quinta-feira, 5 de abril de 2007

Fique atento quanto para manter a saúde do corpo:


Fique atento quanto manter a saúde do corpo e a opção por contratar os serviços de academias de ginástica. A seguir alguns conselhos do Procon - SP para escolher sua academia de ginástica:


- Prefira uma academia próxima a sua casa ou local de trabalho para não ser vencido pela preguiça e assim faltar em aulas que já estejam pagas (geralmente este dinheiro não é devolvido);


- Não se impressione, com a sofisticação do local, os estabelecimentos mais simples também podem possuir excelentes profissionais;


- Certifique-se da existência de um departamento de avaliação física (serviço cobrado à parte) e também da variedade de horários, modalidades e níveis técnicos, para assim, casar sua disponibilidade e preparo físico;


- Fique atento à ventilação do espaço físico e à higiene do local, principalmente o banheiro;

- Especule se os professores são capacitados e atualizados em tudo o que acontece no campo de ginástica. Para isso visite outras academias, assistindo aulas e perguntando para conhecidos que já utilizam os serviços;


- Peça para fazer uma aula teste.


Postado por: S.Bernardelli

O que academia oferece:










Aerobox aula que simula os movimentos das artes marciais (Box, karatê, Tae kwon do) com a finalidade de desenvolver um trabalho cardiovascular e aeróbico de alta intensidade, tonificando a musculatura, melhorando a coordenação e a auto-estima.

Circuito Trabalha a flexibilidade, as capacidades aeróbia e anaeróbia e todas as outras valências físicas acima por incluir mais movimentos combinados.

Capoeira: a capoeira é uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e brincadeira e brincadeira.Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complicados, feitos com frequência junto ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes uma forte componente ginástico - acrobático. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.

"AERO JUMP" - é um exercício efetivo que reduz a gordura corporal, enrijece seus braços, pernas, coxas, abdômen e glúteos, aumenta sua agilidade, fortalece seus músculos globalmente, melhora o sistema cárdio pulmonar, rejuvenesce o seu corpo quando está cansado e geralmente melhora o estado de saúde mental e físico.

A ginástica localizada – Conforme o método a ser utilizado pode-se gastar muitas calorias melhorando a força, a resistência muscular localizada e a flexibilidade. Portanto, a ginástica não se resume apenas à localizada como possa para alguns parecer.

Rebuscando os alfarrábios sabe-se que a ginástica vem da Pré-história onde a atividade física era uma questão de sobrevivência decorrente da necessidade de atacar, defender, caçar, pescar e etc. Depois de afirmar-se na Antiguidade a ginástica estacionou na Idade Média fundamentando-se na Idade Moderna e sistematizando-se nos primórdios da Idade Contemporânea segundo Ramos (1982). A partir de 1800, Era Industrial, a ginástica passou a ter também uma conotação de saúde sendo capaz de corrigir vícios posturais decorrentes do trabalho. A evolução desse segmento é a ginástica laboral. Hoje, em algumas academias, em nome de uma “suposta” criatividade e luta desesperada de conquista de novos clientes inventa-se de tudo e misturam-se vários tipos de ginásticas. Umas até dão certo, mas outras faltam fundamentação teórica em algo mais concreto. Uma delas é uma aula apelidada de “Super Abdominal” com duração de 30 a 45 minutos.

O aluno não consegue ser assíduo o suficiente para suportar uma aula dessas por mais de três meses por uma razão muito simples. È impossível não se tornar enfadonho e repetitivo. Ou seja, no popular... 'Um saco'!

O grupo muscular do abdome responde ao treinamento tradicional objetivando força, resistência muscular localizada e ou hipertrofia. O abdome é uma parte do corpo que incomoda... E muito.
Entretanto não é preciso ter um do tipo "tanquinho" e a importância deveria ser dada não à estética, mas à saúde, a principal função.


























































































































































Musculação


- Definir nossa musculatura e ajudar-nos a redefini-la.
- Manter nossa pele esticada (já reparou como o emagrecimento e perda de peso sem haver tonificação, resulta em perda de elasticidade?).
- Ajudar a manter nossa força funcional para atividades cotidianas e esportes.
- Ajudar a aliviar os sintomas de artrite ao fortalecer os músculos que dão suporte que envolvem nossas articulações.
- Aumentar a densidade óssea.
- Melhorar a postura.
- Prevenir dores nas costas.
- Ajudar a elevar a taxa metabólica (então podemos comer um pouco mais e manter nosso peso mais facilmente).

- Melhorar a circulação. Sim, a musculação nos membros inferiores do nosso corpo ajuda o sangue a retornar ao coração (músculos da perna fortes contraem durante o movimento ajudando a empurrar o fluxo sangüíneo e volta para o coração).


Estudos também sugerem que a musculação é útil para diminuir a pressão sangüínea. Estes são apenas alguns dos benefícios importantes do trabalho de musculação consistente.
O "American Institute for Cancer Research" também recomenda que mantenhamos os nossos ganho de peso durante a vida adulta abaixo de 5 kg para diminuir o risco de câncer. É por isso que eles adicionaram a musculação às suas recomendações.

Exercícios de Alongamento


Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio. É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.


Certo
- Respirar suavemente.
- Alongar os músculos de forma lenta e calma.
- Procurar manter uma boa postura.
- Manter cada alongamento por
10 a 15 segundos
.


Errado
- Fazer os exercícios apressadamente.
- Alongar os músculos de forma abrupta ou dando solavancos.
- Alongar até sentir dor.
- Prender a respiração enquanto alonga.



Os benefícios do alongamento.

Relaxar o corpo, ter uma postura correta, melhorar a circulação sangüínea e acabar com dores musculares e até cólicas menstruais.


Esses são alguns dos benefícios que, segundo os especialistas, podem ser conseguidos com a prática de alongamento, que é composto por uma série de exercícios de movimento estático, que trabalha a musculatura e postura corporal na parte cervical, coluna, membros e regiões pélvico, torácica e lombar.


A musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta. O alongamento vai justamente relaxar o stress muscular, causado por um trabalho repetitivo ou exercícios como ciclismo ou musculação. "O corpo, após as diversas atividades do dia, tem a necessidade de passar por uma sessão de relaxamento, o que vai trazer o equilíbrio do corpo e da mente", explica.


Os benefícios maiores são a postura correta, flexibilidade e facilidade para realizar exercícios, como caminhar. Com o alongamento a dor na coluna é amenizada realizando as atividades com mais facilidade. Qualquer pessoa pode e deve fazer alongamento. O melhor horário para se fazer os exercícios é de manhã.


"Nesse horário o corpo está vindo de horas de relaxamento provocadas pelo sono, se preparando para iniciar um dia de atividades", mas para as pessoas que têm um dia de trabalho muito repetitivo e de má postura, como usuários de computador ou dentistas, o ideal é que também se faça alongamento após o trabalho.


Cuidados

Para manter uma boa postura e os músculos flexíveis, é importante fazer diariamente uma série de exercícios de alongamento.


Os exercícios de alongamento são especialmente importantes para pessoas que precisam manter uma determinada postura por um tempo prolongado, executando tarefas repetitivas. É o caso de pessoas que trabalham em terminais de computador ou executando tarefas que requerem precisão, tais como: dentistas, desenhistas, cirurgiões, operários de montagem, etc.


Para pessoas que praticam algum tipo de esporte, fazer exercícios de alongamento antes e depois da prática esportiva prepara os músculos para a atividade muscular, ajudando na prevenção de lesões como estiramentos musculares, entorses, dores nas costas e articulações.

Condicionamento


A manutenção de uma atividade física regular é importante para manter as aptidões físicas e conservar a saúde, preservando a qualidade de vida. Caminhadas, natação, hidroginástica, tai-chi-shuan entre outras, são exemplos de atividades físicas consideradas adequadas.


Um ponto importante que deve ser considerado em todas as modalidades de exercícios é fazer uma série de exercícios de alongamento e aquecimento antes de iniciar sua atividade física, e a mesma série quando termina.


Obs: Use roupas e calçados adequados e execute os movimentos de forma correta, com boa postura, em cada exercício.


Se você estiver começando a se exercitar e não está acostumado a fazer exercícios, comece com períodos curtos e vá aumentando vagarosamente. O tempo ideal para uma modalidade de exercício e de
30 a 40 minutos, numa freqüência de três vezes por semana.


Para manter uma coluna saudável, o exercício físico deve fazer parte de sua vida. Para quem tem problema de coluna, uma programação de exercícios para a coluna deve fazer parte de sua vida, infinitamente.

A prática regular de exercícios físicos promove uma melhora na sua qualidade de vida.

A prática de atividades físicas regulares prescritas por um profissional de Educação Física capacitado pode trazer significativos benefícios ao organismo do homem. Estes benefícios vão desde a melhora da auto-estima, estado de ânimo e bem estar, passando por modificações estéticas, e melhora em diversos sistemas do organismo como:


- respiratório, cardiovascular, endócrino e até mesmo o imunológico, aumentando a capacidade de defesa do organismo contra infecções oportunistas. Estas atividades físicas são prescritas de acordo com as condições físicas e sociais do indivíduo, seu estado de saúde, seu estilo de vida, características pessoais e motivacionais.


-Toda rotina de exercícios deve ser progressiva de forma que o corpo se adapte às novas exigências metabólicas, musculares, respiratórias e articulares.


As pessoas fazem exercícios físicos regulares com diversos propósitos e um dos mais nobres e procurados é a aquisição de um bom condicionamento cardiovascular e respiratório e como conseqüência disso, melhoram a qualidade de sua vida. É o que muitos denominam de condicionamento físico.


Estas atividades físicas podem ser praticadas em meio líquido, como a natação, hidroginástica e caminhadas aquáticas; em bicicleta, tais como passeios ao ar livre ou ainda em bicicletas estacionárias; ou ainda, caminhadas, trotes e corridas em esteira ou piso fixo.


Além destas atividades mais tradicionais, ganhos importantes na condição respiratória, cardíaca, vascular, muscular e óssea podem ser obtidos através da dança. Muitos estudos demonstraram que há um aumento significativo de massa óssea (densidade óssea) através da prática de danças, evitando assim a osteoporose.

Com a prática regular e progressiva de exercícios físicos, o indivíduo pode obter os seguintes benefícios fisiológicos:



- Melhora da força do coração para bombear mais sangue para o corpo com menos esforço;
- Sua freqüência cardíaca de repouso diminui;
- Melhora a vascularização do coração e dos músculos esqueléticos;
- Melhora da capacidade respiratória;
- Perda de gordura;
- Redução significativa de triglicérides e colesterol;
- Aumenta a força dos músculos do corpo e a resistência dos ossos;
- Favorece a digestão e os processos de eliminação;
- Promove melhor controle dos diabetes e outras doenças metabólicas e cardiovasculares;
- Melhora a qualidade do sono;
- Melhora o rendimento intelectual;
- Melhora a eficiência do sistema imunológico.

Para permanecer condicionado e manter os benefícios fisiológicos, motivacionais e estéticos adquiridos, deve-se manter um nível de atividade moderado de pelo menos três vezes por semana por pelo menos 30 a 45 minutos de atividade aeróbia, como caminhadas, trotes, corridas, andar de bicicleta, natação, hidroginástica e dança; e complementar esta rotina de exercícios aeróbios com exercícios de flexibilidade, força e resistência muscular.

Um ótimo controle de sua atividade física aeróbia é mensurar a freqüência cardíaca regularmente durante a sua rotina de exercícios. O esforço feito por cada indivíduo durante a prática de exercícios não deve ser medido pelo suor ou pelos desconfortos e sim pela freqüência cardíaca medida em 15 segundos no punho ou pescoço.

Para iniciantes, deve-se considerar como esforço ideal para se atingir benefícios importantes cardiovasculares e respiratórios, 60% dessa freqüência cardíaca máxima. Já para praticantes intermediários, considerar 70% da FCM. E para praticantes já avançados, 85% da FCM. Assim temos:

Antes de iniciar seu programa de condicionamento físico, procure um médico para uma avaliação da sua condição cárdio-respiratória e a partir desta avaliação, procure um profissional em Educação Física capacitado que poderá orientá-lo adequadamente para atingir seus objetivos finais. E bom treino!