sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Sete técnicas para você meditar e acalmar a mente.

Sinta o ar, além de respirá-lo


O importante é não desfocar a atenção. Imagine o aroma entrando pelo nariz e concentre-se no caminho que ele faz até chegar aos pulmões. Inspire e depois expire profundamente, percebendo a diferença de temperatura do ar que entra e sai pelas narinas.

Técnicas para deixar a mente sã Há muitas técnicas que conduzem a mente à tranqüilidade. Veja as principais:
1. Corpos São Apoios fisiológicos usados para melhorar o estado mental. É uma das mais comuns e simples de fazer. Concentre-se na respiração, nas batidas do coração ou na pulsação do corpo. Sente na chamada pose de índio (ou posição de lótus), com a coluna reta e as pernas cruzadas.

Feche os olhos e focalize o fluxo de ar que entra e sai de seus pulmões. Essa técnica é aplicada no budismo japonês. "Se uma pessoa está ansiosa e agitada, o gesto de inspirar e expirar o ar longamente simboliza expelir o que está incomodando.
É à saída do excesso de peso, propiciando um estado de serenidade", explica Maria José. As práticas hinduístas do tantrismo se concentram nas pulsações e o taoísmo, baseado na filosofia chinesa, nos batimentos.cardíacos.
2. Cristã e bhakti-ioga.O foco da meditação são as divindades, orações ou textos sagrados. Resgatada pelo monge beneditino inglês John Main (1926-1982), está baseada na repetição de um mantra (sons).
Sente-se com as costas retas em um lugar tranqüilo, duas vezes ao dia, no período da manhã e à noite. Feche os olhos e repita o mantra Maranatha, que em aramaico significa "Venha, Senhor. Venha, Senhor Jesus".
3. Transcendental.Não requer concentração ou contemplação. É baseada na repetição de um som particular só conhecido pelo iniciado.
4. Zen-Budista.Uma das técnicas dessa corrente do budismo é a meditação andando do monge Thich Nhât Hanh. Ao caminhar, conte os passos e sincronize-os com a respiração.
5. Dinâmica. Criada, especialmente para os ocidentais, pelo líder espiritual Mohan Chandra Rajneesh, o Osho. A técnica mistura elementos de várias culturas, como músicas, danças e movimentos para se conectar com o presente.
6. Raja Yoga O foco é a reflexão. Sentados numa posição confortável e de olhos abertos, os praticantes mentalizam pontos positivos da natureza humana, como perdão, bondade, generosidade, compaixão e amor incondicional.
7. Concentração.Mantras (sons), formas geométricas ou cores são o ponto de atenção. É comum nas práticas hinduístas e budistas. Os praticantes concentram-se num desses aspectos e fazem com que pensamentos e emoções se direcionem a ele.

Nenhum comentário: