domingo, 8 de julho de 2007

Tai Chi Chuan e Chi Kung - Saúde e Rejuvenescimento.




Princípio Qi número - 11
"
Use o Qi para purificar e transportar vitalidade para qualquer parte de seu corpo que esteja necessitando". O fato de que nosso corpo é composto em mais de 70% de líquidos, nos facilita a conexão com a energia Qi. Assim como a água é um perfeito condutor de eletricidade, nosso sistema circulatório também pode atuar como um condutor da energia Qi. Em alguns exercícios de Chi Kung, por exemplo, você pode aprender a transportar a energia através do meridiano do fígado e do sistema circulatório para auxiliar seu corpo a se desintoxicar e se purificar.

Princípio Qi números - 12 a 15
"Siga o ritmo das quatro estações". O coração, de acordo com os antigos Orientais, é o regulador do corpo e o governador da circulação sanguínea. O sangue passa por quatro fases que podem ser comparadas às quatro estações da natureza. O coração e as veias passam pelas fases de nascimento de novas células (primavera), expansão (verão), distribuição de nutrientes (outono) e contração (inverno). O respeito, a estas regras na alimentação, movimentos e descanso de nosso corpo, acompanham a sabedoria da natureza e melhoram a qualidade de nossa vida diária.

Os Benefícios

Dependendo do tipo de doença ou dificuldade, combinações de diferentes exercícios respiratórios e movimentos podem ser aplicáveis. Em geral, os exercícios de Tai Chi Chuan e Chi Kung são benéficos em problemas respiratórios, artrite, depressão, desordens nervosas moderadas, pressão arterial elevada, impotência, dores de cabeça e problemas da coluna.


Equilibram, também, o sistema hormonal, liberam as toxinas e reforçam o sistema imunológico. Auxiliam no processo de cura de problemas do estômago, intestinos, rins, fígado e coração. É benéfico a pessoas que queiram melhorar seu senso de equilíbrio, melhorar o apetite e ter uma vida mais centrada.

Importantes pesquisas realizadas na China, desde 1958, têm confirmado os benefícios destas duas práticas. As Academias Médicas de Shangai e Tangshan têm documentado resultados extraordinários no uso do Tai Chi e do Chi Kung no auxílio a pacientes com problemas no estômago, intestinos e sistemas respiratório e nervoso.


Em 1996, o Journal of the American Geriatric Society, publicou um relatório, contendo os resultados de uma pesquisa que durou três anos. Estes resultados indicaram que os exercícios de Tai Chi auxiliam na redução dos riscos de morte em pessoas da 3ª idade por problemas circulatórios, respiratórios e digestivos.

Nenhum comentário: