quinta-feira, 6 de setembro de 2007

"Bombas" O que são bombas

Eles podem ser injetados ou tomados sob a forma de comprimido. Seriam uma maravilha se não tivessem o efeito de um míssil atômico sobre o organismo. Podem causar insuficiência cardíaca, crescimento de mamas nos homens, aumento nas taxas de colesterol, impotência, hipertensão, câncer de fígado, infertilidade e aparecimento de pêlos no rosto das mulheres, entre outros problemas graves.

Júlio, por exemplo, já foi vítima de uma intoxicação no fígado, semelhante àquela que acomete os alcoólatras. Na surdina, as drogas são vendidas nas academias de ginástica e nas farmácias. Seu consumo é crescente. O maior levantamento sobre o uso de "bombas" no Brasil foi feito pelo Programa de Prevenção e Tratamento do Uso de Drogas na USP (Produsp), da Universidade de São Paulo.

A pesquisa, que abarcou quase
1500 jovens, de 18 a 25 anos, mostra que 25% deles já usaram essas substâncias pelo menos uma vez na vida. Em 1996, os usuários de anabolizantes não passavam de 0,5%
dos entrevistados.

Derivados da testosterona, o hormônio masculino por excelência, os anabolizantes aumentam a capacidade do organismo de sintetizar proteínas – que funcionam como tijolos de músculos. Além disso, essas substâncias retêm líquido, o que incha ainda mais a massa muscular. O resultado são homens e mulheres deformados.

Continua

Nenhum comentário: