terça-feira, 24 de julho de 2007

Manual de BOAS POSTURAS

ENDIREITE-SE OU...

Dor de cabeça - Seu nome é pomposo: cefaléia cervicogênica. Esse tipo de dor de cabeça pode vir à tona devido a uma tensão muscular no pescoço. “Esticá-lo à frente para ler algum texto no computador pode provocar esse sintoma”, explica Jamil Natour.

Males digestivos - “O alimento tem um trânsito específico no organismo”, explica a fisioterapeuta Elizabeth Alves Ferreira, pesquisadora da Universidade de São Paulo. “Dessa forma, quando a pessoa se senta toda torta para assistir à TV logo após uma refeição, a digestão acaba sendo atrapalhada". Não à toa. Órgãos como, o estômago, se localizam na caixa torácica e, dependendo da forma como o indivíduo se posiciona, se comprimem.

Que Frio, Que Dor! - As sensações doloridas que afligem a coluna podem aumentar quando a temperatura ambiente cai. Isso porque a musculatura fica mais enrijecida, o que torna o problema ainda mais penoso. É como se fosse uma espécie de recolhimento para se proteger do frio.

Desentorte Seu Cotidiano - Pequenos ajustes nas posturas do dia-a-dia contribuem para afastar o fantasma da dor. - Introduzir ligeiras mudanças posturais na sua rotina já é um grande avanço. “Não é necessário ficar 24 horas numa posição correta. Cinco horas já resolvem”, diz a fisioterapeuta Elizabeth Alves Ferreira. “O tempo de manutenção da postura e a sua repetitividade são alguns dos fatores determinantes para que músculos e articulações fiquem mais saudáveis".

Continua

Nenhum comentário: