segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Sedentarismo Nas Grandes Cidades


A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou, na última semana, um estudo inédito que aponta que metade dos brasileiros não pratica nenhuma atividade física. Esse panorama mostra porque as doenças cardiovasculares matam cerca de 300 mil pessoas por ano no país.

Segundo o cardiologista Álvaro Avezum, diretor de promoção à saúde cardiovascular da SBC, esse alarmante nível de sedentarismo está intimamente ligado aos avanços tecnológicos e ao conforto das grandes cidades.
As facilidades cotidianas, como o uso de elevadores, celulares, computadores, carros e controle remoto, que deveriam aumentar a qualidade de vida, na verdade estão ajudando a degradar a saúde.

Além disso, o modelo urbanístico dos centros urbanos limita o espaço que os pedestres têm para praticar exercícios, seja caminhando, pedalando ou correndo. Poucas são as cidades que oferecem boas ciclovias e espaços seguros ao ar livre.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, dos 18 aos 24 anos, 39% dos brasileiros não fazem exercícios regularmente. Entre as pessoas de 25 a 44 anos, a taxa de sedentarismo aumenta para 50%. Já na faixa dos 60 aos 70 anos, 57% levam uma vida sedentária. Isso mostra que, com o passar dos anos, a população se torna ainda mais sedentária.

Mulheres em movimento já!
Apesar da vaidade feminina que ainda é mais exacerbada que a masculina, segundo a pesquisa, 60% dos homens se exercitam regularmente contra 41% das mulheres. Apontadas como as atividades preferidas entre o sexo feminino, com 31% da preferência, a corrida e a caminhada, se realizadas pelo menos três vezes por semana, trazem benefícios para o organismo.
Mesmo com a falta de tempo e de estímulo natural, a prática de exercícios físicos é essencial para manter o corpo em forma e a saúde em dia.

Nenhum comentário: