quarta-feira, 27 de junho de 2007

Spinning


Não adianta nada ter um bumbum perfeito, barriga sarada e braço durinho, se a beleza das pernas deixa a desejar. Fortalecer os músculos inferiores faz parte do "ritual" para manter a forma. Uma das melhores opções para alcançar esse objetivo é pedalar.
Mas não é todo mundo que pode andar de bicicleta pelas ruas admirando belas paisagens ou que tem paciência para agüentar a monotonia de pedalar em bicicletas ergométricas. Nas academias, uma alternativa para esse dilema são as aulas de Spinning, em que os alunos pedalam em uma bicicleta especial, como se participasse de uma corrida ao ar livre.


Realizada em grupo e guiada por um instrutor, a aula simula vários percursos em ambientes diferentes com variações de terreno, subidas, descidas e até saltos. Para cada "tipo de terreno", o aluno pode pedalar com o corpo em duas posições: sentado ou em pé. Ao longo das aulas são incrementadas também as cargas, tanto no plano quanto na simulação de uma subida, dificultando as pedaladas e forçando condicionamento físico.


Mas quem pensa que o Spinning só trabalha os músculos das pernas e o glúteo está muito enganado. Os movimentos incluem ainda três posições básicas para apoio das mãos, que ajudam a eliminar a fadiga dos ombros, cotovelos e punhos.
"É basicamente um trabalho, aeróbico, que ajuda na eliminação das gorduras, no aumento da massa muscular e na melhora a capacidade cardiorespiratória", explica Zózimo Lisboa, professor de Educação Física e coordenador técnico dessa modalidade na academia Runner. Ele ressalta que é importante complementar essa atividade com exercícios de musculação ou ginástica localizada, trabalhando assim outras partes do corpo.


Deve-se, porém, tomar cuidado com o excesso de treino nesta modalidade, principalmente os iniciantes. O professor alerta que o movimento repetido do exercício, se praticado intensamente, pode provocar uma lesão. Aqueles que já passaram por problemas no joelho ou na região lombar das costas também devem estar atentos e avisar o instrutor para que ele acompanhe melhor o treino.

"As aulas podem ser feitas todos dias, desde que os alunos controlem a freqüência cardíaca. Caso façam exercícios com os batimentos no limite, o corpo precisa de 48 horas para se recuperar e estar pronto para praticar Spinning novamente" esclarece. Alongamento antes e depois do exercício também é fundamental, assim como a regulagem correta da posição das bicicletas e o acompanhamento físico dos professores.


O treinamento de Spinning pode variar entre 30 minutos e duas horas, dependendo do nível de condicionamento físico dos alunos. Cada aula queima, em média, 500 calorias e, segundo Zózimo, após quatro semanas de treinamento já é possível notar algum resultado. O professor faz ainda uma ressalva: o ideal é combinar as aulas de Spinning com uma dieta balanceada, o que trará um retorno ainda mais
eficaz.

Nenhum comentário: