quinta-feira, 9 de agosto de 2007

A Celulite

Fatores Hormonais

Os hormônios femininos são os principais causadores de Celulite. Alterações da produção, uso de medicamentos com estes hormônios, desequilíbrio entre estrógeno e progesterona, hormônios das glândulas supra-renais, podem desencadear ou agravar a Celulite por vários mecanismos. Eles interferem no metabolismo das gorduras, na circulação linfática e venosa, facilitam a retenção de água e sal e, além disso, coordenam a deposição de gordura no abdome, quadril e coxas para dar ao seu corpo o aspecto feminino.

Existe uma tendência, na mulher, a haver maior deposição de gorduras nas regiões do corpo onde a Celulite é mais freqüente. Mesmo pessoas com pouca quantidade de gordura total podem concentrá-las nessas regiões. Quando a mulher engorda, grande parcela vai para estas áreas, e, ainda pior, se engordar rapidamente a deposição é irregular e desordenada facilitando a formação de nódulos de Celulite.

Ao emagrecer, os hormônios femininos dificultam a retirada de gorduras dessas áreas. Por essa razão muitas pessoas quando emagrecem perdem peso nos braços, rosto, tórax, pernas e músculos, mas não nas áreas de Celulite. Os tratamentos com lipolíticos e mesoterapia visam mobilizar as gorduras destas áreas específicas para que possam ser utilizadas como fonte de energia e consumidas.

Mesmo pequenos distúrbios dessa complexa relação entre os hormônios sempre resultam em piora da Celulite. Se uma mulher tem Celulite, não significa sempre, que tenha desequilíbrio hormonal, porque, mesmo os hormônios femininos perfeitamente equilibrados podem provocar Celulite, quase como uma característica feminina secundária. Isto ocorre, porque as células gordurosas dessa pessoa têm uma sensibilidade aumentada aos hormônios, provocando então a deposição de gordura e a formação de Celulite.

Continua

Nenhum comentário: