sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Dois pra cá, quilinhos pra lá.


Dois pra cá, quilinhos pra lá.

Entrar em forma dançando é tão simples quanto "dois pra cá, dois pra lá". Você queima calorias, aprende como chamar a atenção nas pistas de qualquer balada, se diverte e ainda corre o risco de descolar uma companhia especial para aproveitar os finais de semana.

Samba de gafieira
Muita ginga, sem cansar Graças à ginga pulada típica do ritmo, as pernas são os músculos mais trabalhados de quem pratica samba de gafieira. O abdômen também desempenha papel fundamental na hora do remelexo - a barriguinha firme garante o equilíbrio necessário para os movimentos mais rápidos. "Nada é impossível na dança. Ela traz tantos benefícios, que você quase não se preocupa com as dificuldades". (Caloria gasta por hora: 470 kcal).

Soltinho
De olho na coreografia O nome usado nas academias esconde um velho conhecido dos baladeiros: rock dançado. Os movimentos rápidos de braços e pernas garantem bom condicionamento físico ao praticante. "O soltinho é bem rápido e os passos, bem marcados. Por ser mais coreografado, é um estilo que requer certa técnica". (Caloria gasta por hora: 550 kcal).

Bolero
Lento e coladinho "O bolero é um dos estilos mais fáceis de aprender", diz a professora da Academia Jaime Arôxa. Trata-se de um ritmo lento, de baixo impacto e cheio de idas e vindas - passos que rendem trabalho árduo para os músculos das pernas. Ao mesmo tempo, é um dos estilos que mais exige postura do aluno. "Por ser devagar, qualquer erro fica super evidente", lembra. "Mas fiquei impressionado: em uma semana, estava fazendo uma coisa que parecia impossível de conseguir quando comecei". (Caloria gasta por hora: 350 kcal).

Tango - Pernas e olhares sinuosos.
Ao contrário do que muitos pensam, os quadris devem ficar imóveis durante o tango. A elegância e a sensualidade que caracterizam o ritmo ficam por conta das trançadas de pernas e, claro, dos olhares sedutores trocados entre os parceiros. "Esse é um dos estilos mais difíceis de ser aprendido".Além de não ter o quadril solto, o tango é bem diferente dos outros ritmos a que os brasileiros estão acostumados. (Caloria gasta por hora:
470 kcal).

Salsa - Agito caribenho.
Modalidade bastante aeróbica, a salsa trabalha essencialmente os braços e as pernas. A professora garante que, na maioria das vezes, é o ritmo mais facilmente aprendido. "A salsa é muito legal, e a coreografia que meu professor montou ficou linda. Tenho boas memórias desse estilo". (Caloria gasta por hora:
590 kcal).

Forró - Chameguinho criativo.
A popularização do forró, no final da década de 90, tornou o ritmo mais familiar. "Além de ser, bem movimentado, os passos são menores e você tem mais liberdade para inventá-los...". Além disso, o estilo também proporciona músculos definidos para o corpo todo. (Caloria gasta por hora:
470 kcal).

Samba-rock - Uma pirueta, duas piruetas...
Apesar do gingado familiar, a marcação e a coordenação entre braços e pernas (sempre juntos e em movimento) é uma das principais dificuldades do estilo. O que diferencia esse tipo de samba do tradicional são os passos e os giros, bem mais constantes e velozes. "Os ritmos brasileiros nos incentivam mais porque nossos ouvidos estão mais acostumados. A música mais familiar facilita a memorização da coreografia".
(Caloria gasta por hora: 590 kcal ).

Nenhum comentário: