domingo, 8 de julho de 2007

Chutes,socos ou chaves de braço,escolha...

Chutes, socos ou chaves de braço, escolha sua modalidade e dê um nocaute nas gorduras.


Como você luta contra as calorias a mais dos copos de chope e dos petiscos? Boxe, capoeira, jiu-jítsu, kenpô havaiano e tae-kwon-dô podem ser seus aliados nesta batalha. Além de dar uma boa melhorada no condicionamento físico, a prática das diversas modalidades de lutas oferecidas nas academias surpreende com músculos definidos espalhados pelo corpo todo.

Para descobrir qual técnica vai te ajudar a combater os quilos extras ou as gordurinhas localizadas, como pesquisadora encontrei professores da Ritmo e Competiton. A seguir, eles explicam os detalhes de cada técnica.

Marcos Caldas, professor da Competition diz e incentiva: Sabe aquela imagem dos golpes e mais golpes no saco de boxe que você logo faz ao pensar em um treinamento desta categoria de luta? Tire-a da cabeça. No boxe esportivo (modalidade oferecida nas academias), instrumentos como camas elásticas, bolas de basquete, medicine balls, bastões e cones também entram em ação. Eles são os responsáveis pelas melhoras na postura, na agilidade e na coordenação motora de quem pratica o esporte. "Em dois ou três meses de aula, o aluno que faz duas aulas semanais já nota bons resultados no condicionamento físico e na resistência dos músculos".

Marcos conta:
Na sala de aula:
Antes de treinar golpes individuais e fazer exercícios interagindo com o restante da sala, o praticante se aquece pulando corda. Abdominais e flexões compõem as séries voltadas para o fortalecimento dos músculos. Já os objetos servem para atingir diferentes metas, como, por exemplo, apurar a visão periférica e desviar mais rapidamente dos golpes. Os iniciantes treinam golpes retos e aprendem fundamentos para trabalhar os membros superiores e inferiores separadamente. A próxima lição é lutar movimentando pernas, quadris e braços ao mesmo tempo. Durante as duas horas de aula, o aluno interage com os outros praticantes e também faz seqüências de golpes sozinho. "Normalmente, trabalhamos com dois professores em sala de aula. Assim, dá para montar um treino voltado para cada pessoa".

Músculos mais trabalhados:
Dos membros superiores.
Dicas do professor:
"Graças aos treinos individualizados, cada praticante consegue acompanhar a aula num ritmo próprio. Uma pessoa com problemas nos joelhos, por exemplo, pode praticar boxe sem nenhum receio".

Continua

Chutes,socos ou chaves de braço,escolha...

Capoeira.
Ao som do berimbau, os adeptos da capoeira fortalecem todo o corpo. Criado por por descendentes africanos em terras brasileiras, o jogo simula os movimentos dos animais. O gingado da luta, disfarçada de dança, e a versatilidade da técnica ganhou espaço pelo mundo. Hoje em dia, a capoeira já é ensinada, com diferentes objetivos, em 170 países.

Na sala de aula: "Como aula de fitness, a capoeira se transforma em uma atividade corporal bastante intensa", ressalta Marcos Veríssimo, coordenador do curso na Bio Ritmo. Ele explica que os movimentos variam de acordo com os objetivos dos alunos, mas são sempre acompanhados do gingado típico. Os resultados conquistados pelos praticantes vão além do corpo em forma. "A pessoa que freqüenta as aulas regularmente (de duas a três vezes por semana) fortalece os músculos, melhora a flexibilidade e o alongamento dos tendões e tem mais agilidade e coordenação motora para realizar qualquer movimento", garante o professor. Alternando exercícios aeróbicos e localizados, os capoeiristas ganham também um ótimo condicionamento físico, proporcionando melhoras no sistema cardiorespiratória. As aulas têm duração de uma hora.
Músculos mais trabalhados: Dos braços, ombros e peito.
Dicas do professor: "Para
quem estiver interessado na capoeira, só é preciso vontade de aprender para praticar", garante Marcos, alegando que a capoeira não exclui nenhum biotipo físico.

Jiu-jítsu
Esqueça a fama de mau ou a imagem de garotos fortões, acompanhados de cães raivosos. A luta, indicada para qualquer pessoa que deseja um corpo sarado, tem uma origem muito mais zen do que você imagina. "Os monges budistas idealizaram o jiu-jítsu como uma forma de imobilizar o adversário, não para machucá-lo. As idéias erradas sobre a luta surgiram há pouco tempo e distorcem a filosofia", faz questão de explicar o professor da Bio Ritmo, Luis Roberto Barão. Outro engano é achar que o esporte só serve para atletas. "Tenho alunos empresários, que praticam a luta como lazer".

Na sala de aula: Um trote ao redor do tatame por 5 a 10 minutos serve de aquecimento aos praticantes. Depois disso, é hora de fazer exercícios específicos para cada grupo muscular. Na maioria das vezes, as seqüências aliam certas partes do corpo, como pernas e quadris e, depois, pernas e braços. "Os grupos musculares são trabalhados de acordo com as técnicas ensinadas no dia. Normalmente, ensino duas por aula", explica Luis. Espalhadas por toda a aula, as séries de abdominais também são parte importante no jiu-jítsu. O professor da Bio Ritmo afirma que um abdômen definido é sinônimo de técnica bem aprimorada, já que os praticantes utilizam muito essa parte do corpo para projetar-se sobre o adversário. A cada aula são feitos, no mínimo, mil abdominais. Os rolamentos também são bastante treinados. As aulas, que costumam durar uma hora e meia, terminam com um treinamento das técnicas aprendidas com lutas em dupla.
Músculos mais trabalhados:
Das pernas, dos braços e do abdômen.
Dicas do professor: "Para começar, você precisa de disposição e força mental apenas. O resto é conquistado com a prática".

Continua

Chutes,socos ou chaves de braço,escolha...

Kenpô Havaiano
Unindo as técnicas de diversas artes marciais, o kenpô havaiano é considerado uma luta moderna. "Quem segue essa filosofia acredita que todas as artes marciais são boas e aproveita os aspectos positivos de cada uma delas", esclarece o professor da modalidade na academia Bio Ritmo, Roger Chedid. O objetivo dos praticantes, na maioria das vezes, é aprender a se defender (caneta, revista, cinto e outros objetos simples servem de material para se defender de um agressor). De quebra, os alunos ganham músculos fortalecidos e mente livre do estresse. "Além da força física necessária durante as aulas, os alunos trabalham com meditação", ensina Roger.

Na sala de aula:
Depois do aquecimento, os alunos realizam movimentos de fortalecimento dos músculos inferiores, mesclando técnicas de judô, karatê, aikidô e jiu-jítsu. Roger diz que as pernas e os glúteos são bastante solicitados nesta parte da aula, já que a maioria dos movimentos são chutes. Após essa série, os alunos aprendem técnicas de defesa pessoal, simulando possíveis golpes e defesas em duplas. Os intervalos, muitas flexões de braço e abdominais, seguidos de seqüências de alongamento e meditação no final da aula. "É uma forma de se conscientizar e passar para a mente tudo o que o corpo aprendeu", explica o professor. Todo o esforço, dura, normalmente, uma hora e meia.
Músculos mais trabalhados: Principalmente os das pernas, mas também os dos braços e abdômen.
Dicas do professor:
"Esteja disposto a trabalhar os três poderes do corpo: físico, mental e respiratório".


Tae-Kwon-Dô.
Alta queima de calorias é um dos resultados para quem pratica tae-kwon-dô. Outra vantagem é que, além de enxugar os pneus, você ainda sai da aula relaxado. "A maioria dos movimentos são chutes dados em uma raquete. O barulho que faz é estimulante e faz os alunos aliviarem o estresse também", comenta o professor de tae-kwon-dô da Competiton, Luis Tinquini.

Na sala de aula:
Com duração de uma hora, a aula é composta por repetições de chutes dados ao alto em uma raquete. Luis explica que, em nenhum momento, os praticantes têm contato corporal com outros. "Isso só acontece com colete de proteção e depois de dois anos de treino". A cautela visa a evitar lesões ou acidentes. Os chutes ao alto garantem boa agilidade e flexibilidade para os adeptos do tae-kwon-dô. Alongamentos estáticos também fazem parte do treinamento. E nada de fortalecer somente as pernas. "Enquanto os membros inferiores descansam depois de longas seqüências, é hora dos braços serem trabalhados", diz o professor da Competition.
Músculos mais trabalhados:
Das pernas e glúteos.
Dicas do professor:
"Em três aulas, o aluno já pega o ritmo dos movimentos. Com o treino, conquista o condicionamento físico".

Dicas para engordar no inverno.

Você já deve ter se perguntado por várias vezes porque sentimos tanta fome no inverno?

Pesquisando em revistas e sites, descobri que a resposta a esta fome absurda que sentimos nesta época do ano é muito simples: a temperatura do corpo diminui, e, para se aquecer, o organismo humano gasta mais energia das nossas reservas fazendo com que a gente sinta mais fome.

Para que você não caia na tentação e coma desesperadamente é preciso ter bom senso e moderar na alimentação, porém, sem exageros. Não precisa sair por ai levando apenas uma folha de alface ou de rúcula pendurada no pescoço quando aparecer uma fondue de queijo ou um pacote de pipoca na sua frente. O perigoso é deixar a alimentação equilibrada de lado e transformar as guloseimas em hábito.

Mas, e os fins de semana, onde costumamos dar aquelas famosas fugidinhas e nos deliciar com guloseimas extras? Essas fugas são muito mais comuns do que pensamos e não têm problema nenhum, desde que no dia seguinte você compense com uma alimentação mais balanceada e, se possível, pratique também exercícios físicos.

Vejam abaixo algumas dessas guloseimas que amamos, e que, de repente, podem ser substituídas por algo mais saudável e tão prazerosa quanto elas.

Pipoca: Fiel companheira nos momentos de lazer em frente à TV. Se estourada no óleo vegetal ao invés de margarina ou manteiga, não acaba com os carboidratos do milho e ficam com menos calorias. Outra dica é não carregar no sal, pois ele retém líquido.

Chocolate Quente: Um item imprescindível no inverno. Uma dica para que ele fique com poucas calorias é prepará-lo com leite desnatado e cacau em pó, que, ao contrário dos achocolatados, não contém açúcar e rende mais.

Sopinhas: Pode transformar-se em inimigas se não forem preparadas corretamente. Uma boa opção são caldos como cremes de palmito, aspargos ou milho, que não precisam ser engrossados e são deliciosos e bem menos engordativos.
Torradas e pães: Opte sempre pelos integrais e para acompanhá-las, utilize geléias naturais ou diet, patê de peru ou cream cheese light, mas nunca o requeijão, pois mesmo o light é uma bomba calórica.
Queijos e vinhos: Quem passa o inverno longe dessas delícias, não sabe o que é viver, porém, muita atenção!

O ideal é dar sempre preferência aos queijos brancos, que ficam uma tentação com orégano. Também, não devemos deixar de lado os vinhos, pois o tinto é mais saudável e ajuda a combater o colesterol, à própria gordura e é bem menos calórico que um bom vinho branco.
Bom, seguindo as regras acima, você terá uma vida mais saudável e poderá viver sem culpa, até porque, ela fará você ganhar uns quilinhos a mais.

Prof. de Ed.Física Marcos Paulo Reis

Professor de Educação Física, Marcos Paulo Reis atua em São Paulo há mais de 10 anos. Ele foi técnico da seleção brasileira de triathlon, nas Olimpíadas de Sidney em 2000 e de Athenas em 2004. Considerado um dos maiores treinadores de corrida, triathlon e pedestrianismo, Marcos Paulo também coordena uma assessoria esportiva com cerca de 600 adeptos. Assim como a DeliVitta, ele e sua equipe sempre procuraram proporcionar bem-estar, saúde e qualidade de vida aos clientes. Por este motivo, Marcos Paulo Reis fala a Deli Vitta com exclusividade na entrevista abaixo:

Deli Vitta - Quais são as dicas e os cuidados que as pessoas devem ter ao se exercitar no frio?
Marcos Paulo -
Nós não temos um inverno tão rigoroso como em muitos países o que propicia à prática de exercícios, portanto, não há desculpas para não se exercitar. Mas é bom ter bastante cuidado com as lesões. Outra dica é não relaxar porque o corpo gasta mais energia com o tempo frio. Ele reage para se aquecer e se proteger da temperatura externa. Para repor a energia perdida, naturalmente, a gente sente mais vontade de comer os alimentos quentes e bem calóricos. Para queimar estas calorias e, ao mesmo tempo, ter energia para enfrentar o frio, a pessoas precisam ter cuidado com o corpo, com a alimentação e fazer atividade física.

DV- Quais são os exercícios mais indicados para este período em que estamos?
MP- Sugiro caminhadas de uma hora, três vezes por semana, bicicleta ergométrica também com a mesma freqüência, só que com intensidade de leve para moderada, e outros trabalhos aeróbicos em um ritmo mais baixo. Junto com uma destas atividades combine também a musculação que ajuda muito a queimar calorias.

DV – Para quem relaxou um pouco e agora quer voltar à prática de esportes e para quem resolveu começar alguma atividade física agora, como devem proceder nestes dois casos?
MP
- Bom, para quem está voltando à prática de alguma atividade física depois de um tempo parado, a dica é diminuir a intensidade nas primeiras quatro semanas. Este é o tempo para a pessoa voltar ao condicionamento que estava antes. Perderá peso só a partir da semana. Para quem já não fazia nenhuma atividade antes, esqueça por enquanto a vontade de perder peso! Nos primeiros dois meses a pessoa deve se preocupar em desenvolver um condicionamento físico gradativamente. Ela não pode sentir dor muscular e a cada semana, deve aumentar 10% a intensidade da atividade. Após as seis primeiras semanas, a pessoa poderá começar a pensar em emagrecer.

Continua

Prof. de Ed.Física Marcos Paulo Reis

DV – Ainda há quem relacione atividade física somente como uma forma de conseguir emagrecer?
MP -
Eu poderia ficar horas posicionando a importância do exercício físico em todas as fases da vida. Tudo melhora, mas destacaria três benefícios que o exercício traz, e que são fundamentais para sobrevivência de um ser humano: ajuda a controlar a taxa glicêmica, do colesterol e a freqüência cardíaca.

DV – Como deve ser a alimentação de quem pratica esportes?
MP
- Para mim, a atividade física não tem importância se não for feita junto com uma alimentação equilibrada. Ou seja, um bom resultado depende 50% dos exercícios e 50% da alimentação. Tem gente que acha que por estar fazendo um esporte três vezes por semana pode compensar na alimentação. Não adianta absolutamente nada! Sempre digo que existe um tripé que precisa ser respeitado: o descanso, a alimentação e o treino. Se os três não estiverem em harmonia nada funciona. Não existe evolução de um treino sem descanso porque o corpo não recupera, e muito menos sem uma alimentação adequada porque não há resistência física que agüente.

DV– Como então equilibrar uma atividade física com uma dieta saudável?
MP - A pessoa deve levar em consideração o metabolismo basal que é o número de calorias que precisamos para sobreviver, e somar com o que ela gasta na atividade física. O resultado será o número que aquela pessoa deverá consumir de calorias.
Continua

Prof. de Ed.Física Marcos Paulo Reis

Dicas do Marcos Paulo
Alimentação + Atividade Física para:

Esportistas - Devem consumir carboidrato. Aliás, para qualquer pessoa o carboidrato não deve ser extraído da alimentação e sim controlado. Para o esportista mais ainda porque este é a principal fonte de energia para o músculo.

Executivo (as)
– Sempre é possível achar um tempinho para se exercitar e se alimentar! Uma boa combinação para executivos é o exercício aeróbico com a musculação, três vezes por semana. Use os sábados e domingos com mais um dia da semana. E a alimentação deve acontecer cinco vezes ao dia, sempre.

Jovens -
Esta é uma fase muito importante tanto na área alimentar quanto física. É o momento de estabelecer os hábitos alimentares saudáveis e se exercitar da forma correta, principalmente, na musculação que se for bem feita, pode até corrigir e melhorar a estrutura física de um jovem.

Crianças -
O controle alimentar dos pais têm que ser firme para que os danos não apareçam depois. A melhor opção para iniciá-los na atividade física é as escolinhas de esportes que apresentam diferentes modalidades como judô e natação.

Idosos –
A alimentação deve seguir a orientação de médicos, nutricionistas e de exames clínicos. Ao contrário do que se pensa, o idoso deve fazer musculação para diminuir a osteoporose e isto precisa ser feito com um profissional especializado porque a musculação aqui é muito técnica. As caminhadas são ótimas para produção de cálcio também. Já as atividades na água, como hidroginástica, nem sempre ajudam como imaginamos.

Tai Chi Chuan e Chi Kung - Saúde e Rejuvenescimento.

Exercícios que podem ser também praticados em casa.


Há séculos atrás, antes mesmo do surgimento das técnicas de acupuntura, os Orientais já se dedicavam ao estudo da ciência natural chamada Tao - O caminho da natureza, a base do Budismo e das artes marciais. Os Chineses utilizavam seu conhecimento da natureza para a manutenção da saúde e cura de doenças e estudavam o equilíbrio das forças opostas Yin e Yang no Universo.

Através de meditação e exercícios respiratórios, o Taoísmo descobriu o efeito do que chamaram Qi (ou Chi, ou energia) sobre o nosso organismo, sistemas e órgãos. Em sua visão, a saúde depende da harmonia dos 5 elementos da natureza (madeira, fogo, terra, metal e água), dos 3 tesouros da natureza (Qi da Terra, Qi dos Seres Humanos e Qi Divino) e das 4 estações do ano (primavera, verão, outono e inverno). O princípio básico é aprender como gerar, conservar e canalizar o Qi para a saúde e longevidade.

Existem dois tipos de exercícios para equilíbrio do Qi - o Chi Kung (ou QiGong) e o Tai Chi Chuan. A prática dos exercícios de Tai Chi abre os portões e canais de energia do corpo, auxilia a relaxar os músculos e ligamentos e regula a circulação sanguínea. Os exercícios de Chi Kung auxiliam a gerar, canalizar, conservar, acumular e direcionar a energia para o corpo físico buscando a saúde perfeita.


Existem 15 importantes princípios no aprendizado adequado do Tai Chi e do Chi Kung. Estes princípios são também direcionamentos para um estilo de vida mais saudável e auxiliam a alcançar um estado de existir mais completo e de mais tranqüilidade.

Princípio Qi número - 1
"Aprenda a se desligar dos problemas".

Para facilitar o fluxo de energia em nosso organismo, é necessário aprender a dissolver os bloqueios. Esta prática pode ser realizada sentindo nossos bloqueios emocionais, físicos e mentais como blocos de gelo que podem ser derretidos com o auxílio do Qi. Procure alongar as articulações, músculos e ligamentos ao redor de seus ombros, cotovelos e punhos, movendo-os um a um em círculos, primeiro em uma direção e depois em direção oposta.

Focalize sua atenção no centro de seu estômago (tan-tien), inspire e expire lentamente. Ao inspirar sinta o ar dissolvendo todos os bloqueios em seu corpo e sua mente. Ao expirar, sinta todos os detritos destes bloqueios sendo eliminados.

O objetivo é auxiliar sua mente a se desligar dos problemas e compreender que para saber o que é o Qi, é necessário se tornar uma energia Qi. Problemas necessitam de soluções. Aprender a dissolver a mente tensa e estressada, transformando-a em energia, é o melhor caminho para alcançar um estado receptivo e encontrar a "solução".

Continua




Tai Chi Chuan e Chi Kung - Saúde e Rejuvenescimento.


Princípio Qi número - 2
"Abrace o Negativo /Yin e o Positivo /Yang em você". Como a água envolve o fogo e pode transformá-lo em vapor, o Yin /Negativo e o Yang /Positivo interior podem nos auxiliar a encontrar o equilíbrio. Em um nível físico, esta tensão criativa tem que ser distribuída igualmente conforme o corpo executa os movimentos de Tai Chi e de Chi Kung.

Uma forma de buscar o equilíbrio do Qi é através do círculo de Qi: Com a mente vazia, posicione-se de pé, com os pés paralelos, mas não juntos. Deixe os braços penderem soltos e relaxe-os. Elevando as mãos e os braços, forme um círculo, como se estivesse segurando uma bola. Traga a bola em sua direção ao inspirar. Ao expirar, afaste-a do corpo.Imagine que esta bola é a energia Qi, que você busca equilibrar. Repita o movimento no mínimo 10 vezes. Ao terminar, relaxe novamente os braços ao longo do corpo.

Princípio Qi número - 3
"Ouça as batidas do seu coração e sua respiração". É importante aprender a ouvir as batidas de seu coração e sua respiração. Use seu coração e seu estômago, em cada movimento. Você passa a ser como a água evaporando. Imagine uma energia suave, morna e aveludada à sua volta. Em um nível mental e emocional, busque sentir-se em um estado de receptor da saúde e esvazie sua mente. Alguns chamam este estado de Wu-Chi. É como se você estivesse em um local, completamente sozinho, porém se sentindo ao mesmo tempo completo e preenchido de paz.

Princípio Qi número - 4
"Coordene os movimentos de seu Tan-Tien (centro do estômago)". Seja consistente e suave em seus movimentos. Sua cintura coordena seus membros como um eixo girando uma roda. Como o vento soprando e o fluxo das marés na Natureza, coordene sua respiração com movimentos circulares de seus braços para baixo e para cima, sincronizando-os com sua respiração. Descendendo e expirando, ascendendo e inspirando. Note os movimentos do centro de seu estômago. A água que se evapora cai de volta aos rios e mares em forma de chuva. Este exercício introduz a experiência de unidade cíclica da natureza.

Princípio Qi número - 5
"Medite na imobilidade de cada movimento". Quando não há vento, uma árvore pode parecer imóvel, mas por trás desta imobilidade existem raízes movendo-se vagarosamente e constantemente para buscar nutrientes para alimentar seu tronco, ramos e folhas. Crie uma percepção da energia Qi se elevando dos pés até a cabeça através das pernas, cintura e tronco.Com a prática regular, você pode sentir a energia Qi entrando em seu corpo, sentindo-a fluir através de seus meridianos de energia principais. Os resultados em longo prazo são um fluxo contínuo de paz e plenitude.

Continua

Tai Chi Chuan e Chi Kung - Saúde e Rejuvenescimento.


Princípio Qi número - 6
"Não faça força. Flua com a vida e deixe que a vida flua em você". É como um nadador nadando suavemente na fluidez da água. Uma sensação de liberdade surge conforme você passa a confiar que o esforço é desnecessário na natureza para a transformação de tensões em situações harmônicas. Mova-se com graça. Inspire profunda e lentamente. Se você se esforçar muito para fazer os exercícios respiratórios e movimentos, é como se estivesse forçando uma solução para um problema. Se congelarmos a água ao invés de fervê-la, obteremos cubos de gelo ao invés de água quente para fazer um chá. Relaxe e permita que seu corpo aprenda através da percepção.

Princípio Qi número - 7
"Sinta prazer na Arte de Ser e sinta-se grato por cada pequeno progresso". Algumas vezes somos muito rígidos e não observamos pequenos passos que já conquistamos. Fazendo exercícios de respiração e relaxamento diariamente, progressivamente irá notar diferenças. Diminuindo um pouco seu ritmo, talvez note que sente energia na palma de suas mãos hoje e que ontem somente sentia na ponta dos dedos. Isto é porque talvez hoje você já tenha conseguido relaxar um pouco mais e esteja mais receptivo. Cada passo é composto de muitos pequenos passos. Uma atitude de gratidão pelo sucesso também encoraja o fluxo de Qi no sistema nervoso e imunológico de nosso corpo.

Princípio Qi número - 8
"Transforme-se em uma fonte de Qi através do sorriso". Existem diferentes profundidades no estudo e experiências sobre a energia Qi. Sorrir para nossos órgãos internos é uma parte essencial para o sucesso da saúde com o Qi. Não apenas movendo os músculos e ligamentos, mas experienciando a energia vital fluindo através da medula espinhal e trazendo esta energia para o centro de seu ser. Sorrir auxilia o crescimento de novas células brancas e reforça o sistema imunológico e nervoso.

Princípio Qi número - 9
"Transforme o estresse e conserve a energia Qi em seus órgãos internos". Qualquer exercício de relaxamento e de absorção de Qi tem que ter como objetivo manter a energia Qi em seu corpo. Aprenda como absorver o Qi da Terra e reuni-lo ao seu próprio e ao Qi Divino em seus movimentos físicos. Uma ostra forma uma pérola de uma particular estranha que entra em sua concha e gera uma irritação. O mecanismo de defesa da ostra envolve a particular com nácar (madrepérola) para remover a irritação e isolar a partícula de seu organismo. Similarmente, os exercícios de Tai Chi e Chi Kung transformam as tensões e as situações indesejadas em forças-pérola em saúde. A energia Qi unida a uma dieta balanceada pode rejuvenescer o fígado, a vesicular biliar, o intestino Delgado, o baço, o estômago, os pulmões, o intestino grosso, os rins e a bexiga.

Princípio Qi número - 10
"Use a energia Qi para se elevar para se aterrar". Assim como a energia (Qi) pode ascender, ela pode descender. Como a luz do sol combinada com a chuva pode trazer vida a terra, os exercícios de absorção e manutenção de Qi podem nos tornar receptivos às mais elevadas aspirações e ao mesmo tempo nos fazer sentir com "os pés no chão".

Continua

Tai Chi Chuan e Chi Kung - Saúde e Rejuvenescimento.




Princípio Qi número - 11
"
Use o Qi para purificar e transportar vitalidade para qualquer parte de seu corpo que esteja necessitando". O fato de que nosso corpo é composto em mais de 70% de líquidos, nos facilita a conexão com a energia Qi. Assim como a água é um perfeito condutor de eletricidade, nosso sistema circulatório também pode atuar como um condutor da energia Qi. Em alguns exercícios de Chi Kung, por exemplo, você pode aprender a transportar a energia através do meridiano do fígado e do sistema circulatório para auxiliar seu corpo a se desintoxicar e se purificar.

Princípio Qi números - 12 a 15
"Siga o ritmo das quatro estações". O coração, de acordo com os antigos Orientais, é o regulador do corpo e o governador da circulação sanguínea. O sangue passa por quatro fases que podem ser comparadas às quatro estações da natureza. O coração e as veias passam pelas fases de nascimento de novas células (primavera), expansão (verão), distribuição de nutrientes (outono) e contração (inverno). O respeito, a estas regras na alimentação, movimentos e descanso de nosso corpo, acompanham a sabedoria da natureza e melhoram a qualidade de nossa vida diária.

Os Benefícios

Dependendo do tipo de doença ou dificuldade, combinações de diferentes exercícios respiratórios e movimentos podem ser aplicáveis. Em geral, os exercícios de Tai Chi Chuan e Chi Kung são benéficos em problemas respiratórios, artrite, depressão, desordens nervosas moderadas, pressão arterial elevada, impotência, dores de cabeça e problemas da coluna.


Equilibram, também, o sistema hormonal, liberam as toxinas e reforçam o sistema imunológico. Auxiliam no processo de cura de problemas do estômago, intestinos, rins, fígado e coração. É benéfico a pessoas que queiram melhorar seu senso de equilíbrio, melhorar o apetite e ter uma vida mais centrada.

Importantes pesquisas realizadas na China, desde 1958, têm confirmado os benefícios destas duas práticas. As Academias Médicas de Shangai e Tangshan têm documentado resultados extraordinários no uso do Tai Chi e do Chi Kung no auxílio a pacientes com problemas no estômago, intestinos e sistemas respiratório e nervoso.


Em 1996, o Journal of the American Geriatric Society, publicou um relatório, contendo os resultados de uma pesquisa que durou três anos. Estes resultados indicaram que os exercícios de Tai Chi auxiliam na redução dos riscos de morte em pessoas da 3ª idade por problemas circulatórios, respiratórios e digestivos.

Reflexologia dos Pés:Qual o verdadeiro potencial?

A reflexologia é uma poderosa terapia que pode proporcionar efeitos prolongados na saúde e no bem-estar. Erroneamente descrita como uma massagem nos pés, a reflexologia é, muitas vezes, incompreendida, porque aos olhos de um leigo, dá a impressão de ser uma manipulação aleatória. Embora seu poder de relaxamento seja extremamente positivo, não é somente através dele que são obtidos os melhores resultados terapêuticos.

Como a Reflexologia funciona?
Os pontos reflexos nos pés e mãos se conectam com todos os sistemas do corpo. A conexão não é cientificamente validada, embora este relacionamento seja consistentemente verificado na prática. Em tese, esta conexão pode se dar ou através dos canais de energia sutil de nosso corpo ou através do sistema nervoso central.

Em 1890, o presidente da Sociedade Britânica de Neurologia, Sir Henry, provou que existe uma íntima relação entre a pele e os órgãos internos. Ele verificou que uma ação reflexa pode ser produzida através da manipulação de nervos superficiais, e que, a ação reflexa pode ocorrer em locais distantes ao estímulo.

Na prática, independentemente de qual teoria esteja correta, podemos verificar, que a manipulação de determinadas áreas nesses micro-sistemas (pés, mãos, orelhas, nariz, face) refletem em sensações e estímulos que produzem melhoria em diversas situações de adoecimento.

Um tipo de acupressura (pressão com os dedos), estimula os reflexos. O nível de pressão é correspondente ao histórico do paciente, vitalidade, idade e estrutura do pé. Em alguns locais, esta manipulação pode ser efetuada com mais delicadeza e, em outros, com mais vigor. Isto também varia, de acordo com cada caso. A avaliação das respostas aos estímulos também faz parte da identificação das desordens na saúde, traumas sofridos ou estresse, de uma maneira geral.

Continua

Reflexologia dos Pés:Qual o verdadeiro potencial?

Clique na imagem para vê-la e tamanho maior




De acordo com estudos mais recentes, a área correspondente aos olhos, por exemplo, é mais reativa quando em se tratando de pessoas que se utilizam muito do computador, a região ciática reage quando o paciente trabalha muitas horas de pé e assim por diante. A pessoa pode não possuir nenhum sintoma, porém, agindo como um sistema de advertência, esta terapia tem um papel importante na prevenção de prováveis problemas de saúde futuros.

A pele fornece um vasto campo de respostas sensoriais e o toque é uma forma de comunicação que pode provocar o alívio de emoções há muito guardadas. Estes "detergentes" emocionais auxiliam doentes a se re-equilibrarem. A reflexologia é conhecida por reduzir os níveis de estresse mental e físico. Ela pode ser prazerosamente relaxante e estes efeitos são cumulativos.

Ela relaxa as tensões musculares e com a evolução do tratamento, este estado de relaxamento se instaura, melhorando a circulação sanguínea e linfática. Pode haver uma melhora funcional também no sistema neuro-endócrino e no processo de homeostase orgânica. As toxinas são removidas e as forças inatas de cura de nosso corpo são reativadas, de acordo com as condições de regeneração de cada indivíduo.

Alguns dos aspectos não-específicos do tratamento giram em torno de empatia, cuidado e confiança mútua entre o terapeuta e o paciente. A habilidade de se comunicar é imprescindível no relacionamento terapêutico. Também é importante que fiquem claras as limitações e possíveis resultados da terapia.

Os terapeutas precisam olhar a situação sob a perspectiva do paciente. Uma dúvida comum entre as pessoas que buscam este tipo de tratamento é o fato de seus sentimentos não serem controlados. Os pacientes precisam ser envolvidos em seus próprios processos de cura e encorajados a fazer mudanças significativas em suas vidas.