segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Academia de ginástica - um serviço latente

A avaliação que objetive verificar a condição de saúde do indivíduo deve ser organizada no sentido de investigar, especialmente, os fatores de risco e os estados fisiológicos; o conhecimento destes permite ao professor de educação física ter condições adequadas de avaliar o real impacto do exercício sobre a saúde do indivíduo, ou seja, a utilidade e segurança das intervenções, para promoção / proteção da saúde: prescrição eficaz em relação aos componentes da atividade física (tipo, intensidade, freqüência, duração).

A interligação da Educação Física, com outras áreas da saúde, deve ser prática corrente numa academia que tenha, como fim, estabelecer um modelo prático de programa de aptidão física relacionado à saúde.
O trabalho preventivo, em suas diversas classificações, será desenvolvido de modo superficial, caso o estado de saúde das pessoas não seja tido como responsabilidade de uma equipe multidisciplinar de saúde.

Já tivemos oportunidade de pôr em prática esse tipo de procedimento, causando enorme satisfação os resultados obtidos, não somente na especificidade biológica, mas em fatores emocionais e sociais que, apesar de não terem sido quantificados, foram devidamente observados.

Para o profissional de saúde, o conceito de aplicação de um programa de atividade física depende basicamente de sua visão científica, de sua experiência e do que possa realizar.
Ao repensar sua função, o profissional de educação física, que atua em academia de ginástica, deve dar um sentido coerente ao seu papel na sociedade como sendo da área da saúde, mostrando poder promover a adoção de estilos de vida ativos e, conseqüentemente, saudáveis.

Continua

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