domingo, 8 de julho de 2007

Reflexologia dos Pés:Qual o verdadeiro potencial?

A reflexologia é uma poderosa terapia que pode proporcionar efeitos prolongados na saúde e no bem-estar. Erroneamente descrita como uma massagem nos pés, a reflexologia é, muitas vezes, incompreendida, porque aos olhos de um leigo, dá a impressão de ser uma manipulação aleatória. Embora seu poder de relaxamento seja extremamente positivo, não é somente através dele que são obtidos os melhores resultados terapêuticos.

Como a Reflexologia funciona?
Os pontos reflexos nos pés e mãos se conectam com todos os sistemas do corpo. A conexão não é cientificamente validada, embora este relacionamento seja consistentemente verificado na prática. Em tese, esta conexão pode se dar ou através dos canais de energia sutil de nosso corpo ou através do sistema nervoso central.

Em 1890, o presidente da Sociedade Britânica de Neurologia, Sir Henry, provou que existe uma íntima relação entre a pele e os órgãos internos. Ele verificou que uma ação reflexa pode ser produzida através da manipulação de nervos superficiais, e que, a ação reflexa pode ocorrer em locais distantes ao estímulo.

Na prática, independentemente de qual teoria esteja correta, podemos verificar, que a manipulação de determinadas áreas nesses micro-sistemas (pés, mãos, orelhas, nariz, face) refletem em sensações e estímulos que produzem melhoria em diversas situações de adoecimento.

Um tipo de acupressura (pressão com os dedos), estimula os reflexos. O nível de pressão é correspondente ao histórico do paciente, vitalidade, idade e estrutura do pé. Em alguns locais, esta manipulação pode ser efetuada com mais delicadeza e, em outros, com mais vigor. Isto também varia, de acordo com cada caso. A avaliação das respostas aos estímulos também faz parte da identificação das desordens na saúde, traumas sofridos ou estresse, de uma maneira geral.

Continua

Nenhum comentário: