domingo, 8 de julho de 2007

Tai Chi Chuan e Chi Kung - Saúde e Rejuvenescimento.

Exercícios que podem ser também praticados em casa.


Há séculos atrás, antes mesmo do surgimento das técnicas de acupuntura, os Orientais já se dedicavam ao estudo da ciência natural chamada Tao - O caminho da natureza, a base do Budismo e das artes marciais. Os Chineses utilizavam seu conhecimento da natureza para a manutenção da saúde e cura de doenças e estudavam o equilíbrio das forças opostas Yin e Yang no Universo.

Através de meditação e exercícios respiratórios, o Taoísmo descobriu o efeito do que chamaram Qi (ou Chi, ou energia) sobre o nosso organismo, sistemas e órgãos. Em sua visão, a saúde depende da harmonia dos 5 elementos da natureza (madeira, fogo, terra, metal e água), dos 3 tesouros da natureza (Qi da Terra, Qi dos Seres Humanos e Qi Divino) e das 4 estações do ano (primavera, verão, outono e inverno). O princípio básico é aprender como gerar, conservar e canalizar o Qi para a saúde e longevidade.

Existem dois tipos de exercícios para equilíbrio do Qi - o Chi Kung (ou QiGong) e o Tai Chi Chuan. A prática dos exercícios de Tai Chi abre os portões e canais de energia do corpo, auxilia a relaxar os músculos e ligamentos e regula a circulação sanguínea. Os exercícios de Chi Kung auxiliam a gerar, canalizar, conservar, acumular e direcionar a energia para o corpo físico buscando a saúde perfeita.


Existem 15 importantes princípios no aprendizado adequado do Tai Chi e do Chi Kung. Estes princípios são também direcionamentos para um estilo de vida mais saudável e auxiliam a alcançar um estado de existir mais completo e de mais tranqüilidade.

Princípio Qi número - 1
"Aprenda a se desligar dos problemas".

Para facilitar o fluxo de energia em nosso organismo, é necessário aprender a dissolver os bloqueios. Esta prática pode ser realizada sentindo nossos bloqueios emocionais, físicos e mentais como blocos de gelo que podem ser derretidos com o auxílio do Qi. Procure alongar as articulações, músculos e ligamentos ao redor de seus ombros, cotovelos e punhos, movendo-os um a um em círculos, primeiro em uma direção e depois em direção oposta.

Focalize sua atenção no centro de seu estômago (tan-tien), inspire e expire lentamente. Ao inspirar sinta o ar dissolvendo todos os bloqueios em seu corpo e sua mente. Ao expirar, sinta todos os detritos destes bloqueios sendo eliminados.

O objetivo é auxiliar sua mente a se desligar dos problemas e compreender que para saber o que é o Qi, é necessário se tornar uma energia Qi. Problemas necessitam de soluções. Aprender a dissolver a mente tensa e estressada, transformando-a em energia, é o melhor caminho para alcançar um estado receptivo e encontrar a "solução".

Continua




Nenhum comentário: