segunda-feira, 7 de maio de 2007

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Como Viver Uma Vida Saudável


Estar saudável é fundamental para o sucesso. Sem a nossa saúde, torna-se muito difícil conseguir qualquer outra coisa na vida. Assim sendo, qual é a definição exata de uma vida saudável? Só em 1940 que a definição da saúde, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), se expandiu além da definição estrita de falta de sintomas ou de doenças.
Compreendeu-se então que a saúde deve ser definida muito mais amplamente como um estado completo de bem estar físico, mental, social e espiritual.


Hoje a medicina preventiva é muito mais abrangente e a saúde é tratada como um conceito muito mais amplo e completo. Você não deve esperar até que você esteja doente para começar a tratar de sua saúde. Se você seguir um estilo de vida saudável, dado o estado atual da ciência médica, você tem uma possibilidade muito boa de viver uma vida longa e saudável.


A apenas 100 anos atrás, se você fosse afortunado o suficiente para chegar aos 65, você provavelmente estaria limitado ao que você poderia fazer nessa idade devido às restrições físicas e das doenças. Hoje, você pode viver uma vida muito ativa e completa com 65 anos de idade.


É quase como se nós tivéssemos ganhado mais 20 anos em nossas vidas, de modo que com 65 anos hoje você se sente como se tivesse 45 anos a algumas décadas atrás. E quem sabe aonde a ciência irá chegar? Talvez em algumas décadas nós ganharemos outros 20 ou mais anos. Você pode imaginar viver uma vida ativa e completa além dos 100 anos de idade? Dada a taxa atual do avanço médico, eu estou otimista que ainda verei isso acontecer dentro dos meus anos de vida.

Como você pode maximizar a sua saúde hoje de modo que você possa ter uma vida mais completa e para que você possa buscar outras áreas de sucesso que são importantes para você? Há algumas regras muito simples que você pode seguir para viver um estilo de vida saudável:

1- Faça exercícios regularmente
2- Coma os alimentos certos
3- Mantenha um peso saudável
4- Preste atenção ao seu colesterol
5- Durma bem
6- Não fume
7- Não use drogas

As regras acima não garantem que você viverá uma vida longa e sem doenças, mas aumentará extremamente suas possibilidades de viver uma vida saudável. Vamos olhar estas sete regras de um estilo de vida saudável mais detalhadamente:


Continua

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Como Viver Uma Vida Saudável

Faça exercícios regularmente


Fazer exercícios regularmente é extremamente importante para um estilo de vida saudável. Os benefícios de fazer exercícios foram provados cientificamente. O exercício regular queima calorias, o que ajuda você a manter um peso saudável, reduzindo os riscos de doenças cardíacas, da diabete e do câncer.

O exercício aumenta também a sua auto-estima, porque você melhora sua aparência física e tem mais energia para conseguir fazer as tarefas cotidianas. No artigo Como o Condicionamento Físico Influencia o Sucesso eu forneço uma revisão mais detalhada deste assunto.

Coma os alimentos certos

Muito já foi escrito sobre este assunto. Os Americanos parecem estar apaixonados pelas dietas da moda, especialmente as que prometem resultados imediatos com pouco esforço. Da dieta de South Beach, à mania da dieta sem carboidratos do Doutor Atkins, de vez em quando entra na moda uma nova dieta miraculosa, até que os efeitos colaterais não desejáveis de tais dietas desequilibradas sejam compreendidos e publicados.


Nós parecemos estar sempre andando em círculos e sempre voltamos ao fato de que a melhor dieta é uma dieta com a qual nós possamos conviver diariamente, e que inclui uma grande variedade de alimentos. A pirâmide de alimentos da USDA é um bom guia para uma alimentação saudável:

1- Grupo de grãos integrais, pão, cereal e massa: 6-11 porções diárias
2- Grupo dos vegetais: 3-5 porções diárias
3- Grupo das frutas: 2- 4 porções diárias
4- Grupo do leite, yogurte e queijo: 2-3 porções diárias
5- Grupo das carnes, aves, peixes, feijões, ovos e castanhas: 2-3 porções diárias
6 -Gorduras, óleos e doces: usar frugalmente.

Mantenha um peso saudável

A obesidade é um problema enorme na América, e este problema está se espalhando pelo resto do mundo, incluindo os países em desenvolvimento onde os alimentos industrializados e processados estão mais prontamente disponíveis à população. Manter um peso saudável é essencial para se viver bem, e impedir doenças tais como a diabete e doenças cardíacas. Manter o peso ideal também lhe ajuda a ter mais energia para fazer as coisas que você quer fazer na sua vida.

Preste atenção ao seu colesterol


A doença cardíaca é o assassino número um na América. Um dos maiores fatores de risco para a doença cardíaca é o nível de colesterol elevado. Você deve ter seu colesterol checado regularmente e deve verificar se ele está dentro dos padrões aceitáveis, especialmente se você estiver no grupo de alto risco para doenças cardíacas (doença cardíaca na família, fumante, gordo e pressão alta).


Há muitos remédios disponíveis hoje chamados statins que ajudam a reduzir o seu nível de colesterol. Eu prefiro controlar o colesterol da maneira antiga, quer dizer, com dieta e exercício. Mas se seu nível de colesterol estiver demasiadamente elevado e você não consegue abaixá-lo com dieta e exercício, você deve considerar o uso de statins. Consulte o seu médico a respeito do melhor tratamento para você.

Continua

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Como Viver Uma Vida Saudável

Durma bem

O sono é uma maneira natural do seu corpo se recuperar das demandas do dia-a-dia. Esta é a hora em que determinadas reações químicas importantes acontecem em seu corpo. Durante o sono você também queima calorias e alimenta os seus músculos com os nutrientes necessários para o seu corpo funcionar corretamente. Uma boa noite de sono ajuda também a reduzir o estresse e a melhorar o seu bom-humor.


Não fume

O fumo é um dos piores hábitos que você pode formar, e uma das atividades mais prejudiciais a seu corpo que você pode fazer. A nicotina vicia facilmente, e uma vez que você começa a fumar é muito difícil parar. É por isso que é importante educar aos jovens de como o fumo é prejudicial à saúde, de modo que eles nunca o tentem pela primeira vez.

No artigo Sucesso do Ponto de Vista Europeu - Parte 1 o fumo está em todo lugar no Reino Unido. Mas isto também ocorre em outras partes da Europa e na Ásia. Eu fiquei abismado de ver quantos adolescentes muito jovens estavam fumando na Alemanha. Esta é uma área onde os EUA melhoraram muito nas últimas poucas décadas. Os Americanos estão fazendo um trabalho muito melhor de manter as crianças longe do hábito de fumar, mas precisamos permanecer nesta batalha até que este hábito terrível seja erradicado completamente.

Não use drogas

A outra batalha contra substâncias intoxicantes e que causam vício é o uso de drogas ilícitas. As drogas não só têm conseqüências sociais e de comportamento devastadoras, como também podem causar grandes danos à sua saúde. Esta é uma batalha contínua que requer vigilância e educação contínua da população, e especialmente dos jovens. Se você simplesmente seguir as dicas deste artigo, você melhorará extremamente suas chances de viver uma vida saudável e longa. Apesar de ser tão simples, isto é realmente tudo que você precisa saber sobre como viver um estilo de vida saudável.