domingo, 8 de julho de 2007

Tai Chi Chuan e Chi Kung - Saúde e Rejuvenescimento.


Princípio Qi número - 2
"Abrace o Negativo /Yin e o Positivo /Yang em você". Como a água envolve o fogo e pode transformá-lo em vapor, o Yin /Negativo e o Yang /Positivo interior podem nos auxiliar a encontrar o equilíbrio. Em um nível físico, esta tensão criativa tem que ser distribuída igualmente conforme o corpo executa os movimentos de Tai Chi e de Chi Kung.

Uma forma de buscar o equilíbrio do Qi é através do círculo de Qi: Com a mente vazia, posicione-se de pé, com os pés paralelos, mas não juntos. Deixe os braços penderem soltos e relaxe-os. Elevando as mãos e os braços, forme um círculo, como se estivesse segurando uma bola. Traga a bola em sua direção ao inspirar. Ao expirar, afaste-a do corpo.Imagine que esta bola é a energia Qi, que você busca equilibrar. Repita o movimento no mínimo 10 vezes. Ao terminar, relaxe novamente os braços ao longo do corpo.

Princípio Qi número - 3
"Ouça as batidas do seu coração e sua respiração". É importante aprender a ouvir as batidas de seu coração e sua respiração. Use seu coração e seu estômago, em cada movimento. Você passa a ser como a água evaporando. Imagine uma energia suave, morna e aveludada à sua volta. Em um nível mental e emocional, busque sentir-se em um estado de receptor da saúde e esvazie sua mente. Alguns chamam este estado de Wu-Chi. É como se você estivesse em um local, completamente sozinho, porém se sentindo ao mesmo tempo completo e preenchido de paz.

Princípio Qi número - 4
"Coordene os movimentos de seu Tan-Tien (centro do estômago)". Seja consistente e suave em seus movimentos. Sua cintura coordena seus membros como um eixo girando uma roda. Como o vento soprando e o fluxo das marés na Natureza, coordene sua respiração com movimentos circulares de seus braços para baixo e para cima, sincronizando-os com sua respiração. Descendendo e expirando, ascendendo e inspirando. Note os movimentos do centro de seu estômago. A água que se evapora cai de volta aos rios e mares em forma de chuva. Este exercício introduz a experiência de unidade cíclica da natureza.

Princípio Qi número - 5
"Medite na imobilidade de cada movimento". Quando não há vento, uma árvore pode parecer imóvel, mas por trás desta imobilidade existem raízes movendo-se vagarosamente e constantemente para buscar nutrientes para alimentar seu tronco, ramos e folhas. Crie uma percepção da energia Qi se elevando dos pés até a cabeça através das pernas, cintura e tronco.Com a prática regular, você pode sentir a energia Qi entrando em seu corpo, sentindo-a fluir através de seus meridianos de energia principais. Os resultados em longo prazo são um fluxo contínuo de paz e plenitude.

Continua

Nenhum comentário: