sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Sete técnicas para você meditar e acalmar a mente.

Trazer atenção ao dia-a-dia é meditar

Meditar é preciso.


Para sentir as vantagens dessa técnica ancestral, o segredo é incorporar a meditação ao dia-a-dia, mantendo a paz e equilíbrio nos momentos de tormenta.

"Meditar é tornar consciência do agora e prestar atenção em gestos banais e automáticos Quando estamos mais atentos aumentamos a qualidade das tarefas que realizamos", ensina a professora da Palas Athena.


Ações singelas também são exercícios de meditação. Algumas práticas, como o budismo, estão centradas na atenção plena. Nada mais do que alguns minutos por dia de percepção às sensações.



Ao beber um simples copo d água sinta a temperatura e a textura do copo, concentre-se no líquido escorrendo pela garganta. Durante o banho, sinta as gotas sobre a pele, o cheiro do xampu e o toque da toalha que envolve o corpo.

No trânsito, observe sua respiração. Isso vai ajudar a enfrentar os congestionamentos e trará um grande bem-estar físico e emocional.


Quando for se sentar, no trabalho ou à mesa, preste atenção na postura na posição de suas pernas e na sensação na coluna. Aproveite o momento de lavar a louça para meditar.

Observe o peso, formato, a textura e as cores dos objetos. "Unindo consciência e percepção nós despertamos a atenção e prontidão que é o estado meditativo", explica Maria José.


Se gostar de incenso, escolha um aroma suave deixe que o odor se espalhe. Observe como o cheiro traz lembranças. Por meio do olfato, que tem ligação direta com o sistema nervoso central, o incenso estimula sensações e aguça certas emoções. Mesmo que apareçam pensamentos, deixe-os passar.

Continua


Nenhum comentário: