sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Ginástica passiva

É possível queimar gordura sem esforço?

Conquistar um corpo sarado sem fazer nenhum tipo de exercício físico é o sonho de muitos preguiçosos, ou também de pessoas que não têm tempo para se exercitar. A busca deste sonho começa com a compra de aparelhos de ginástica passiva (equipamentos que através do eletro-estimulação movimentam os músculos sem que a pessoa faça esforço).

Porém, a dúvida paira no ar: será que só com este tipo de aparelho é possível obter corpos esculturais como os veiculados nas propagandas? De acordo com a fisioterapeuta da Unifesp, Gerseli Angeli, a resposta é não. Em estudos feitos em
2003, Gerseli constatou que este tipo de produto promete mais do que realmente proporciona ao comprador.
A pesquisa foi feita com 10 homens e 10 mulheres durante um mês, com a intenção de analisar a eficácia dos aparelhos. "O consumo de oxigênio é o indicador de quantas calorias se gasta ao fazer determinada atividade física", explica Gerseli ao relatar como foi feito o estudo.

O resultado foi que, por não aumentar o consumo de oxigênio no organismo, os eletros-estimuladores não causam nenhum gasto calórico. Desta forma, os consumidores não perdem peso e nem mesmo medidas. Ou seja, "não é possível queimar calorias através dos eletros-estimuladores", afirma a fisioterapeuta.

Gerseli diz que a queima de calorias só é possível fazendo exercícios aeróbios. Abdominais normais também não queimam gordura, apenas enrijecem os músculos da barriga. Ela afirma também que isto os aparelhos existentes no mercado são capazes de fazer. "Os eletros-estimuladores podem tonificar os músculos sim, mas não queimar a gordura. O mesmo acontece ao fazer abdominais tradicionais".

A fisioterapeuta ressalva que os 15 minutos de eletro-estimulação (tão citados nas propagandas televisivas) podem ser comparados a 200 abdominais sem carga. "Portanto, não é como a imagem que eles vendem, pois uma pessoa que já tem gordura localizada não vai definir os músculos fazendo apenas simples abdominais".

Nenhum comentário: