quinta-feira, 5 de abril de 2007

Exercícios de Alongamento


Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade, a qualquer hora, e não requerem equipamento especial, nem treinamento prévio. É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.


Certo
- Respirar suavemente.
- Alongar os músculos de forma lenta e calma.
- Procurar manter uma boa postura.
- Manter cada alongamento por
10 a 15 segundos
.


Errado
- Fazer os exercícios apressadamente.
- Alongar os músculos de forma abrupta ou dando solavancos.
- Alongar até sentir dor.
- Prender a respiração enquanto alonga.



Os benefícios do alongamento.

Relaxar o corpo, ter uma postura correta, melhorar a circulação sangüínea e acabar com dores musculares e até cólicas menstruais.


Esses são alguns dos benefícios que, segundo os especialistas, podem ser conseguidos com a prática de alongamento, que é composto por uma série de exercícios de movimento estático, que trabalha a musculatura e postura corporal na parte cervical, coluna, membros e regiões pélvico, torácica e lombar.


A musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta. O alongamento vai justamente relaxar o stress muscular, causado por um trabalho repetitivo ou exercícios como ciclismo ou musculação. "O corpo, após as diversas atividades do dia, tem a necessidade de passar por uma sessão de relaxamento, o que vai trazer o equilíbrio do corpo e da mente", explica.


Os benefícios maiores são a postura correta, flexibilidade e facilidade para realizar exercícios, como caminhar. Com o alongamento a dor na coluna é amenizada realizando as atividades com mais facilidade. Qualquer pessoa pode e deve fazer alongamento. O melhor horário para se fazer os exercícios é de manhã.


"Nesse horário o corpo está vindo de horas de relaxamento provocadas pelo sono, se preparando para iniciar um dia de atividades", mas para as pessoas que têm um dia de trabalho muito repetitivo e de má postura, como usuários de computador ou dentistas, o ideal é que também se faça alongamento após o trabalho.


Cuidados

Para manter uma boa postura e os músculos flexíveis, é importante fazer diariamente uma série de exercícios de alongamento.


Os exercícios de alongamento são especialmente importantes para pessoas que precisam manter uma determinada postura por um tempo prolongado, executando tarefas repetitivas. É o caso de pessoas que trabalham em terminais de computador ou executando tarefas que requerem precisão, tais como: dentistas, desenhistas, cirurgiões, operários de montagem, etc.


Para pessoas que praticam algum tipo de esporte, fazer exercícios de alongamento antes e depois da prática esportiva prepara os músculos para a atividade muscular, ajudando na prevenção de lesões como estiramentos musculares, entorses, dores nas costas e articulações.

Nenhum comentário: