segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Crônica - Quais são os objetivos da academia de ginástica?

Foto da Academia Caraguá Training
clique na foto
S.Bernardelli

Nos dias atuais, a valorização dada ao padrão de beleza é ter um corpo belo, e sempre “em forma", o objetivo para muitos é conquistar possibilidades de intervenção em: dietas, cosméticos, cirurgias plásticas, ginásticas dentro ou fora de academias, medicamentos. A mídia esta aí em constante exposição, reafirmando a necessidade de cuidados específicos e na busca constante pela “Saúde”, associada aos avanços tecnológicos.

Convivemos com a necessidade de sermos “fotogênicos da cabeça aos pés”, pois todos os detalhes do corpo devem ser bem tratados. Na busca pelo sonho de serem belos (as), inúmeros de cuidado com corpo têm sido enorme. Qual o objetivo que levam homens e mulheres serem praticantes em uma academia?

As preocupações com a beleza, o emagrecimento e a saúde são unânimes. Apesar da maioria dos praticantes, terem como a questão principal à ginástica como uma possibilidade a mais, na modificação corporal... E o que esperam com a prática da ginástica?

Tanto homens e mulheres praticantes de academia que compartilham o mesmo espaço para a ginástica e outras atividades, tem como objetivo principal, a importância de como manter o peso, a prevenção de doenças, por se sentirem mais dispostas e bem humoradas, por achar ser uma terapia ou para melhorarem a auto-estima, outros que transformaram a ginástica em um vício e etc...

No entanto podemos observar pela quantidade de academias que há, que na faixa etária dos
35
anos em diante, vemos que muitos têm como o procedimento ao gasto com a academia como se prevenir de doenças prolongando a vida, independentemente de outros fatores...

De fato, é melhor pagar uma academia do que usar o dinheiro na compra com remédios ou com outros problemas que possam vir a surgir. Geralmente uma pessoa que é sedentária, tende a procurar médicos e tomar remédios mais do que aqueles que têm uma atividade física diária.

Agora falando de estética corporal... O que te chama mais atenção quando você olha para alguém? Alguns dizem que olham para os olhos, ou para mãos, outros para as pernas, outros para o bubum, enfim... A verdade é que olhamos o corpo todo. E o que é um corpo? Podemos compará-la a uma moldura fotográfica no qual descrevemos aquilo que se vê...

Quando olhamos para uma determinada pessoa a primeira coisa que fazemos é olhá-la fisicamente, jamais temos a preocupação de conhecer em primeiro lugar o seu interior. É como se fossemos convidado para dois tipos de jantares diferentes... "O primeiro é 'chique' ,tudo é bem feito e bonito, o segundo é um jantar simples...". Mesmo desconhecendo o conteúdo de ambos, qual deles você escolheria? Tenho quase certeza que a maioria optaria pelo primeiro...

O que eu quero dizer com essa comparação? È que todos nós temos como aspecto visual, sermos levados primeiramente para o que é mais belo sem nos preocuparmos com seu conteúdo, e isso nos faz refletir sobre a nossa própria imagem, sendo assim, a nossa aparência física estará sempre em evidência em qualquer lugar que venhamos freqüentar.

Aquele que diz que não se preocupa com sua aparência, menti, e menti descaradamente... Quem é que não quer ter um bom corpo; que não quer entrar em uma loja e vestir a roupa que escolheu; que não quer ser elogiada por estar bem fisicamente? Foi o tempo em que o modelo de beleza e elegância era ter um o corpo robusto e flácido, em que a gordura significava formosura, prosperidade, sinal de aconchego e traço de distinção social principalmente para o corpo feminino.

Hoje a gordura é sinal de lenteza, se bem que estar “acima do peso” faz mal a saúde, mas isso também não significa que magreza seja sinônimo de saúde. Na verdade o bom mesmo é ter um peso ideal independente da idade que se tem. E lembrar que as academias têm por finalidade de trabalhar, não somente com a estética, mas tendo como o primordial o conceito de saúde.

19/10/2007

Um comentário:

Anônimo disse...

terrivel a "cronica" de vcs... acho que quem está passando por uma doença cronica dos dias atuais é o autor desta cronica imbecil, me descupe o temos mas não encontrei outro mais apropriado...

se tudo o que importa é a aparencia e viver sem um corpo em forma, escultural, é impossível. me desculpem os felizes de coração!!!

a saúde e a felicidade não estão decididamente na forma física....
e sim nas formas mentais, que pelo que pude perceber as suas estão um tanto embaçadas e deformadas!!!
será que existe uma academia para isso?
com certeza. Ler, amar, viver intensamente a vida além das aparências... experimente!