domingo, 8 de julho de 2007

Reflexologia dos Pés:Qual o verdadeiro potencial?

Clique na imagem para vê-la e tamanho maior




De acordo com estudos mais recentes, a área correspondente aos olhos, por exemplo, é mais reativa quando em se tratando de pessoas que se utilizam muito do computador, a região ciática reage quando o paciente trabalha muitas horas de pé e assim por diante. A pessoa pode não possuir nenhum sintoma, porém, agindo como um sistema de advertência, esta terapia tem um papel importante na prevenção de prováveis problemas de saúde futuros.

A pele fornece um vasto campo de respostas sensoriais e o toque é uma forma de comunicação que pode provocar o alívio de emoções há muito guardadas. Estes "detergentes" emocionais auxiliam doentes a se re-equilibrarem. A reflexologia é conhecida por reduzir os níveis de estresse mental e físico. Ela pode ser prazerosamente relaxante e estes efeitos são cumulativos.

Ela relaxa as tensões musculares e com a evolução do tratamento, este estado de relaxamento se instaura, melhorando a circulação sanguínea e linfática. Pode haver uma melhora funcional também no sistema neuro-endócrino e no processo de homeostase orgânica. As toxinas são removidas e as forças inatas de cura de nosso corpo são reativadas, de acordo com as condições de regeneração de cada indivíduo.

Alguns dos aspectos não-específicos do tratamento giram em torno de empatia, cuidado e confiança mútua entre o terapeuta e o paciente. A habilidade de se comunicar é imprescindível no relacionamento terapêutico. Também é importante que fiquem claras as limitações e possíveis resultados da terapia.

Os terapeutas precisam olhar a situação sob a perspectiva do paciente. Uma dúvida comum entre as pessoas que buscam este tipo de tratamento é o fato de seus sentimentos não serem controlados. Os pacientes precisam ser envolvidos em seus próprios processos de cura e encorajados a fazer mudanças significativas em suas vidas.


Nenhum comentário: