sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Dor nas costas é a principal queixa na ginástica de academia




Certo x Errado:
Em cima exercícios praticados nas posições corretas.
Em baixo, de forma incorreta.
A prática inadequada das diversas modalidades aumenta

Isabel Adélia Castro.

Quase um terço dos praticantes do body pump - moda nas academias de ginástica - sofre de dor nas costas. Esse é um dos resultados do maior estudo realizado em academias brasileiras. O trabalho foi feito com 408 alunos de nove grandes academias de São Paulo, (18 somando com as filiais), além de 17 de outras capitais.

Na modalidade do body pump (que mistura ginástica com musculação), a dor nas costas atingiu
28,5% dos 97
entrevistados. "Essa modalidade força sempre a mesma musculatura e articulação", explica Laíra Campêllo, a principal autora do trabalho, que foi realizado pelo CeTe ( Centro de Traumato-ortopedia do Esporte) da Unifesp. Segundo ela, o exercício deveria ser acompanhado por dois professores: um aplicando a atividade e outro orientando. Mas só três academias tinham dois professores.

O spinning, outra modalidade, na qual os exercícios são feitos em uma bicicleta totalmente ajustável, tem como principal problema às lesões no joelho, que atingiram
17,6% dos 88
praticantes da modalidade. "Os professores devem acompanhar os alunos ajustando corretamente a bicicleta", diz a médica e professora de educação física. "O aluno, muitas vezes, chega atrasado e utiliza o equipamento do jeito que está. Com a posição inadequada, o joelho e a coluna são forçados". Completa Laíra.

Continua










Nenhum comentário: