segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Academia de ginástica - um serviço latente

Grandes oportunidades, em termos de retornos comerciais, podem ser potencializadas quando há investimento na área científica como, por exemplo, numa maior aderência do “cliente” ao estabelecimento e quando se fala em ciência em academia, trata-se, principalmente, da carência de recursos humanos especializados.

O investimento nestes deve preceder estratégias de marketing. As academias de ginástica ainda não absorveram a mudança conceitual, a passagem de elementos puramente estéticos para um paradigma de educação para a saúde. A satisfação com o corpo é importante para a auto-estima, entretanto, essa satisfação deve ser vista como conseqüência do processo motor e não, como fim em si mesma.

Felizmente, nesses últimos anos, a educação física, através, principalmente, de seus cursos de pós-graduação, tem contribuído muito para as ciências da saúde, tendo atuado sob uma perspectiva da saúde pública. Mesmo assim, a carência de instituições, cujo modelo de ação seja centrado na saúde das pessoas, através de exercícios físicos, continua.

Podemos apontar a Academia de Ginástica como sendo um centro com potencial para demanda em serviço de saúde primário, sendo possível sua ampliação para outros níveis de prevenção. O que é preciso fazer para que as academias estejam assim compromissadas?!

Continua

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