segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Academia de ginástica - um serviço latente

Nos últimos anos, a epidemiologia vem sendo empregada no sentido de consolidar um saber científico na relação da atividade física sobre a saúde coletiva. Defendemos que, para classificar academia de ginástica como sendo um serviço de saúde, conceitos epidemiológicos (sendo amplamente aplicada a qualquer evento relacionado à saúde da população e não especificamente a doenças) devam ser incorporados em seu âmbito.

É importante enfatizar que o uso pragmático da metodologia epidemiológica, fora dos contextos coletivos mais ampliados, já data dos anos 70, consistindo na aplicação dos fundamentos epidemiológicos modernos ao diagnóstico da condição de saúde e ao cuidado direto com o indivíduo.

Os ensinamentos metodológicos, contidos na epidemiologia, constituem fundamentos para bem organizar os serviços; em termos práticos, a epidemiologia seria utilizada numa academia como uma forma sistematizada de abordagem dos problemas, que fornece os subsídios para racionalizar, planejar, acompanhar, enfim, para avaliar criticamente as situações que todo profissional de saúde deve estar capacitado a realizar.

Na prática clínica, o processo de diagnóstico da condição de saúde das pessoas se dá através do instrumental clínico clássico: história, exame físico e testes laboratoriais complementares. Na academia, a Avaliação Funcional é que retém as informações e testes pormenorizados do aluno; estas, contudo, raramente recebem “tratamento epidemiológico”, ou seja, esmero na organização dos dados, para interpretação adequada dos resultados disponíveis.

Continua

Nenhum comentário: