quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Receita para manter em forma rápido

Elas podem ajustar a velocidade em função do desempenho do aluno. Ao registrar o número de batimentos do coração, por meio de sensores eletrônicos, a esteira automaticamente aumenta ou diminui seu ritmo, para trabalhar na zona ótima de treinamento – entre 75% e 90% da freqüência cardíaca máxima.

Foi-se o tempo em que as aulas de aeróbica eram feitas sem nenhum equipamento. Hoje, usam-se trampolins para queimar mais calorias e dobrar a força dos músculos. Abdominais foram incrementados com bolas de silicone especial, sobre as quais o aluno deve equilibrar-se. Com isso, seu esforço é três vezes mais eficiente.

Não há como pensar em boa forma física sem uma alimentação equilibrada. Na última década, os especialistas concluíram que ela tem papel fundamental nos resultados da ginástica. Não é à toa que os nutricionistas ganharam até salas permanentes nas grandes academias.

O objetivo de um programa nutricional adequado é garantir perda de tecido adiposo e ganho de massa magra ou músculos. Durante a atividade física, o organismo queima três nutrientes: carboidratos, gorduras e proteínas. Nenhum deles deve ser cortado da dieta de quem deseja modelar o corpo.

Num regime sem carboidratos, como o recomendado pelo americano Robert Atkins, o corpo queima apenas as proteínas, o que pode fazer a pessoa perder massa muscular e ficar flácida. Um aspecto a ser observado é os horários de ingestão dos alimentos.

Os ricos em carboidratos devem ser consumidos, preferencialmente, antes ou depois dos exercícios. Eles são a grande fonte de energia. Recomenda-se evitar comidas gordurosas à noite. O motivo é simples: durante o sono, o organismo trabalha num ritmo mais lento e, por isso, queima menos gordura. Ou seja, seu suculento jantar vira barriga na certa.

Continua

Nenhum comentário: