sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Receita para manter em forma rápido

Essa fórmula aparentemente simples significa a sedimentação de um conhecimento acumulado em quase trinta anos de pesquisas. A relação direta entre exercício físico e saúde passou a ser estudada com mais profundidade na década de 70.Um de seus arautos foi o médico americano Kenneth Cooper.

Nessa época, ele lançou a idéia de que sair por aí em desabalada carreira fazia bem ao coração e aos pulmões. Seu método iniciava-se com corridas de
1,6 quilômetro em doze minutos, cinco vezes por semana. Progressivamente, a pessoa deveria aumentar seu ritmo, até alcançar a marca dos 2,8
quilômetros, percorridos no mesmo tempo.

Não há pessoa na faixa dos
40
anos que não tenha feito na escola "um cooper". As pesquisas do médico americano serviram como ponto de partida para que fossem medidos os benefícios das atividades aeróbicas.

Constatou-se que elas não só fortalecem o sistema cardiovascular, como aceleram o metabolismo, queimam calorias e aumentam a capacidade de oxigenação do organismo – o que, descobriu-se depois, ajuda na musculação. Já que nem todo mundo é afeito a corridas, criaram-se outras modalidades de exercícios. Entre elas, aquelas aulas animadíssimas, cheias de coreografias executadas ao som de músicas agitadas.

Continua

Nenhum comentário: