sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Alunos de musculação tomam "bomba"



Um estudo realizado com praticantes de musculação de nove grandes academias de ginástica da cidade de São Paulo mostrou que 26% deles tomam drogas ou suplementos alimentares para aumentar a massa muscular, a força ou melhorar o desempenho. Deles, apenas 6,1% o faziam com prescrição médica.

"O número de usuários dessas drogas pode estar subestimado, pois muitos não contam que as utilizam", diz o ortopedista Fábio Augusto Caporrino, do Centro de Traumato-ortopedia do Esporte da Unifesp, um dos autores da pesquisa. O trabalho foi realizado com
247 alunos que praticavam musculação - 183 homens e 64 mulheres. Dos que tomavam suplementos alimentares, apenas 23,2%
o faziam com orientação nutricional.

As principais drogas utilizadas pelos atletas são a creatina (consumida por
22,7% dos usuários), os esteróides anabólicos (13,7%), o hormônio do crescimento e a insulina (1,6% cada).
"Eles conseguem os remédios no mercado negro, o que pode ser mais arriscado, já que não existe controle do produto. Muitas vezes, essas drogas são impuras e causam mais efeitos colaterais", diz Caporrino. "Além de tomar remédio sem prescrição, às doses ingeridas vão muito além das terapêuticas". Completa.

Dos atletas de competição
(7,3% do total), 97%
disseram que usaram anabólicos esteróides, hormônio do crescimento ou ambas. De acordo com o ortopedista, o uso incorreto dessas duas drogas pode causar problemas cardiovasculares, tumores no fígado e nos rins, além de um maior número de infecções na pele e ruptura de músculos e tendões.

Continua

Um comentário:

Anônimo disse...

bom dia,sou Alex faco akademia mais tenho o meu mesmo corpo,queria dar uma mudada,pois tenho um traba de fotos para fazer com a ana rickman,mais para fazer este trabalho preciso ser mais forte,pois sou modelo,por favor me ajudem.Allex