segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Andar Ou Correr?


Quando o assunto é manter a forma, emagrecer ou ganhar peso com saúde, os exercícios físicos são sempre recomendados. Diante da variedade de atividades que podem ser, encontradas nas academias e nos clubes, dois exercícios aeróbicos aparentemente simples ainda ocupam o topo da lista dos mais praticados: a caminhada e a corrida.

Essas duas formas de mexer o corpo têm suas qualidades e defeitos e possuem restrições quanto à prática por determinados grupos de pessoas. Além disso, a escolha depende do objetivo do praticante. Andar é uma atividade que queima cerca de 300 calaorias por hora em ritmo acelerado e pode ser praticada em qualquer lugar.

O mais indicado é caminhar em terrenos planos ou esteiras elétricas, para que o gasto calórico seja satisfatório. Para quem está muito acima do peso é um exercício muito recomendado, pois sobrecarrega menos as articulações que a corrida, já que há menos impacto.

Correr é uma atividade que proporciona maior gasto calórico, cerca de 450 calorias em uma hora de exercício em ritmo moderado. Como a caminhada, também tem a praticidade como ponto forte, já que a corrida pode ser praticada na rua ou na academia.

Basta estar fisicamente preparado, usar uma roupa confortável e um tênis adequado a fim de proteger as articulações. Esse exercício deve ser evitado por quem não pode sofrer alto impacto. Em compensação, proporciona maior definição muscular que a caminhada, o que faz da corrida um exercício mais completo. Independente da atividade escolhida, fazer uma avaliação física antes de começar é essencial para proteger a saúde e garantir apenas benefícios para o corpo.

Nenhum comentário: