sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Alunos de musculação tomam "bomba"

Caporrino, autor do estudo:
"Os atletas conseguem os remédios no mercado negro, o que pode ser mais arriscado, já que não existe controle do produto. Muitas vezes, essas drogas são impuras e causam mais efeitos colaterais".

Lesões.

O estudo também mostrou que as principais lesões relatadas pelos praticantes de musculação foram as de coluna lombar (23,7%), seguida das lesões de ombro
(21,1%) e do punho (13,9%). O tempo de afastamento do esporte para quem se machucou foi de quase um mês.

As lesões na coluna ocorrem porque ela é a parte mais utilizada do corpo e submetida à sustentação de maior quantidade da carga. De acordo com Caporrino, as principais causas de lesões são sobrecarga da região ou falta de alongamento. "O encurtamento dos músculos da parte posterior da coxa faz o esportista ter postura errada, o que propicia chance maior de lesar a coluna", diz ele.

Já as lesões no ombro ocorrem por estiramento da musculatura ou também por movimentos de repetição. Geralmente, esse tipo de lesão é causado por desequilíbrio, excesso de treino e menor flexibilidade do ombro. A terceira lesão mais comum - a de punho - ocorre pelo fato de a área estar envolvida na própria técnica de levantamento de pesos. "Estão incluídos aí quase todos os exercícios, sejam para o braço, tronco ou pernas", diz Caporrino.

Continua


Nenhum comentário: