segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Academia de ginástica: um serviço de saúde latente

Conceitos como o de educação e promoção em saúde, devem ser discutidos e postos em prática por aqueles que queiram trabalhar com a saúde da população. As queixas de ansiedades e objetivos do aluno devem ser atentamente escutadas e cuidadosamente discutidas com o profissional de educação física, fazendo valer o componente pedagógico da sua formação, tentando estabelecer um bom relacionamento, o que resultará em maior grau de aderência às prescrições.

Muitas vezes, o desafio maior desse profissional está em ouvir respeitosamente todas as expectativas do programa de condicionamento físico idealizado pelo aluno e convencê-lo a fazer justamente o contrário. Enfim, há possibilidades de classificar a academia de ginástica no setor de serviços de saúde corrente (que alguns autores denominam de sistema de doenças), visando a intervir positivamente na assistência à saúde, em particular, daqueles que se utilizam, da prática de exercícios de forma orientada e, em especial, produzir informação adequada e padronizada, concorrendo, deste modo, para a melhoria da preparação de trabalhos científicos.

O tipo de raciocínio empregado neste artigo é uma tendência, de certa forma, recente e esperam-se discussões aprofundadas a seu respeito; acreditamos que não se deve permitir que um centro importante, como a academia de ginástica, fixe-se somente em desenvolver atividades inadequadas ou conceitos antiquados no atendimento da população, no que se refere ao aspecto motor.

Nenhum comentário: