quinta-feira, 5 de abril de 2007

Com a prática regular e progressiva de exercícios físicos, o indivíduo pode obter os seguintes benefícios fisiológicos:



- Melhora da força do coração para bombear mais sangue para o corpo com menos esforço;
- Sua freqüência cardíaca de repouso diminui;
- Melhora a vascularização do coração e dos músculos esqueléticos;
- Melhora da capacidade respiratória;
- Perda de gordura;
- Redução significativa de triglicérides e colesterol;
- Aumenta a força dos músculos do corpo e a resistência dos ossos;
- Favorece a digestão e os processos de eliminação;
- Promove melhor controle dos diabetes e outras doenças metabólicas e cardiovasculares;
- Melhora a qualidade do sono;
- Melhora o rendimento intelectual;
- Melhora a eficiência do sistema imunológico.

Para permanecer condicionado e manter os benefícios fisiológicos, motivacionais e estéticos adquiridos, deve-se manter um nível de atividade moderado de pelo menos três vezes por semana por pelo menos 30 a 45 minutos de atividade aeróbia, como caminhadas, trotes, corridas, andar de bicicleta, natação, hidroginástica e dança; e complementar esta rotina de exercícios aeróbios com exercícios de flexibilidade, força e resistência muscular.

Um ótimo controle de sua atividade física aeróbia é mensurar a freqüência cardíaca regularmente durante a sua rotina de exercícios. O esforço feito por cada indivíduo durante a prática de exercícios não deve ser medido pelo suor ou pelos desconfortos e sim pela freqüência cardíaca medida em 15 segundos no punho ou pescoço.

Para iniciantes, deve-se considerar como esforço ideal para se atingir benefícios importantes cardiovasculares e respiratórios, 60% dessa freqüência cardíaca máxima. Já para praticantes intermediários, considerar 70% da FCM. E para praticantes já avançados, 85% da FCM. Assim temos:

Antes de iniciar seu programa de condicionamento físico, procure um médico para uma avaliação da sua condição cárdio-respiratória e a partir desta avaliação, procure um profissional em Educação Física capacitado que poderá orientá-lo adequadamente para atingir seus objetivos finais. E bom treino!








Nenhum comentário: