segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Academia de ginástica - um serviço latente

A relação entre atividade física e saúde se justifica pelas muitas evidências de que níveis apropriados de aptidão física mantida durante toda a vida por meio de exercícios regulares, exercem efeitos benéficos nas funções dos órgãos em geral, tendo como conseqüência o prolongamento da vida e de vida com qualidade.

Há certo consenso na literatura de que os componentes da aptidão física que estão relacionados à saúde são aqueles que oferecem alguma proteção ao aparecimento de distúrbios orgânicos provocados pelo estilo de vida sedentário, portanto, extremamente sensível ao nível de prática da atividade física: resistência cardiorespiratória, composição corporal, força, resistência muscular e flexibilidade.

Há, ainda, os componentes fisiológicos: pressão sangüínea, lipídeos e lipoproteínas no sangue e tolerância à glicose. A educação física ganha notoriedade na área da saúde devido à nova visão conscienciosa da sociedade perante a atividade física, em que os adeptos, em todas as idades e de todas as formas, buscam entender melhor o próprio corpo, os riscos que correm, os mecanismos para o desenvolvimento de uma vida saudável.

Entretanto, de acordo com Barbanti, o profissional de educação física não tem tido a preocupação de oferecer conhecimentos adequados sobre o relacionamento entre a prática de exercícios e a saúde.
De modo geral, as pessoas são cônscias de que a prática regular de exercícios se constitui num fator de proteção à saúde, mas daí a procurar esse serviço numa academia é o grande problema, a população, adulta e idosa, é cética quanto ao atendimento relacionado à saúde, em academias.

Daí, a necessidade reconhecida e a vontade reprimida, não se transforma em ação. A grande maioria das grandes academias investe, quando o fazem, num marketing superficial, repetitivo, reducionista, voltado ao estético, aos padrões de beleza vigentes, aos modismos da época. “Fábrica de Aviões”, é apenas um exemplo recente do tipo de propaganda, veiculada na capital paraibana, dos serviços de uma academia de ginástica.

Continua

Nenhum comentário: