domingo, 8 de julho de 2007

Prof. de Ed.Física Marcos Paulo Reis

DV – Ainda há quem relacione atividade física somente como uma forma de conseguir emagrecer?
MP -
Eu poderia ficar horas posicionando a importância do exercício físico em todas as fases da vida. Tudo melhora, mas destacaria três benefícios que o exercício traz, e que são fundamentais para sobrevivência de um ser humano: ajuda a controlar a taxa glicêmica, do colesterol e a freqüência cardíaca.

DV – Como deve ser a alimentação de quem pratica esportes?
MP
- Para mim, a atividade física não tem importância se não for feita junto com uma alimentação equilibrada. Ou seja, um bom resultado depende 50% dos exercícios e 50% da alimentação. Tem gente que acha que por estar fazendo um esporte três vezes por semana pode compensar na alimentação. Não adianta absolutamente nada! Sempre digo que existe um tripé que precisa ser respeitado: o descanso, a alimentação e o treino. Se os três não estiverem em harmonia nada funciona. Não existe evolução de um treino sem descanso porque o corpo não recupera, e muito menos sem uma alimentação adequada porque não há resistência física que agüente.

DV– Como então equilibrar uma atividade física com uma dieta saudável?
MP - A pessoa deve levar em consideração o metabolismo basal que é o número de calorias que precisamos para sobreviver, e somar com o que ela gasta na atividade física. O resultado será o número que aquela pessoa deverá consumir de calorias.
Continua

Nenhum comentário: