sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Alunos de musculação tomam "bomba"

Pés e tornozelos são as regiões menos prejudicadas. "A musculação não trabalha com movimentação lateral ou movimentos de rotação", diz Caporrino, que também é professor da Disciplina de Cirurgia da Mão da Unifesp. O maior problema, segundo ele, é o número de pessoas que pratica a atividade sem orientação.

"Muitos praticantes também acabam colocando uma carga muito acima da indicada para sua condição física", acrescenta o ortopedista. De acordo com ele, deve-se fazer uma avaliação médica e física para se definir até que ponto o aluno deve ir. Além disso, é muito importante que sejam seguidas as orientações e que se faça alongamento antes e após os exercícios.

No trabalho, as entrevistas com os esportistas foram feitas em vários horários, para não serem colhidos informações com o mesmo público. Para serem consideradas atletas de musculação, as pessoas tinham de praticar o esporte há pelo menos um ano, com três sessões semanais com duração mínima de
45 minutos. Dos competidores, todos já tiveram algum tipo de lesão, e 47%
já tiveram duas ou mais lesões. Apesar do grande número de relatos de lesões, 90% dos praticantes tiveram alguma orientação com relação aos exercícios.

Nenhum comentário: