domingo, 8 de julho de 2007

Chutes,socos ou chaves de braço,escolha...

Capoeira.
Ao som do berimbau, os adeptos da capoeira fortalecem todo o corpo. Criado por por descendentes africanos em terras brasileiras, o jogo simula os movimentos dos animais. O gingado da luta, disfarçada de dança, e a versatilidade da técnica ganhou espaço pelo mundo. Hoje em dia, a capoeira já é ensinada, com diferentes objetivos, em 170 países.

Na sala de aula: "Como aula de fitness, a capoeira se transforma em uma atividade corporal bastante intensa", ressalta Marcos Veríssimo, coordenador do curso na Bio Ritmo. Ele explica que os movimentos variam de acordo com os objetivos dos alunos, mas são sempre acompanhados do gingado típico. Os resultados conquistados pelos praticantes vão além do corpo em forma. "A pessoa que freqüenta as aulas regularmente (de duas a três vezes por semana) fortalece os músculos, melhora a flexibilidade e o alongamento dos tendões e tem mais agilidade e coordenação motora para realizar qualquer movimento", garante o professor. Alternando exercícios aeróbicos e localizados, os capoeiristas ganham também um ótimo condicionamento físico, proporcionando melhoras no sistema cardiorespiratória. As aulas têm duração de uma hora.
Músculos mais trabalhados: Dos braços, ombros e peito.
Dicas do professor: "Para
quem estiver interessado na capoeira, só é preciso vontade de aprender para praticar", garante Marcos, alegando que a capoeira não exclui nenhum biotipo físico.

Jiu-jítsu
Esqueça a fama de mau ou a imagem de garotos fortões, acompanhados de cães raivosos. A luta, indicada para qualquer pessoa que deseja um corpo sarado, tem uma origem muito mais zen do que você imagina. "Os monges budistas idealizaram o jiu-jítsu como uma forma de imobilizar o adversário, não para machucá-lo. As idéias erradas sobre a luta surgiram há pouco tempo e distorcem a filosofia", faz questão de explicar o professor da Bio Ritmo, Luis Roberto Barão. Outro engano é achar que o esporte só serve para atletas. "Tenho alunos empresários, que praticam a luta como lazer".

Na sala de aula: Um trote ao redor do tatame por 5 a 10 minutos serve de aquecimento aos praticantes. Depois disso, é hora de fazer exercícios específicos para cada grupo muscular. Na maioria das vezes, as seqüências aliam certas partes do corpo, como pernas e quadris e, depois, pernas e braços. "Os grupos musculares são trabalhados de acordo com as técnicas ensinadas no dia. Normalmente, ensino duas por aula", explica Luis. Espalhadas por toda a aula, as séries de abdominais também são parte importante no jiu-jítsu. O professor da Bio Ritmo afirma que um abdômen definido é sinônimo de técnica bem aprimorada, já que os praticantes utilizam muito essa parte do corpo para projetar-se sobre o adversário. A cada aula são feitos, no mínimo, mil abdominais. Os rolamentos também são bastante treinados. As aulas, que costumam durar uma hora e meia, terminam com um treinamento das técnicas aprendidas com lutas em dupla.
Músculos mais trabalhados:
Das pernas, dos braços e do abdômen.
Dicas do professor: "Para começar, você precisa de disposição e força mental apenas. O resto é conquistado com a prática".

Continua

Nenhum comentário: