as formas, buscam entender melhor o próprio corpo, os riscos que correm, os mecanismos para o desenvolvimento de uma vida saudável.

Entretanto, de acordo com Barbanti, o profissional de educação física não tem tido a preocupação de oferecer conhecimentos adequados sobre o relacionamento entre a prática de exercícios e a saúde.
De modo geral, as pessoas são cônscias de que a prática regular de exercícios se constitui num fator de proteção à saúde, mas daí a procurar esse serviço numa academia é o grande problema, a população, adulta e idosa, é cética quanto ao atendimento relacionado à saúde, em academias.

Daí, a necessidade reconhecida e a vontade reprimida, não se transforma em ação. A grande maioria das grandes academias investe, quando o fazem, num marketing superficial, repetitivo, reducionista, voltado ao estético, aos padrões de beleza vigentes, aos modismos da época. “Fábrica de Aviões”, é apenas um exemplo recente do tipo de propaganda, veiculada na capital paraibana, dos serviços de uma academia de ginástica.

Continua

Academia de ginástica - um serviço latente

Grandes oportunidades, em termos de retornos comerciais, podem ser potencializadas quando há investimento na área científica como, por exemplo, numa maior aderência do “cliente” ao estabelecimento e quando se fala em ciência em academia, trata-se, principalmente, da carência de recursos humanos especializados.

O investimento nestes deve preceder estratégias de marketing. As academias de ginástica ainda não absorveram a mudança conceitual, a passagem de elementos puramente estéticos para um paradigma de educação para a saúde. A satisfação com o corpo é importante para a auto-estima, entretanto, essa satisfação deve ser vista como conseqüência do processo motor e não, como fim em si mesma.

Felizmente, nesses últimos anos, a educação física, através, principalmente, de seus cursos de pós-graduação, tem contribuído muito para as ciências da saúde, tendo atuado sob uma perspectiva da saúde pública. Mesmo assim, a carência de instituições, cujo modelo de ação seja centrado na saúde das pessoas, através de exercícios físicos, continua.

Podemos apontar a Academia de Ginástica como sendo um centro com potencial para demanda em serviço de saúde primário, sendo possível sua ampliação para outros níveis de prevenção. O que é preciso fazer para que as academias estejam assim compromissadas?!

Continua

Academia de ginástica - um serviço latente

Nos últimos anos, a epidemiologia vem sendo empregada no sentido de consolidar um saber científico na relação da atividade física sobre a saúde coletiva. Defendemos que, para classificar academia de ginástica como sendo um serviço de saúde, conceitos epidemiológicos (sendo amplamente aplicada a qualquer evento relacionado à saúde da população e não especificamente a doenças) devam ser incorporados em seu âmbito.

É importante enfatizar que o uso pragmático da metodologia epidemiológica, fora dos contextos coletivos mais ampliados, já data dos anos 70, consistindo na aplicação dos fundamentos epidemiológicos modernos ao diagnóstico da condição de saúde e ao cuidado direto com o indivíduo.

Os ensinamentos metodológicos, contidos na epidemiologia, constituem fundamentos para bem organizar os serviços; em termos práticos, a epidemiologia seria utilizada numa academia como uma forma sistematizada de abordagem dos problemas, que fornece os subsídios para racionalizar, planejar, acompanhar, enfim, para avaliar criticamente as situações que todo profissional de saúde deve estar capacitado a realizar.

Na prática clínica, o processo de diagnóstico da condição de saúde das pessoas se dá através do instrumental clínico clássico: história, exame físico e testes laboratoriais complementares. Na academia, a Avaliação Funcional é que retém as informações e testes pormenorizados do aluno; estas, contudo, raramente recebem “tratamento epidemiológico”, ou seja, esmero na organização dos dados, para interpretação adequada dos resultados disponíveis.

Continua

Academia de ginástica - um serviço latente

Nos últimos anos, a epidemiologia vem sendo empregada no sentido de consolidar um saber científico na relação da atividade física sobre a saúde coletiva. Defendemos que, para classificar academia de ginástica como sendo um serviço de saúde, conceitos epidemiológicos (sendo amplamente aplicada a qualquer evento relacionado à saúde da população e não especificamente a doenças) devam ser incorporados em seu âmbito.

É importante enfatizar que o uso pragmático da metodologia epidemiológica, fora dos contextos coletivos mais ampliados, já data dos anos 70, consistindo na aplicação dos fundamentos epidemiológicos modernos ao diagnóstico da condição de saúde e ao cuidado direto com o indivíduo.

Os ensinamentos metodológicos, contidos na epidemiologia, constituem fundamentos para bem organizar os serviços; em termos práticos, a epidemiologia seria utilizada numa academia como uma forma sistematizada de abordagem dos problemas, que fornece os subsídios para racionalizar, planejar, acompanhar, enfim, para avaliar criticamente as situações que todo profissional de saúde deve estar capacitado a realizar.

Na prática clínica, o processo de diagnóstico da condição de saúde das pessoas se dá através do instrumental clínico clássico: história, exame físico e testes laboratoriais complementares. Na academia, a Avaliação Funcional é que retém as informações e testes pormenorizados do aluno; estas, contudo, raramente recebem “tratamento epidemiológico”, ou seja, esmero na organização dos dados, para interpretação adequada dos resultados disponíveis.

Continua

Academia de ginástica - um serviço latente

A avaliação que objetive verificar a condição de saúde do indivíduo deve ser organizada no sentido de investigar, especialmente, os fatores de risco e os estados fisiológicos; o conhecimento destes permite ao professor de educação física ter condições adequadas de avaliar o real impacto do exercício sobre a saúde do indivíduo, ou seja, a utilidade e segurança das intervenções, para promoção / proteção da saúde: prescrição eficaz em relação aos componentes da atividade física (tipo, intensidade, freqüência, duração).

A interligação da Educação Física, com outras áreas da saúde, deve ser prática corrente numa academia que tenha, como fim, estabelecer um modelo prático de programa de aptidão física relacionado à saúde.
O trabalho preventivo, em suas diversas classificações, será desenvolvido de modo superficial, caso o estado de saúde das pessoas não seja tido como responsabilidade de uma equipe multidisciplinar de saúde.

Já tivemos oportunidade de pôr em prática esse tipo de procedimento, causando enorme satisfação os resultados obtidos, não somente na especificidade biológica, mas em fatores emocionais e sociais que, apesar de não terem sido quantificados, foram devidamente observados.

Para o profissional de saúde, o conceito de aplicação de um programa de atividade física depende basicamente de sua visão científica, de sua experiência e do que possa realizar.
Ao repensar sua função, o profissional de educação física, que atua em academia de ginástica, deve dar um sentido coerente ao seu papel na sociedade como sendo da área da saúde, mostrando poder promover a adoção de estilos de vida ativos e, conseqüentemente, saudáveis.

Continua

Academia de ginástica: um serviço de saúde latente

Conceitos como o de educação e promoção em saúde, devem ser discutidos e postos em prática por aqueles que queiram trabalhar com a saúde da população. As queixas de ansiedades e objetivos do aluno devem ser atentamente escutadas e cuidadosamente discutidas com o profissional de educação física, fazendo valer o componente pedagógico da sua formação, tentando estabelecer um bom relacionamento, o que resultará em maior grau de aderência às prescrições.

Muitas vezes, o desafio maior desse profissional está em ouvir respeitosamente todas as expectativas do programa de condicionamento físico idealizado pelo aluno e convencê-lo a fazer justamente o contrário. Enfim, há possibilidades de classificar a academia de ginástica no setor de serviços de saúde corrente (que alguns autores denominam de sistema de doenças), visando a intervir positivamente na assistência à saúde, em particular, daqueles que se utilizam, da prática de exercícios de forma orientada e, em especial, produzir informação adequada e padronizada, concorrendo, deste modo, para a melhoria da preparação de trabalhos científicos.

O tipo de raciocínio empregado neste artigo é uma tendência, de certa forma, recente e esperam-se discussões aprofundadas a seu respeito; acreditamos que não se deve permitir que um centro importante, como a academia de ginástica, fixe-se somente em desenvolver atividades inadequadas ou conceitos antiquados no atendimento da população, no que se refere ao aspecto motor.

Poder Regenerativo Do Alongamento



Chegar em cima da hora para alguma aula de ginástica e sair correndo da academia par o trabalho Essa é a rotina de muitos malhadores que encaixam os exercícios físicos na agenda apertada. Quase sempre, na hora de pular alguma atividade, quem sai perdendo é o alongamento.

Só que esticar o corpo antes e depois de malhar é tão importante como correr por meia hora ou fazer musculação. Os efeitos de um bom alongamento são surpreendentes e fazem a diferença.
“Quando nos alongamos, há o aumento da flexibilidade muscular. Desse modo, é possível ampliar os movimentos nas articulações, afirma o professor de educação física Thiago Guimarães. Além disso, ele queima calorias e é um descanso ativo. Depois de um alongamento, o corpo se regenera e fica mais relaxado”.

Não importa se você é esportista de carteirinha ou se faz exercícios de vez em quando: todos devem fazer alongamento. Com o passar do tempo, ocorre a diminuição da flexibilidade e o encurtamento das fibras musculares. Esticar o corpo ameniza a incidência de dores, tensões e lesões, pois os músculos passam a suportar melhor o esforço.

E não é só o corpo que ganha. Estresse e irritação podem ser combatidos com a atividade. “A pressão do dia-a-dia conturbado se reflete no organismo. Para aliviar, não há nada melhor que um alongamento bem feito ou uma massagem”, explica Thiago. Pense duas vezes antes de “pular” a hora do alongamento. Alongue seus músculos e amplie sua qualidade de vida.



Sedentarismo Nas Grandes Cidades


A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou, na última semana, um estudo inédito que aponta que metade dos brasileiros não pratica nenhuma atividade física. Esse panorama mostra porque as doenças cardiovasculares matam cerca de 300 mil pessoas por ano no país.

Segundo o cardiologista Álvaro Avezum, diretor de promoção à saúde cardiovascular da SBC, esse alarmante nível de sedentarismo está intimamente ligado aos avanços tecnológicos e ao conforto das grandes cidades.
As facilidades cotidianas, como o uso de elevadores, celulares, computadores, carros e controle remoto, que deveriam aumentar a qualidade de vida, na verdade estão ajudando a degradar a saúde.

Além disso, o modelo urbanístico dos centros urbanos limita o espaço que os pedestres têm para praticar exercícios, seja caminhando, pedalando ou correndo. Poucas são as cidades que oferecem boas ciclovias e espaços seguros ao ar livre.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, dos 18 aos 24 anos, 39% dos brasileiros não fazem exercícios regularmente. Entre as pessoas de 25 a 44 anos, a taxa de sedentarismo aumenta para 50%. Já na faixa dos 60 aos 70 anos, 57% levam uma vida sedentária. Isso mostra que, com o passar dos anos, a população se torna ainda mais sedentária.

Mulheres em movimento já!
Apesar da vaidade feminina que ainda é mais exacerbada que a masculina, segundo a pesquisa, 60% dos homens se exercitam regularmente contra 41% das mulheres. Apontadas como as atividades preferidas entre o sexo feminino, com 31% da preferência, a corrida e a caminhada, se realizadas pelo menos três vezes por semana, trazem benefícios para o organismo.
Mesmo com a falta de tempo e de estímulo natural, a prática de exercícios físicos é essencial para manter o corpo em forma e a saúde em dia.

Ritmos De Academia


Dançar está definitivamente na moda. Seja nos programas de televisão ou nas academias, é possível encontrar cada vez mais espetáculos de dança e opções para mexer o corpo bailando. Mas se você não faz questão de aprender um estilo específico de dança, o ideal é buscar aulas que misturem vários ritmos.

Desse modo, a variação da intensidade durante o período acelera o gasto calórico. 'O objetivo é gastar energia, melhorar a coordenação motora, diminuir e controlar o peso e abrandar o estresse de uma maneira alegre a prazerosa', afirma o professor de educação física Marcelo Caetano.

'É possível tonificar coxas, panturrilhas, tronco e braços. O foco principal é o treino aeróbio, deixando a parte muscular para as aulas localizadas e a musculação, que são específicas'. Uma outra vantagem das aulas que misturam estilos em relação à dança de salão é que não é preciso ter um par, já que as coreografias são executadas individualmente.
Aula de Ritmos.
A dança com coreografias motivantes e simples, misturando vários ritmos atuais, como Dance, Axé, Música Latina, Hip Hop, Funk e Salsa. Todos que gostam de dançar e querem perder algumas calorias de maneira bem divertida, a dança além de garantir grande melhora do condicionamento cardiovascular, promove um aumento da consciência corporal, aprimorando a qualidade de movimento e o desenvolvimento da noção de ritmo.

Andar Ou Correr?


Quando o assunto é manter a forma, emagrecer ou ganhar peso com saúde, os exercícios físicos são sempre recomendados. Diante da variedade de atividades que podem ser, encontradas nas academias e nos clubes, dois exercícios aeróbicos aparentemente simples ainda ocupam o topo da lista dos mais praticados: a caminhada e a corrida.

Essas duas formas de mexer o corpo têm suas qualidades e defeitos e possuem restrições quanto à prática por determinados grupos de pessoas. Além disso, a escolha depende do objetivo do praticante. Andar é uma atividade que queima cerca de 300 calaorias por hora em ritmo acelerado e pode ser praticada em qualquer lugar.

O mais indicado é caminhar em terrenos planos ou esteiras elétricas, para que o gasto calórico seja satisfatório. Para quem está muito acima do peso é um exercício muito recomendado, pois sobrecarrega menos as articulações que a corrida, já que há menos impacto.

Correr é uma atividade que proporciona maior gasto calórico, cerca de 450 calorias em uma hora de exercício em ritmo moderado. Como a caminhada, também tem a praticidade como ponto forte, já que a corrida pode ser praticada na rua ou na academia.

Basta estar fisicamente preparado, usar uma roupa confortável e um tênis adequado a fim de proteger as articulações. Esse exercício deve ser evitado por quem não pode sofrer alto impacto. Em compensação, proporciona maior definição muscular que a caminhada, o que faz da corrida um exercício mais completo. Independente da atividade escolhida, fazer uma avaliação física antes de começar é essencial para proteger a saúde e garantir apenas benefícios para o corpo.

Comida E Malhação


Se matricular em uma academia ou tomar a decisão de fazer exercícios ao menos três vezes por semana são atitudes importantes para a manutenção da saúde e para a conquista da boa forma física. Só que quem começa uma atividade física sente alterações no apetite e muitas vezes entra em um dilema: o que comer antes e depois da malhação?
Claro que a resposta desta pergunta depende de um dado muito importante - o horário que se malha. De acordo com a nutricionista da Fiocruz / RJ, Maria Carolina Barbiere, o ideal é comer algo leve ao menos meia hora antes de começar a atividade física.

'Não é aconselhável fazer uma refeição completa antes de malhar, o ideal é um lanche como um sanduíche com queijo magro' explica ela. 'Um carboidrato antes de se exercitar é sempre bem vindo para ter energia.'
Quem gosta da malhar pela manhã ou só tem este horário para mexer o corpo, pode tomar o café da manhã normalmente pelo menos meia hora antes e quando terminar, como lanche, pode ingerir um iogurte, um suco com biscoitos integrais ou uma fruta, só para manter a energia.

'Nos outros horários do dia, o melhor é fazer um lanche antes de malhar e deixar para depois do exercício o almoço ou o jantar' afirma Maria Carolina Barbiere. Uma situação comum para quem trabalha é aproveitar o horário de almoço para malhar na academia próxima ao trabalho, já que costuma ser um horário mais barato e mais vazio, além de ser a única opção possível para quem tem um dia movimentado desde cedo até o fim da noite.

'Nestes casos, é só fracionar a alimentação a dois lanches, sendo o anterior à malhação com menos volume de comida' aconselha a nutricionista. A melhor forma de dosar a alimentação é sempre buscar um profissional de nutrição para uma dieta direcionada para cada caso, por isso, mexa-se, mas com saúde!



Pique Para Malhar


Você já se certificou de que a academia escolhida tem bons aparelhos, excelentes professores, horários que não atrapalham suas outras atividades, aulas interessantes, mas... Sua empolgação dura só até a terceira semana. Esta situação é mais comum do que se pensa.

Uma análise feita pela Fitness Brasil em 2004 mostra que mais de 40% dos alunos que se matriculam em uma academia, desistem no primeiro mês. Este dado aponta que o mais difícil não é começar, é continuar no programa.
Dicas para manter o ânimo.
Quem faz o contrato mensal com a academia, tem a vantagem de poder mudar a hora que quiser, caso aquela não agrade. No entanto, uma dica para se manter em atividade é fazer contratos trimestrais, semestrais ou anuais. Assim, o peso de já ter pagado, para utilizar os serviços da academia pode servir como motivação para não abandonar a malhação.Claro que só isso não basta. Outra dica é freqüentar a academia no horário em que você se sinta mais disposta. Assim, se você se sente melhor ao meio-dia, use a hora do almoço para correr na esteira ou fazer uma aula de step, basta se matricular em uma academia perto do trabalho.

Se seu horário de pique é pela manhã, invista em dormir mais cedo para acordar a tempo de malhar antes de trabalhar. Quem pratica atividade física sabe: quanto mais se malha, mais motivação aparece. Portanto, se force a ter uma rotina semanal de malhação seja ela diária ou três vezes por semana.

Quanto mais tempo você conseguir se manter assídua, mas endorfinas e adrenalina você terá na próxima vez. Gostou da dica? Coloque em prática! Se andar sozinha no clube não está dando certo, se matricule em uma aula de dança, de luta ou em uma academia e invista em você mesma. Assim, o senso de responsabilidade pode ser determinante para o seu sucesso.