quinta-feira, 9 de agosto de 2007

A Celulite

Fatores que Favorecem o Aparecimento de Celulite.


Predisposição Genética Familiar.

A Celulite não é uma doença, e sim uma característica do sexo feminino. A Celulite está para a mulher, assim como a calvície está para o homem. São características de gênero, associadas ao Hormônio. Assim como o hormônio masculino e as características genéticas determinam a calvície, os hormônios femininos e as características genéticas determinam a Celulite, não de maneira tão intensa, porque vai sofrer mais a influência do ambiente e do tipo de vida, mas também a genética está presente. A herança genética é muito importante na Celulite e tem que ser levada em conta.

Podem-se herdar diferentes tipos de fatores que predispõe a ela. (produção de hormônios, tipo constitucional e até hábitos alimentares), mas isso não significa que se vai obrigatoriamente desenvolver o problema se alguém da família tem. Vamos supor que duas irmãs gêmeas idênticas, com predisposição genética para Celulite, sejam criadas por famílias diferentes. Uma família se preocupa em manter uma alimentação saudável e em fazer exercícios físicos regulares.

A outra não dá importância para esses cuidados. A primeira gêmea tem probabilidade muito menor de desenvolver Celulite. Uma pessoa com tendência hereditária para desenvolver Celulite, que tenha vida sedentária e hábitos alimentares descuidados pode ter até mais Celulite do que outra com tendência maior, mas que se cuida.

Continua

A Celulite

Fatores Hormonais

Os hormônios femininos são os principais causadores de Celulite. Alterações da produção, uso de medicamentos com estes hormônios, desequilíbrio entre estrógeno e progesterona, hormônios das glândulas supra-renais, podem desencadear ou agravar a Celulite por vários mecanismos. Eles interferem no metabolismo das gorduras, na circulação linfática e venosa, facilitam a retenção de água e sal e, além disso, coordenam a deposição de gordura no abdome, quadril e coxas para dar ao seu corpo o aspecto feminino.

Existe uma tendência, na mulher, a haver maior deposição de gorduras nas regiões do corpo onde a Celulite é mais freqüente. Mesmo pessoas com pouca quantidade de gordura total podem concentrá-las nessas regiões. Quando a mulher engorda, grande parcela vai para estas áreas, e, ainda pior, se engordar rapidamente a deposição é irregular e desordenada facilitando a formação de nódulos de Celulite.

Ao emagrecer, os hormônios femininos dificultam a retirada de gorduras dessas áreas. Por essa razão muitas pessoas quando emagrecem perdem peso nos braços, rosto, tórax, pernas e músculos, mas não nas áreas de Celulite. Os tratamentos com lipolíticos e mesoterapia visam mobilizar as gorduras destas áreas específicas para que possam ser utilizadas como fonte de energia e consumidas.

Mesmo pequenos distúrbios dessa complexa relação entre os hormônios sempre resultam em piora da Celulite. Se uma mulher tem Celulite, não significa sempre, que tenha desequilíbrio hormonal, porque, mesmo os hormônios femininos perfeitamente equilibrados podem provocar Celulite, quase como uma característica feminina secundária. Isto ocorre, porque as células gordurosas dessa pessoa têm uma sensibilidade aumentada aos hormônios, provocando então a deposição de gordura e a formação de Celulite.

Continua

A Celulite

Má Alimentação
Comer mais que o necessário, assim como dietas ricas em gorduras ou carboidratos ou maus hábitos alimentares aumentam a síntese e o armazenamento de gorduras, favorecendo a Celulite. Tomar pouca água e abusar do sal dificulta a troca de líquidos do organismo favorecendo a retenção de resíduos tóxicos do metabolismo celular (as células funcionam como uma fábrica que produz várias coisas úteis, mas esse trabalho todo produz um lixo-resíduo tóxico-que precisa ser retirado constantemente).

Vida Sedentária
A falta de exercícios físicos diminui muito o consumo de energia pelo corpo o que facilita as sobras alimentares que serão transformadas em gordura. Além disso, as células perdem a capacidade de produzir energia levando o organismo todo a ser mais apático, devagar. A “vida de antigamente” não tinha as facilidades que existem hoje como transporte fácil, eletrodomésticos, água encanada, etc.

Uma mulher há não muitos anos atrás tinha afazeres domésticos que forçavam muito mais exercícios do que hoje, como tirar água do poço, ou andar para fazer suas obrigações, por exemplo. As facilidades modernas tornam obrigatória a realização de alguma atividade física extra para evitar o sedentarismo que é muito prejudicial para a saúde como um todo e não só para a harmonia corporal.

http://www.naturale.med.br/a_celulite_2.htm

Esporte favorito exige dieta especial

Descubra abaixo como afinar seu cardápio de acordo com seu treino

Apesar dos princípios serem o mesmo, cada esporte trabalha o corpo de forma diferente. Para isso, selecionamos algumas dicas para afinar ainda mais seu cardápio, acelerando os resultados do treino sem comprometer a sua saúde.
Ciclismo
Andar de bike provoca um grande desgaste energético. Por isso, os carboidratos são indispensáveis antes e depois dos treinos e competições, para a reposição do glicogênio muscular, rapidamente queimado durante o exercício. Uma boa idéia é ingerir bebidas ricas em carboidratos em intervalos de 30 minutos e manter uma dieta onde 60 a 70% do valor calórico total seja em carboidratos, 20 a 30% em gordura e 10 a 15% de proteína.
Continua
Prato Saudável
Sinal verde para os carboidratos

Tem gente que nem fala o nome deles com medo de engordar. Puro preconceito: os carboidratos podem - e devem! - estar presentes na dieta de quem pretende emagrecer e manter o corpinho esbelto. O segredo é saber escolher. "Esses nutrientes dividem-se em duas categorias: os simples e os complexos. São esses últimos que devem prevalecer na dieta de quem pretende se livrar dos quilinhos extras", afirma a endocrinologista, Márcia Jablonka Kelman.

Os carboidratos simples, como o açúcar e o mel, têm um teor maior de glicose e são digeridos mais rapidamente. Resultado: você sente fome pouco depois de comer. Já os nutrientes considerados complexos têm a digestão mais lenta, mantendo uma saciedade prolongada - pães, biscoitos, cereais, massas, arroz, grãos, vegetais e frutas são alguns exemplos.

Na versão integral, esses alimentos são ainda mais indicados na luta contra a balança, pois as fibras contribuem para que você demore a sentir apetite novamente. Eliminar de vez os carboidratos, em contrapartida, só favorece o aparecimento de males como dor-de-cabeça, irritação, cansaço físico e mental - estados de ânimo que super combinam com chocolatinhos, biscoitos e mais outras guloseimas que transbordam calorias.

Continua

Esporte favorito exige dieta especial

"Quando estamos com muita fome, procuramos sempre algum alimento que contenha carboidrato. Isso não é à toa. O organismo alerta para essa necessidade", ressalta a nutricionista Erica Lopes. Atenção à quantidade ingerida, claro, é fundamental, pois o macro-nutriente se armazena em forma de gordura se for consumido em excesso. "O ideal é que o consumo de carboidratos componha pelo menos metade das calorias ingeridas diariamente", diz a nutricionista Lucinete Souza.

Em uma dieta de 1400 kcal /dia, por exemplo, a quantidade de carboidratos resultaria em aproximadamente 175g (Para calcular as calorias necessárias em sua dieta, clique aqui e faça uma avaliação gratuita). Abaixo você confere uma tabela com a quantidade de carboidratos presente em algumas de suas principais fontes.


Alimento ..................... Quantidade...........Carboidrato -
Biscoito água e sal........... 1 unidade.......................... 5g
Barra de cereal light.........1 unidade........................... 17g
Pão integral....................... 1 fatia................................ 14g
Pão francês......................... 1 unidade......................... 28g
Pão de forma light............ 1 fatia............................... 11g
Aveia em flocos................. 1 colher de sopa.................... 10g

Continua

Esporte favorito exige dieta especial

Artes marciais


Todas as modalidades têm um aspecto em comum, que é a manutenção do peso corporal, já que a maioria apresenta categorias divididas por peso.

Como o ideal para um atleta de luta é ter massa muscular desenvolvida, para ter força para o ataque e estabilidade na defesa, propõe-se a redução da ingestão calórica com a escolha de alimentos de baixa densidade energética, isto é, pobres em gordura e moderados em calorias. Para os atletas de força, a proteína tem papel importante no fornecimento de "matéria-prima" para a síntese de tecido, sendo de 1,4 a 1,8g /kg de peso as suas necessidades diárias. Para a ingestão de gordura recomenda-se 30% ou menos do valor calórico total da dieta, sempre com moderação na gordura saturada.

Continua

Esporte favorito exige dieta especial

Natação

Cerca de 60% das calorias diárias da nadadora devem ser compostas por carboidratos, principais fontes de energia para os músculos durante os treinos na piscina. A recomendação é fazer refeições compostas por uma grande variedade de nutrientes. O ideal é a inclusão de alimentos fontes de vitaminas e minerais (vegetais e frutas), proteínas (carnes, ovos) e carboidratos (massas, arroz, batata etc), porém, quando houver pouco tempo entre a última refeição e o treino, deve-se priorizar a ingestão de carboidratos e evitar o consumo de gorduras. Alimentos ricos em carboidratos devem ser consumidos de 1 a 4 horas antes dos treinos.

Aulas de natação competitiva ensinam a atravessar rio e mar

Ganhar tônus muscular sem suar a camisa é a proposta de diversas modalidades que têm um ponto em comum: são praticadas embaixo d'água. Além de se refrescar ao realizar os movimentos, os praticantes das variações das aulas de natação, ganham outros benefícios. "São atividades aeróbias com alto gasto calórico e pouco impacto", diz o coordenador de natação da academia Competition, Marcelo Lopes.

Lá, as atividades feitas dentro da piscina intercalam-se entre aulas tradicionais de natação, treinamento em águas abertas, treinamento master, hidroginástica, power pool e step by step.

Continua

Esporte favorito exige dieta especial

Deixe o medo fora da piscina

Se a ducha, a banheira ou, no máximo, uns pulos no mar foram suas únicas experiências aquáticas, não é preciso desistir das aulas com grande índice de perda calórica. O método passo-a-passo da Competition é garantia de que o pavor ficará do lado de fora da piscina.

Voltadas especialmente para pessoas com medo de água, ou ainda, envergonhadas por não saber nadar, as aulas chamadas de step by step são, na verdade, uma iniciação para o treino comum de natação. Com o acompanhamento do professor dentro da piscina, os alunos aprendem as primeiras braçadas. "Depois dessa fase, podem partir para as aulas de natação sem problema algum", incentiva Marcelo.

Um braço à frente.

Para as turmas medianas e avançadas, as aulas de natação competitiva são outra opção. Elas compõem dois tipos de treinamento: um para aprender a nadar em águas abertas (como rios, lagos e mar), e outro com técnicas para competir em piscinas. Da mesma forma que os alunos participantes das competições internas, os inscritos nesta modalidade não precisam ter objetivos profissionais. Marcelo afirma que "o diferencial é que a carga dos exercícios é mais intensa e os alunos costumam viajar para participar das competições". Com as excursões, é difícil cair na monotonia.

Continua

Esporte favorito exige dieta especial


Corrida:

Se antes de começar o esporte você andava parada, tente reduzir o consumo de alimentos com maior teor de lipídios, como manteiga, creme de leite, molhos gordos, excesso de carnes gordurosas e frituras.

Em contrapartida, aumente as porções de frutas, sucos e vegetais, ricos em vitaminas, minerais e bastante oxidantes, ou seja, ajudam na renovação celular. Antes do treino é preciso ingerir alimentos de fácil e rápida absorção, como uma fruta ou cerca de três bolachas. Se você tiver um intervalo maior do que uma hora e meia, experimente comer uma fruta com cereais ou um sanduíche de pão com queijo /peru.Não se esqueça de beber água durante os treinos (de 500 a 750ml por hora de treino) e, quando voltar para casa, consuma duas porções de carboidratos (arroz, feijão, massa com molho de tomate, fatia de pão integral, entre outros) para uma porção de proteínas (iogurte desnatado, carnes, peixes, soja, queijos, leite, ovos).
Tênis

Uma partida pode durar até quatro horas ou mais. Por isso, quando for jogar cuide para que 60% das suas refeições seja de carboidratos. Antes dos treinos, se for de manhã, consuma pães, cereais e biscoitos simples, com pouca gordura. Em refeições maiores, prefira as massas, arroz e preparações a base de batata.

Controle as frutas, pois são ricas em fibras que aumentam o volume do estômago. Não se esqueça de começar a ingerir carboidratos após uma hora de jogo ou treino. A medida ideal é de aproximadamente 50 gramas por hora. Quando terminar, alimente-se no máximo uma hora depois. Inclua carboidratos e proteínas no prato.

Continua








Esporte favorito exige dieta especial

Balé

As bailarinas têm um histórico de descuidar da alimentação adequada devido às exigências com a manutenção do baixo peso. Para evitar um possível distúrbio alimentar, aposte em alimentos com um alto teor de fibras (cereais como aveia e trigo, frutas como ameixa, mamão, maçã entre outros) e beba bastante água durante o dia, e principalmente, durante as aulas. Faça vários lanches entre as refeições principais e nunca pule nenhuma delas.
Fique por dentro
Dois pra cá, quilinhos pra lá.


Entrar em forma dançando é tão simples quanto "dois pra cá, dois pra lá". Você queima calorias, aprende como chamar a atenção nas pistas de qualquer balada, se diverte e ainda corre o risco de descolar uma companhia especial para aproveitar os finais de semana. Nas escolas de dança de salão, o aluno escolhe as modalidades que vai aprender. Geralmente, bolero, soltinho e samba fazem parte do mesmo grupo e são ensinados em seqüência. Tango, salsa, forró e samba - rock exigem, aulas específicas.

A maioria dos cursos é composta por aulas de uma hora e meia, uma vez por semana. Três meses são suficientes para aprender os passos básicos. Já o aperfeiçoamento leva, em média, um ano. Quem se animou para enxugar a silhueta e trabalhar os músculos dançando, mas não tem parceria garantida, pode ficar tranqüilo. Companhia não é requisito para a matrícula. "Na nossa academia, por exemplo, as vagas são abertas de acordo com o número de homens e mulheres inscritos, que podem se conhecer ou não", afirma a professora de dança de salão da Academia Jaime Arôxa de São Paulo, Karina Saba.

Continua

Esporte favorito exige dieta especial

Qual você prefere?
Um passo mais lento ou uma música mais animada? A postura sempre firme ou as pernas que não param? "Todos os estilos são maravilhosos. Cada um é único e tem sua beleza própria", garante a atriz Juliana Didone, vencedora da segunda edição do quadro Dança dos Famosos, no programa do Faustão.

A atriz Nívea Maria também incentiva à prática. "A dança de salão te proporciona descobertas de novas capacidades. A cada semana, eu via que não há limites para minha própria superação. Além de fazer bem à saúde, a dança é ótima para o espírito", afirma.

Como a maioria dos participantes do quadro, Juliana e Nívea nunca tinham posto os pés numa aula do gênero e, mesmo assim, fizeram sucesso entre o público. A seguir, elas e outros famosos contam as impressões que tiveram de cada estilo, dando uma mãozinha para você escolher por onde começar.

Continue

Esporte favorito exige dieta especial

Samba de gafieira - Muita ginga, sem cansar.

Graças à ginga pulada típica do ritmo, as pernas são os músculos mais trabalhados de quem pratica samba de gafieira. O abdômen também desempenha papel fundamental na hora do remelexo - a barriguinha firme garante o equilíbrio necessário para os movimentos mais rápidos. A maior dificuldade do estilo, diz a professora, é adquirir o gingado certo e entrar no compasso. "Mas tudo é contornável", tranqüiliza o maratonista Robson Caetano, considerado a revelação da última leva de participantes. "Nada é impossível na dança. Ela traz tantos benefícios, que você quase não se preocupa com as dificuldades".Caloria gasta por hora: 470 kcal
Soltinho - De olho na coreografia.

O nome usado nas academias esconde um velho conhecido dos baladeiros: rock dançado. Os movimentos rápidos de braços e pernas garantem bom condicionamento físico ao praticante. "O soltinho é bem rápido e os passos, bem marcados. Por ser mais coreografado, é um estilo que requer certa técnica", conta o ator Daniel Erthal, um dos competidores que ensaiou o ritmo. Caloria gasta por hora: 550 kcal.

Bolero - Lento e coladinho

"O bolero é um dos estilos mais fáceis de aprender", diz a professora da Academia Jaime Arôxa. Trata-se de um ritmo lento, de baixo impacto e cheio de idas e vindas - passos que rendem trabalho árduo para os músculos das pernas. Ao mesmo tempo, é um dos estilos que mais exige postura do aluno. Felipe Dylon não encontrou dificuldade no bolero, mas afirma que por ser um ritmo mais devagar, com passos mais marcados, sofreu para disfarçar os erros que, eventualmente, surgiam. "Por ser devagar, qualquer erro fica super evidente", lembra. "Mas fiquei impressionado: em uma semana, estava fazendo uma coisa que parecia impossível de conseguir quando comecei".Caloria gasta por hora: 350 kcal
Tango - Pernas e olhares sinuosos.

Ao contrário do que muitos pensam, os quadris devem ficar imóveis durante o tango. A elegância e a sensualidade que caracterizam o ritmo ficam por conta das trançadas de pernas e, claro, dos olhares sedutores trocados entre os parceiros. "Esse é um dos estilos mais difíceis de ser aprendido", acredita Karina. "Além de não ter o quadril solto, o tango é bem diferente dos outros ritmos a que os brasileiros estão acostumados".Caloria gasta por hora: 470 kcal.









Esporte favorito exige dieta especial

Salsa-Agito caribenho.

Modalidade bastante aeróbica, a salsa trabalha essencialmente os braços e as pernas. A professora garante que, na maioria das vezes, é o ritmo mais facilmente aprendido. Juliana Didone concorda. "A salsa é muito legal, e a coreografia que meu professor montou ficou linda. Tenho boas memórias desse estilo". Caloria gasta por hora: 590 kcal.
Forró - Chameguinho criativo.

A popularização do forró, no final da década de 90, tornou o ritmo mais familiar. Daniel Erthal aponta a improvisação como uma das facilidades do estilo. "Além de serem bem movimentados os passos são menores e você tem mais liberdade para inventá-los. Achei bem simples e gostoso de dançar", diz o ator. Além disso, o estilo também proporciona músculos definidos para o corpo todo. Caloria gasta por hora: 470 kcal.


Seu esporte favorito exige uma dieta especial

Samba-rock - Uma pirueta, duas piruetas...

Apesar do gingado familiar, a marcação e a coordenação entre braços e pernas (sempre juntos e em movimento) é uma das principais dificuldades do estilo. O que diferencia esse tipo de samba do tradicional são os passos e os giros, bem mais constantes e velozes. "Os ritmos brasileiros nos incentivam mais porque nossos ouvidos estão mais acostumados. A música mais familiar facilita a memorização da coreografia", diz a atriz Nívea Maria. Caloria gasta por hora: 590 kcal