segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Comida E Malhação


Se matricular em uma academia ou tomar a decisão de fazer exercícios ao menos três vezes por semana são atitudes importantes para a manutenção da saúde e para a conquista da boa forma física. Só que quem começa uma atividade física sente alterações no apetite e muitas vezes entra em um dilema: o que comer antes e depois da malhação?
Claro que a resposta desta pergunta depende de um dado muito importante - o horário que se malha. De acordo com a nutricionista da Fiocruz / RJ, Maria Carolina Barbiere, o ideal é comer algo leve ao menos meia hora antes de começar a atividade física.

'Não é aconselhável fazer uma refeição completa antes de malhar, o ideal é um lanche como um sanduíche com queijo magro' explica ela. 'Um carboidrato antes de se exercitar é sempre bem vindo para ter energia.'
Quem gosta da malhar pela manhã ou só tem este horário para mexer o corpo, pode tomar o café da manhã normalmente pelo menos meia hora antes e quando terminar, como lanche, pode ingerir um iogurte, um suco com biscoitos integrais ou uma fruta, só para manter a energia.

'Nos outros horários do dia, o melhor é fazer um lanche antes de malhar e deixar para depois do exercício o almoço ou o jantar' afirma Maria Carolina Barbiere. Uma situação comum para quem trabalha é aproveitar o horário de almoço para malhar na academia próxima ao trabalho, já que costuma ser um horário mais barato e mais vazio, além de ser a única opção possível para quem tem um dia movimentado desde cedo até o fim da noite.

'Nestes casos, é só fracionar a alimentação a dois lanches, sendo o anterior à malhação com menos volume de comida' aconselha a nutricionista. A melhor forma de dosar a alimentação é sempre buscar um profissional de nutrição para uma dieta direcionada para cada caso, por isso, mexa-se, mas com saúde!



Nenhum comentário: