domingo, 8 de julho de 2007

Tai Chi Chuan e Chi Kung - Saúde e Rejuvenescimento.


Princípio Qi número - 6
"Não faça força. Flua com a vida e deixe que a vida flua em você". É como um nadador nadando suavemente na fluidez da água. Uma sensação de liberdade surge conforme você passa a confiar que o esforço é desnecessário na natureza para a transformação de tensões em situações harmônicas. Mova-se com graça. Inspire profunda e lentamente. Se você se esforçar muito para fazer os exercícios respiratórios e movimentos, é como se estivesse forçando uma solução para um problema. Se congelarmos a água ao invés de fervê-la, obteremos cubos de gelo ao invés de água quente para fazer um chá. Relaxe e permita que seu corpo aprenda através da percepção.

Princípio Qi número - 7
"Sinta prazer na Arte de Ser e sinta-se grato por cada pequeno progresso". Algumas vezes somos muito rígidos e não observamos pequenos passos que já conquistamos. Fazendo exercícios de respiração e relaxamento diariamente, progressivamente irá notar diferenças. Diminuindo um pouco seu ritmo, talvez note que sente energia na palma de suas mãos hoje e que ontem somente sentia na ponta dos dedos. Isto é porque talvez hoje você já tenha conseguido relaxar um pouco mais e esteja mais receptivo. Cada passo é composto de muitos pequenos passos. Uma atitude de gratidão pelo sucesso também encoraja o fluxo de Qi no sistema nervoso e imunológico de nosso corpo.

Princípio Qi número - 8
"Transforme-se em uma fonte de Qi através do sorriso". Existem diferentes profundidades no estudo e experiências sobre a energia Qi. Sorrir para nossos órgãos internos é uma parte essencial para o sucesso da saúde com o Qi. Não apenas movendo os músculos e ligamentos, mas experienciando a energia vital fluindo através da medula espinhal e trazendo esta energia para o centro de seu ser. Sorrir auxilia o crescimento de novas células brancas e reforça o sistema imunológico e nervoso.

Princípio Qi número - 9
"Transforme o estresse e conserve a energia Qi em seus órgãos internos". Qualquer exercício de relaxamento e de absorção de Qi tem que ter como objetivo manter a energia Qi em seu corpo. Aprenda como absorver o Qi da Terra e reuni-lo ao seu próprio e ao Qi Divino em seus movimentos físicos. Uma ostra forma uma pérola de uma particular estranha que entra em sua concha e gera uma irritação. O mecanismo de defesa da ostra envolve a particular com nácar (madrepérola) para remover a irritação e isolar a partícula de seu organismo. Similarmente, os exercícios de Tai Chi e Chi Kung transformam as tensões e as situações indesejadas em forças-pérola em saúde. A energia Qi unida a uma dieta balanceada pode rejuvenescer o fígado, a vesicular biliar, o intestino Delgado, o baço, o estômago, os pulmões, o intestino grosso, os rins e a bexiga.

Princípio Qi número - 10
"Use a energia Qi para se elevar para se aterrar". Assim como a energia (Qi) pode ascender, ela pode descender. Como a luz do sol combinada com a chuva pode trazer vida a terra, os exercícios de absorção e manutenção de Qi podem nos tornar receptivos às mais elevadas aspirações e ao mesmo tempo nos fazer sentir com "os pés no chão".

Continua

Nenhum comentário: