domingo, 8 de julho de 2007

Dicas para engordar no inverno.

Você já deve ter se perguntado por várias vezes porque sentimos tanta fome no inverno?

Pesquisando em revistas e sites, descobri que a resposta a esta fome absurda que sentimos nesta época do ano é muito simples: a temperatura do corpo diminui, e, para se aquecer, o organismo humano gasta mais energia das nossas reservas fazendo com que a gente sinta mais fome.

Para que você não caia na tentação e coma desesperadamente é preciso ter bom senso e moderar na alimentação, porém, sem exageros. Não precisa sair por ai levando apenas uma folha de alface ou de rúcula pendurada no pescoço quando aparecer uma fondue de queijo ou um pacote de pipoca na sua frente. O perigoso é deixar a alimentação equilibrada de lado e transformar as guloseimas em hábito.

Mas, e os fins de semana, onde costumamos dar aquelas famosas fugidinhas e nos deliciar com guloseimas extras? Essas fugas são muito mais comuns do que pensamos e não têm problema nenhum, desde que no dia seguinte você compense com uma alimentação mais balanceada e, se possível, pratique também exercícios físicos.

Vejam abaixo algumas dessas guloseimas que amamos, e que, de repente, podem ser substituídas por algo mais saudável e tão prazerosa quanto elas.

Pipoca: Fiel companheira nos momentos de lazer em frente à TV. Se estourada no óleo vegetal ao invés de margarina ou manteiga, não acaba com os carboidratos do milho e ficam com menos calorias. Outra dica é não carregar no sal, pois ele retém líquido.

Chocolate Quente: Um item imprescindível no inverno. Uma dica para que ele fique com poucas calorias é prepará-lo com leite desnatado e cacau em pó, que, ao contrário dos achocolatados, não contém açúcar e rende mais.

Sopinhas: Pode transformar-se em inimigas se não forem preparadas corretamente. Uma boa opção são caldos como cremes de palmito, aspargos ou milho, que não precisam ser engrossados e são deliciosos e bem menos engordativos.
Torradas e pães: Opte sempre pelos integrais e para acompanhá-las, utilize geléias naturais ou diet, patê de peru ou cream cheese light, mas nunca o requeijão, pois mesmo o light é uma bomba calórica.
Queijos e vinhos: Quem passa o inverno longe dessas delícias, não sabe o que é viver, porém, muita atenção!

O ideal é dar sempre preferência aos queijos brancos, que ficam uma tentação com orégano. Também, não devemos deixar de lado os vinhos, pois o tinto é mais saudável e ajuda a combater o colesterol, à própria gordura e é bem menos calórico que um bom vinho branco.
Bom, seguindo as regras acima, você terá uma vida mais saudável e poderá viver sem culpa, até porque, ela fará você ganhar uns quilinhos a mais.

Nenhum comentário: