domingo, 8 de julho de 2007

Prof. de Ed.Física Marcos Paulo Reis

Professor de Educação Física, Marcos Paulo Reis atua em São Paulo há mais de 10 anos. Ele foi técnico da seleção brasileira de triathlon, nas Olimpíadas de Sidney em 2000 e de Athenas em 2004. Considerado um dos maiores treinadores de corrida, triathlon e pedestrianismo, Marcos Paulo também coordena uma assessoria esportiva com cerca de 600 adeptos. Assim como a DeliVitta, ele e sua equipe sempre procuraram proporcionar bem-estar, saúde e qualidade de vida aos clientes. Por este motivo, Marcos Paulo Reis fala a Deli Vitta com exclusividade na entrevista abaixo:

Deli Vitta - Quais são as dicas e os cuidados que as pessoas devem ter ao se exercitar no frio?
Marcos Paulo -
Nós não temos um inverno tão rigoroso como em muitos países o que propicia à prática de exercícios, portanto, não há desculpas para não se exercitar. Mas é bom ter bastante cuidado com as lesões. Outra dica é não relaxar porque o corpo gasta mais energia com o tempo frio. Ele reage para se aquecer e se proteger da temperatura externa. Para repor a energia perdida, naturalmente, a gente sente mais vontade de comer os alimentos quentes e bem calóricos. Para queimar estas calorias e, ao mesmo tempo, ter energia para enfrentar o frio, a pessoas precisam ter cuidado com o corpo, com a alimentação e fazer atividade física.

DV- Quais são os exercícios mais indicados para este período em que estamos?
MP- Sugiro caminhadas de uma hora, três vezes por semana, bicicleta ergométrica também com a mesma freqüência, só que com intensidade de leve para moderada, e outros trabalhos aeróbicos em um ritmo mais baixo. Junto com uma destas atividades combine também a musculação que ajuda muito a queimar calorias.

DV – Para quem relaxou um pouco e agora quer voltar à prática de esportes e para quem resolveu começar alguma atividade física agora, como devem proceder nestes dois casos?
MP
- Bom, para quem está voltando à prática de alguma atividade física depois de um tempo parado, a dica é diminuir a intensidade nas primeiras quatro semanas. Este é o tempo para a pessoa voltar ao condicionamento que estava antes. Perderá peso só a partir da semana. Para quem já não fazia nenhuma atividade antes, esqueça por enquanto a vontade de perder peso! Nos primeiros dois meses a pessoa deve se preocupar em desenvolver um condicionamento físico gradativamente. Ela não pode sentir dor muscular e a cada semana, deve aumentar 10% a intensidade da atividade. Após as seis primeiras semanas, a pessoa poderá começar a pensar em emagrecer.

Continua

Nenhum comentário: