sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Os limites do corpo

Numa ponta estão os "geneticamente favorecidos", que, mesmo sem ser atletas, ganham músculos sem precisar se esfalfar demais. Na outra ficam os "desfavorecidos", que muitas vezes nem chegam a ver resultado algum de seus esforços, pois desistem antes.

No meio estão os que têm de suar mais, mas acabam conseguindo resultados razoáveis. Especialistas na orientação de treinamentos avisam: não há como escapar; é preciso ter paciência e aceitar a resposta do corpo. À primeira vista, a regra parece ter sido escrita para o sofrido batalhão dos geneticamente desfavorecidos.

No entanto, ela vale também para o time que nasceu para puxar ferro – gente que consegue músculos com facilidade e, por isso mesmo, transforma-se em malhador inveterado, do tipo que faz o que o treinador recomenda e, escondidinho, um pouco mais.

É assumidamente o caso do advogado paulista José Carlos Elias,
29
anos, que se exercita sete dias por semana. No início, seu objetivo era perder peso. Treze anos depois, ele ainda quer definir melhor o músculo, à base de duas horas e meia de exercícios diários, entre musculação, esteira, natação e jiu-jítsu.

Continua

Nenhum comentário: