quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Prato Saudável
Sinal verde para os carboidratos

Tem gente que nem fala o nome deles com medo de engordar. Puro preconceito: os carboidratos podem - e devem! - estar presentes na dieta de quem pretende emagrecer e manter o corpinho esbelto. O segredo é saber escolher. "Esses nutrientes dividem-se em duas categorias: os simples e os complexos. São esses últimos que devem prevalecer na dieta de quem pretende se livrar dos quilinhos extras", afirma a endocrinologista, Márcia Jablonka Kelman.

Os carboidratos simples, como o açúcar e o mel, têm um teor maior de glicose e são digeridos mais rapidamente. Resultado: você sente fome pouco depois de comer. Já os nutrientes considerados complexos têm a digestão mais lenta, mantendo uma saciedade prolongada - pães, biscoitos, cereais, massas, arroz, grãos, vegetais e frutas são alguns exemplos.

Na versão integral, esses alimentos são ainda mais indicados na luta contra a balança, pois as fibras contribuem para que você demore a sentir apetite novamente. Eliminar de vez os carboidratos, em contrapartida, só favorece o aparecimento de males como dor-de-cabeça, irritação, cansaço físico e mental - estados de ânimo que super combinam com chocolatinhos, biscoitos e mais outras guloseimas que transbordam calorias.

Continua

Nenhum comentário: